em

No Sul, Páscoa será mantida com programação adaptada

Sem aglomerações, Gramado promete evento em comemoração à Páscoa com controle de acessos ao local

(Imagem: Cleiton Thiele)

Cancelado em 2020, devido a pandemia da COVID-19, o tradicional evento gaúcho em celebração da Páscoa acontecerá este ano, mas com adaptações. Contando com 38 dias de programação – de 26 de março a 02 de maio –, no evento promovido pela prefeitura de Gramado não serão permitidas trupes ou paradinhas, para evitar aglomerações.

Priorizando o controle de visitantes, que são atraídos pelas decorações nas ruas da cidade, a celebração ocorrerá de forma virtual, pelo site do evento, com uma programação para adultos e crianças poderem participar, que inclui contação de histórias, oficinas e também apresentações artísticas.

Com intensa fiscalização, não haverá nenhum plano para festividades presenciais, mas a cidade contará com totens de álcool em gel para atender aos visitantes. E, com públicos que já chegaram a quase 400 mil pessoas, desta vez a recomendação é em relação a seguir os protocolos sanitários, visando a proteção e saúde de todos.

Já quanto às celebrações religiosas, também serão realizadas transmissões através da internet. A Igreja da Matriz e a Igreja de São Pedro são algumas das que, mesmo com seus enfeites tradicionais posicionados, já contam com uma programação singular para comemorar a chegada da Páscoa com missas especiais.

Contando ainda com o apoio e patrocínio de instituições como Gramadotur Eventos, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Sicredi, Caracol Chocolates, Gramado Parks, Snowland, Casa Aveiro, entre outros, e correalização da Achoco – Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado – o objetivo será de passar a mensagem de esperança e renascimento que a data proporciona.

(Imagem: Cleiton Thiele)
(Imagem: Cleiton Thiele)

A pandemia em Gramado

Entrando até mesmo na bandeira preta, Gramado é uma das cidades do sul do país em que o risco para a contaminação da COVID-19 é extremamente alto. Com medidas mais restritivas do que a fase vermelha, ela inclui somente o funcionamento de serviços considerados essenciais e com horários de funcionamento reduzidos, mesmo em supermercados e postos de gasolina.

Com leitos de UTI cheios e a contaminação do novo coronavírus ainda descontrolada, as barreiras sanitárias foram reforçadas para promover mais conscientização por parte da população. Aconselhados a apenas sair de casa quando necessário, usar máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento social, os cidadãos seguem enfrentando a pandemia enquanto aguardam ansiosamente por sua vez na fila da vacinação.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

(Foto: Sesab)

Bahia registra 3.924 novos casos de Covid-19 e mais 120 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Pesquisa aponta aumento de 66% nas interações de idosos via redes sociais