em

O que é preciso saber antes de escolher uma profissão

Hobbies e habilidades de diversas esferas da vida podem ser indicativos de qual carreira seguir

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Escolher o que estudar no ensino superior e em qual área deseja trabalhar não é uma tarefa fácil, principalmente durante a adolescência. Gostos, habilidades e hobbies podem se encaixar em mais de uma profissão ou, muitas vezes, parecer não combinar com nenhuma. Esse é um processo que envolve principalmente autoconhecimento e longas pesquisas sobre diferentes tipos de atividades desempenhadas, ambiente de trabalho, remuneração, reconhecimento social, etc – tudo isso para encontrar um ramo que possa se encaixar em nossas expectativas e qualificações.

Selecionamos alguns passos que podem ajudar os que estão indecisos a encontrar uma carreira que melhor combine com suas características pessoais.

Conhecer suas habilidades

Compreender quais características são pontos fortes e fracos em si mesmo ajuda a elucidar a ideia de qual profissão caberia no seu perfil. Aqui, não estamos falando apenas de matérias escolares nas quais suas notas são mais altas. As qualidades abrangem as relações fora do meio acadêmico, os gostos de lazer, talentos e habilidades em quaisquer esferas da vida. Observe o que você geralmente se sente confortável fazendo e sobre quais assuntos se sente mais curioso.

Toda atividade que seja atraente pode estar ligada a algum trabalho. Pesquise quais profissões tem relação com o seu grupo de matérias favoritas na escola, assim como quais são as habilidades necessárias para diversas atividades profissionais que te pareçam interessantes. Dessa maneira, você pode descobrir ramos diferentes da mesma formação e perceber em qual poderia ou não se dar bem.

Conversar com estudantes ou profissionais formados

Trazer para as conversas do seu cotidiano o que você está pensando sobre a sua futura profissão traz a possibilidade de discutir suas ideias com outras pessoas. Procure entrar em contato com colegas e conhecidos que estejam cursando ou já atuando no mercado de trabalho de áreas relacionadas a de seu desejo. Pergunte a eles se estão gostando das matérias, se existem outras profissões relacionadas às deles, conte sobre suas dúvidas e sobre as razões pelas quais acha que combina com determinada área. Essa é a hora de sabatinar sem medo quem tem mais experiência e escutar seus relatos positivos e negativos.

Buscar ajuda profissional

Existem diferentes tipos de testes vocacionais que podem ser aplicados por psicólogos. Eles servem para esclarecer para quais áreas a pessoa que está sendo analisada apresenta mais aptidão. Essa avaliação pode oferecer como resposta a indicação de diversos traços da sua personalidade, acompanhada de uma gama mais restrita de profissões que se relacionam diretamente com as suas características.

Muitas escolas e cursinhos têm psicólogos entre os funcionários, e é válido sugerir a coordenadores e gestores da instituição a implantação do teste para os alunos. Caso não seja possível a realização da orientação no local onde estuda, entre em contato com o Conselho Regional de Psicologia do seu estado ou com a Associação Brasileira de Orientação Profissional e peça indicações de profissionais próximos a você que ofereçam esse serviço. Pesquise também se as faculdades de psicologia da sua cidade disponibilizam testes vocacionais gratuitamente – esse e outros tipos de atendimento fazem parte da formação desses estudantes e são oferecidos em diversas instituições

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como fazer a manutenção de roupas em sua casa e com poucos acessórios

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 776 casos confirmados de Covid-19