em

O que fazer quando o gato não quer comer? Conheça soluções para o problema

Socorro, meu gato não quer comer! Veja o que fazer nessas situações, o que causa inapetência nos felinos e como aumentar o apetite do seu companheiro peludo!

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Se você já se perguntou “o que fazer quando meu gato não quer comer”, entende como essa situação é preocupante. A alimentação correta é ideal para que o bichano continue forte e saudável e quando ele se recusa a comer pode estar indicando problemas na sua vida felina.

Como tutor, é importante que você mantenha um olhar atento à rotina do seu companheiro de quatro patas. Assim, se notar que o gatinho não tem se alimentado da forma como deveria, ou mesmo que passou um dia inteiro sem tocar na comida, é importante saber como agir para evitar que ele seja prejudicado.

Meu gato não quer comer, o que pode ser?

Há diversas razões que podem alterar a rotina alimentar do felino e fazer com que ele simplesmente não queira comer. Apesar de algumas das razões serem simples e até poderem ser resolvidas pelo próprio tutor, é sempre de fundamental importância consultar um veterinário quando o animal para de se alimentar. Dito isto, entre as principais razões, estão:

  • Mudança de rotina: alguns gatinhos param de comer por essa razão comportamental porque mudanças em sua rotina ou alterações ambientais podem deixá-lo assustado, triste, desconfortável ou irritado;
  • Troca de ração: se o comportamento em questão for observado após a troca, pode ser motivado pelo fato do bichano não gostar do cheiro ou sabor da nova ração;
  • Temperatura muito alta: em períodos ou dias muito quentes o gato pode se sentir mais cansado e desmotivado para se alimentar;
  • Bola de pelo não expelida: quando se acumulam no trato digestivo e o gatinho não consegue colocar pra fora, as bolas de pelo podem causar falta de apetite, além de outros problemas;
  • Doença: algumas doenças vão deixar o felino fraquinho, sem fome e entristecidos.

Além dos pontos citados, é importante lembrar que ao avançar em idade um gatinho pode começar a apresentar comportamentos diferentes, inclusive em relação à alimentação. Isso pode acontecer porque à medida que envelhece, o bichano perde alguns dentinhos, tem sua capacidade olfativa diminuída e tudo isso pode diminuir seu apetite e dificultar o ato de comer.

Para cuidar do bichano e evitar que ele sofra você também pode se informar sobre produtos voltados à saúde animal da Drogavet, grande farmácia manipuladora de medicamentos para animais que oferecem a garantia de um tratamento confortável e com zero incômodos para o seu melhor amigo.

O que fazer quando o gato não quer comer?

‌Caso sejam observados sinais de que o gatinho está quieto, além de recusar a alimentação, não hesite em levá-lo a uma consulta veterinária. Dessa forma você saberá que o seu companheiro terá o diagnóstico mais preciso e poderá cuidar dele da melhor maneira a partir das recomendações de um profissional.

Mas você também pode observar questões de rotina, mantendo a alimentação do seu amiguinho em horários regulares, priorizando uma ração que ele está habituado e gosta ou mesmo oferecendo diferentes texturas, como as mais molhadinhas, para ver se ele volta a comer. Mantenha também o ambiente dos gatos limpo, incluindo suas tigelas, pois esses bichinhos são bastante higiênicos.

Além disso, procure a DrogaVet para adquirir antiparasitários de qualidade e fácil ingestão, caso o que causa a inapetência no gatinho sejam infestações desse tipo. Com as orientações certas, tanto seus cuidados se tornarão melhores, como a saúde do bichinho irá melhorar de forma significativa.

Quais doenças causam falta de apetite?

Se meu gato não quer comer é natural temer que seja alguma doença e que o bichano esteja em sofrimento. De fato, como mencionado, há algumas doenças que podem causar esse sintoma de inapetência em gatos. Algumas delas, são:

  • Inflamações na boca ou tártaro;
  • Infecções virais;
  • Infestação parasitária;
  • Doenças em órgãos internos (comumente rins e fígado);
  • Tumores;
  • Envenenamento.

Justamente por haver essas diversas possibilidades, que irão demandar tratamentos específicos para garantir que o seu gatinho volte a ter sua saúde restaurada, ou mesmo para se sentir mais confortável, a consulta é fundamental. Por isso, se notar que o felino não está se alimentando, leve-o ao veterinário.

Como aumentar o apetite do meu gato?

Quando você se vê indagando “meu gato não quer comer” tende a querer adotar medidas para mudar essa realidade e aumentar o apetite do seu amiguinho de quatro patas. Como a inapetência pode ser causada por fatores comportamentais, algumas medidas podem ser eficazes para mudar essa realidade, como:

  • Criar uma rotina alimentar;
  • Manter a tigela limpa;
  • Oferecer diferentes texturas;
  • Colocar a tigela em local onde ele possa comer tranquilo.

Se alimentando bem o seu gatinho estará mais forte e saudável e você pode ficar tranquilo ao notar que nada interfere em seu apetite. Apesar de algumas medidas serem eficazes para mudar esse comportamento, vale lembrar que a consulta com um profissional é sempre o mais indicado para lidar com mudanças na rotina dos gatos. 

Fique atento e à vista de sintomas de inapetência fale com um veterinário de confiança. Além disso, sempre opte por produtos de qualidade garantida como os que você encontra na DrogaVet. Assim seu companheiro animal estará sempre em boas mãos!

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Divulgação)

Outubro Rosa: venci o câncer de mama e hoje ajudo outros pacientes

(Foto: Flickr Mídia NINJA)

Polícias do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco cometeram 331 chacinas em sete anos