Cuidar diariamente da higiene bucal, adotando práticas de limpeza dos dentes, gengiva e boca, além de mudar hábitos alimentares, são fundamentais para que a saúde bucal se mantenha bem. Entretanto, possuir um plano odontológico também é essencial para ter um acompanhamento de qualidade. 

As pessoas podem nunca saber quando precisarão de ajuda, em diversas áreas, tanto na saúde física, mental, como na bucal. 

Por isso, possuir planos de saúde pode dar uma segurança maior, tanto financeira, como a própria sensação de proteção, garantindo maior tranquilidade para as demais atividades ou mesmo momentos que realmente importam.

Atualmente, consultas particulares, tanto em hospitais como em clínicas odontológicas, podem ser muito caras, dificultando o pagamento. 

Com isso, o plano de saúde e odontológico surge como uma excelente opção que oferece uma série de vantagens, tais como:

  • Contratos mensais;
  • Pagamentos mais confortáveis;
  • Mais garantias;
  • Atendimento sempre que necessário;
  • Acompanhamento regular;
  • Profissionais qualificados.
(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Tipos de planos

Existe uma variedade dos planos que as empresas oferecem para a população. Cada corporação tem sua própria conduta, oferecendo um serviço que seja favorável para ela e para as pessoas de modo geral. 

A seguir, abordaremos as principais opções, falando como elas funcionam, os benefícios e os tratamentos que costumam ser oferecidos.

  1. Plano pessoal

A primeira opção de plano odontológico é o plano pessoal. O funcionamento dessa categoria é simples: uma pessoa contrata o plano de modo individual, paga uma mensalidade e tem acesso particular aos serviços que são oferecidos. 

É importante ressaltar que essa contratação é individual, ou seja, apenas a pessoa que realizar o pagamento terá direito a utilizar esse plano.

  1. Planos empresariais

A segunda categoria é uma das mais utilizadas no mercado. Isso porque muitas empresas estão oferecendo planos para que as pessoas tenham acesso ao atendimento de qualidade, retendo talentos, e para que possam se dedicar melhor às atividades do trabalho.

Esse é o caso do plano odontologico empresarial, que oferece os serviços tradicionais do individual, mas com alguns complementos e benefícios.

Essa categoria é recomendada para as empresas que desejam oferecer o benefício para os seus funcionários, contribuindo para a qualidade de vida do profissional.

Ou seja, a empresa contata uma operadora e fecha um acordo para que os colaboradores possam ter o atendimento qualificado dentro de uma rede específica e especializada.

Além disso, o plano dental coletivo empresarial, por abranger uma quantidade maior de pessoas, incluindo todo o quadro de funcionários, empresários e colaboradores, tende a ter mais benefícios e facilidades.

Esse plano é uma excelente opção para que os colaboradores se sintam mais seguros e valorizados dentro da empresa, tendo maior tranquilidade para dedicar seu tempo às tarefas, afinal, terão acompanhamento de qualidade por custos mais acessíveis.

Vale destacar neste ponto, ainda, que a disponibilidade desse benefício não aumenta os custos da empresa, devendo ser visto como um investimento.

Isso porque, assim como plano de saúde médica, vale alimentação, refeição e transporte, seu valor pode ser deduzido dos custos dos impostos, bem como há opção de contratação em co-participação, com desconto proporcional dos profissionais.  

Para a contratação, o método de pagamento deve ser considerado, bem como os pacotes disponibilizados pela a operadora, visto que há desde os planos mais simples, só com procedimentos exigidos pela ANS, como os modelos premium que proporcionam tratamentos estéticos e mais complexos.

  1. Plano para microempreendedores

A última categoria, e não menos importante, é a dos microempreendedores. 

Esse perfil de profissionais possui algumas vantagens e encargos diferentes das grandes empresas, tanto na parte jurídica, como para conseguir atendimento odontológico de qualidade.

Diversas empresas estipulam um contrato de plano dental para MEI com descontos e benefícios exclusivos para quem se enquadra nessa categoria, podendo explorar as vantagens que são oferecidas.

Como os Microempreendedores Individuais (MEI) possuem algumas peculiaridades em relação ao seu modo de trabalho, os convênios também costumam estipular algumas diferenças nos contratos, como pacotes mais flexíveis e valores mais acessíveis, sendo vantajoso de todas as maneiras.

Com um plano odontologico para MEI, o profissional micro empreendedor conseguirá receber o atendimento necessário para tratar problemas corriqueiros, mais complexos ou apenas para ter consultas de rotina, garantindo a qualidade da sua saúde bucal e de todo organismo.

Considerações finais

Como vimos, possuir um plano odontológico, seja no modelo de contratação individual, ou mesmo o convenio odontologico empresarial. é fundamental por diversas razões, sendo a principal a facilidade no acompanhamento com o profissional e o engajamento proporcionado.

As opções de planos são variadas e abrangem toda a população. Do mesmo modo, empresas podem oferecer um plano para seus colaboradores, sendo uma estratégia interessante, por aumentar o foco, diminuir as ausências e ampliar o engajamento. 

Com isso, um plano odontológico é uma forma de complementar e auxiliar as pessoas a melhorarem sua saúde bucal. Entretanto, é importante ter todos os cuidados necessários no dia a dia, escovando bem os dentes, cuidando da alimentação e utilizando fio dental após a escovação. 

Assim, é possível ter atendimento de qualidade e em custos reduzidos, atentando-se às necessidades que precisam ser supridas e o orçamento disponível ao contratar o plano, garantindo tranquilidade e qualidade de vida. 

*Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias