em

Covid-19 também pode ser considerada uma doença vascular

Funcionamento do vírus no corpo dos afetados facilita coágulos e problemas respiratórios

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Dentre os diversos sintomas da Covid-19, o que pouco ainda se sabe sobre essa doença é seu real funcionamento em nosso corpo. Por se tratar de uma realidade muito recente, muitos estudos ainda estão em andamento para entender como esse vírus age e nos afeta. Dentro desse contexto, a embolia pulmonar, muito comum em pacientes infectados, traz ainda mais questionamentos se estamos lidando com uma doença vascular ou respiratória.

Embolia pulmonar, também conhecida como trombose pulmonar, ocorre quando um coágulo descola de uma veia trombosada, geralmente da perna ou da pelve, e migra para circulação pulmonar, obstruindo um dos vasos que leva sangue para o pulmão. Dessa forma, o oxigênio não consegue chegar nos tecidos, resultando em falta de ar, tosse intensa e dor no peito.

Cerca de um terço dos pacientes com Covid-19 internados em UTI possuem condição de trombose, pois o vírus promove anormalidades na coagulação. Com essa formação de coágulos “facilitada”, os riscos de embolia pulmonar crescem relativamente. “O nível de gravidade pode variar de acordo com o tamanho do coágulo. De qualquer forma, os maiores podem afetar seriamente a circulação pulmonar e podem levar à morte”, explica a cirurgiã vascular Dra. Fátima El Hajj.

De acordo com a Dra. Fátima, as pessoas que contraem a doença precisam de uma equipe multidisciplinar de especialistas para restabelecer a funcionalidade normal do corpo, principalmente para evitar esse mal: “É preciso que pessoas nessas condições se esforcem para se movimentar, além do acompanhamento de fisioterapeutas e outros especialistas para oferecerem o melhor tratamento”, finaliza.

(Foto: Sesab)

Bahia registra 5.111 novos casos de Covid-19 e mais 77 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Saiba como funciona a mente de um dependente químico