em

TCM faz consulta pública para planejamento de ações

Os itens envolvem questões relacionadas à Educação, Saúde, Infraestrutura, proteção do meio ambiente, transparência pública, investimentos públicos, entre outros

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) faz uma consulta pública para identificar os temas de maior relevância e interesse social para a elaboração do seu plano de fiscalização para os anos de 2024 e 2025. Cidadãos de todos os municípios baianos podem participar da pesquisa, intitulada “Conta pra gente!”, que está disponível no site do TCM e no Instagram ao longo de todo o mês de agosto. Para auxiliar o TCM na definição das áreas de fiscalização e auditoria prioritárias, basta clicar no link da pesquisa e indicar os 10 temas que considera mais importantes.

Os itens envolvem questões relacionadas à Educação, Saúde, Infraestrutura, proteção do meio ambiente, transparência pública, investimentos públicos, entre outros. Os temas foram selecionados com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda-2030, que busca tornar “o mundo um lugar mais justo, sustentável e igualitário para todos”.

A iniciativa da consulta pública “Conta pra gente!” é da Superintendência de Controle Externo do TCM e do Núcleo de Inovação e Sistemas para o Controle Externo (NICE), responsáveis pela elaboração do plano de fiscalização do órgão, para os anos de 2024 e 2025. O superintendente Antônio Dourado, que coordena a equipe responsável pela pesquisa, disse que “a iniciativa pioneira tem como objetivo fomentar a participação popular no planejamento das atividades de controle externo do TCM, aproximar o Tribunal ainda mais dos cidadãos e torná-lo parceiro na solução dos problemas que afetam o dia a dia da vida da população em todas as cidades baianas”.

Antônio Dourado destacou a importância da participação de todos nas pesquisas, cujos resultados serão determinantes para o alinhamento da política de trabalho do controle externo do Tribunal de Contas, no sentido de orientar os gestores e fiscalizar as ações, de modo a tornar os investimentos públicos mais eficazes na geração de benefícios para a população.

Acrescentou que “as sugestões, as indicações que buscamos na pesquisa serão fundamentais para que nossos esforços estejam alinhados com os anseios da população e com as metas de transformação que desejamos alcançar. A participação do maior número de pessoas possível, nesta consulta, é fundamental para que possamos construir um futuro mais promissor”, disse Antônio Dourado.

Consulta Pública “Conta pra gente!

(Foto: GOVBA)

 Na Bahia, 16,2% das escolas oferecem ensino integral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

MIDR vai investir R$ 32,6 milhões para levar água tratada a 13 comunidades rurais da Bahia