em

Entenda como a saúde bucal influencia na autoestima

Manter a higiene bucal e ter um sorriso bonito faz bem tanto para a saúde quanto para o bem-estar emocional

Você já deve ter escutado alguém falar que o sorriso é o “cartão de visita” de uma pessoa. Isso porque os nossos dentes e a maneira como cuidamos deles refletem diretamente sobre a imagem que gostaríamos de passar às pessoas.

Um sorriso bem cuidado, limpo e alinhado transmite uma sensação de higiene e responsabilidade com a saúde. Esses quesitos são amplamente considerados quando conhecemos pessoas novas, seja em âmbito pessoal ou no mercado de trabalho.

Justamente por isso que, ao manter a saúde bucal em dia, com cuidados diários e visitas periódicas ao dentista, impactam diretamente na autoestima das pessoas, fazendo bem não apenas para o corpo, como também para a mente.

Entenda essa relação e como aprimorar a sua imagem pessoal cuidando do seu sorriso!

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como os dentes e a saúde bucal impactam na autoestima

O nosso sorriso está diretamente ligado à confiança que desejamos transmitir e, principalmente, na maneira como nos enxergamos.

A pesquisa Percepções Latino-Americanas Sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, conduzida pela Edelman Insights, constatou que “a vergonha de sorrir, o receio de beijar e o medo de bocejar” são alguns dos principais gatilhos e traumas enfrentados por brasileiros que perderam seus dentes.

Além disso, 42% dos entrevistados afirmaram que “não vivem a vida ao máximo” e 54% não sentem confiança de sorrir ou gargalhar em público, após problemas com a saúde bucal e a perda dos dentes.

Diante disso, podemos concluir que os cuidados com a higiene oral são essenciais, até mesmo para desempenharmos atividades do dia a dia.

Mais complexo do que isso, esses quadros podem evoluir para uma depressão severa, devido ao desconforto estético. Isso pode impedir pessoas de iniciarem relacionamentos amorosos, formar novas amizades ou conquistar um emprego, devido a baixa credibilidade de sua imagem pessoal.

Além da questão estética, os dentes também interferem na saúde como um todo

Muito mais do que o impacto na saúde mental, a perda dos dentes também ocasiona complicações na real função dos dentes para o nosso corpo, pois dificulta o processo de mastigação e a pronúncia de algumas palavras.

Outro exemplo importante é sobre o desalinhamento da arcada dentária – os famosos dentes tortos. Além de prejudicar a trituração dos alimentos, ele pode comprometer a postura, pois faz com que o posicionamento da cabeça mude.

Os dentes desalinhados também são mais difíceis de higienizar, o que pode ocasionar no acúmulo de placa bacteriana, estimulando o aparecimento de cáries, gengivites, periodontites e outras patologias bucais.

Como fazer corretamente e qual é a importância da higiene bucal?

Cientes de que a saúde bucal é primordial para o funcionamento do nosso corpo, para as nossas atividades do dia a dia e para a nossa saúde mental – visto que impacta na nossa autoestima e imagem pessoal –, é importante saber como cuidar dos dentes, a fim de prevenir sua perda ou dano.

Comece com o básico: escovar os dentes após todas as refeições, antes de dormir e ao acordar, além de utilizar fio dental todos os dias.

A visita ao dentista também é primordial para manter a saúde dos dentes e da gengiva, acompanhar qualquer alteração e conservar os dentes sempre limpos. O diagnóstico profissional é essencial para prevenir problemas mais graves.

O especialista graduado na faculdade de odontologia poderá avaliar a situação de todas as partes da boca e conduzir o tratamento ideal para cada tipo de caso.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Vítimas de guerras podem sofrer de transtorno de estresse pós-traumático

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Qual a diferença entre amigurumi e crochê?