em

Família do Samba apresenta a 5ª edição do Congresso Nacional do Samba

Entre danças, cantos e batuques, o evento chega à sua 5ª edição

(Foto: Luana Dias)

O programa de extensão “Memorável Samba” da UNIRIO abre alas de sua Avenida e apresenta a 5ª edição do Congresso Nacional do Samba. Genealogia é a temática do Simpósio que ocorrerá no Dia Nacional do Samba, 02 de dezembro, quinta-feira, das 8h30 às 20h, de forma gratuita no canal Memorável Samba no Youtube.

Em mesas compostas por pesquisadores, estudiosos e praticantes, o evento terá como dinâmica a apresentação de quatro eixos temáticos: “Batuques, Congadas e Músicas Sacras Afro-Brasileiras”, “Sambas Rurais”, “Sambas Urbanos e Tradicionais” e “Sambas Urbanos Contemporâneos”.

O Congresso, que visa debater o samba e sua família dentro do território brasileiro, vai colocar em pauta assuntos variados. Entre eles, a preservação do estilo e suas subdivisões, a identificação de novas expressões que compõem essa grande manifestação cultural, e a desmitificação que samba não pode ser entendido apenas como um ritmo musical, e sim como uma grande e diversificada família de ritmos originados, mesclados e influenciados pela diáspora musical africana no Brasil.

Por essa razão, o professor Jair Martins de Miranda, coordenador do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (Labogad), responsável pela organização do Congresso, criou uma Árvore Genealógica do Samba, para representar graficamente essa diversidade de sambas encontrados no Brasil, classificá-los no repositório digital Memorável Samba, para também permitir aos pesquisadores e estudiosos encontrar o “gens” de cada um desses sambas nesse grande repertório musical brasileiro.

O 5º Congresso é organizado pelo Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD) da UNIRIO, através do programa de extensão “Memorável Samba”, tem a parceria do Centro de Referência e Informação em Artes e Cultura Brasileira (CRIAR). Além disso, conta com o apoio institucional do Instituto Cultural Cravo Albin.

O público interessado em receber o certificado de participação no Simpósio poderá requerer o documento via inscrição no site https://www.even3.com.br/5cns2021/ e efetuar o pagamento de uma contribuição solidária, a partir de R$10.

Quem tiver interesse em promover os sambistas, suas obras e a memória social dos vários gêneros de samba em suas localidades, pode participar da criação coletiva da Árvore Genealógica do Samba, acessando o questionário da enquete Família do Samba e indicar aquele samba que lhe é mais afetivo e familiar.

Vale Lembrar ….

O Congresso Nacional do Samba nasceu em 1962 por movimento do etnólogo e folclorista, Edison Carneiro, em sua campanha em defesa do Folclore Brasileiro. A primeira edição ocorreu na cidade do Rio de Janeiro e reuniu a nata do gênero, entre: José Tinhorão, Haroldo Costa, Oswaldo Sargentelli, Sérgio Cabral, Ari Barroso, Pixinguinha e outras personalidades.

Desse encontro originou-se a Carta do Samba, um marco e símbolo para o gênero. Foi lançada há 59 anos, justamente no dia 02 de dezembro, o que culminou como a escolha da data como comemorativa ao Dia Nacional do Samba. Este documento é um divisor de água para o gênero e tem como conteúdo, a preocupação da classe em como preservar e promover o samba e suas raízes ao decorrer do tempo, sem congelar a sua dinâmica e necessária evolução, característica de toda manifestação cultural.

(Foto: Luana Dias)
(Foto: Luana Dias)

Programação:
08:30-09:00 – Abertura do Congresso
09:00-10:30 – Mesa Redonda 1 “Batuques, Congadas e Músicas Sacras Afro-Brasileiras”
11:00-12:30 – Mesa Redonda 2 “Sambas Rurais”
14:00-15:45 – Mesa Redonda 3 “Sambas Urbanos Tradicionais”
14:00-18:00 – Lançamento e Relançamento de Livros sobre Samba
16:00-17:30 – Mesa Redonda 4 “Sambas Urbanos Contemporâneos”
16:00-18:00 – Encontro de Cronistas
18:00-20:00 – Encontro de Sambistas
20:00-20:30 – Encerramento do Congresso

Serviço:
5ª edição do Congresso Nacional do Samba
Data: 02 de dezembro, quinta-feira
Horário: Das 8h30 às 20h30
Local: Canal Memorável Samba na plataforma digital Youtube
Link: https://www.youtube.com/channel/UCuvQ7kaICiq6cM-gHBgO3Zg

Acesso Gratuito
*Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever no link https://www.even3.com.br/5cns2021/ e efetuar o pagamento da contribuição solidária.

Comunicado de Imprensa*

*Este conteúdo é de inteira responsabilidade da assessoria de imprensa

(Foto: Sesab)

Bahia registra 157 novos casos de Covid-19 e mais 13 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Frente de ciência vai lançar modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia