em

Conheça atividades para desenvolver a coordenação motora das crianças

Existem brinquedos, brincadeiras e atividades que ajudam no desenvolvimento da coordenação motora

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

A coordenação motora é uma das habilidades mais importantes que precisam ser desenvolvidas no início da infância. O ideal é que as crianças cheguem ao ensino fundamental já com pleno controle dos músculos e das ações, conseguindo manusear um lápis sem dificuldades, por exemplo.

Existem brinquedos, brincadeiras e atividades que ajudam no desenvolvimento da coordenação motora. E em tempos de pandemia, que muitas vezes ficamos mais tempo em casa, eles se tornam ainda mais importantes.

Da mesma forma que você pode ajudar na alfabetização das crianças em casa, pode auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora. Para isso, selecionamos algumas atividades:

(Imagem ilustrativa/Pixabay)
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Atividades do cotidiano

Antes de pensarmos em brinquedos e brincadeiras, podemos destacar a importância de permitir que as crianças consigam fazer as atividades normais do cotidiano.

Quanto antes elas conseguirem realizar atividades como escovar os dentes, amarrar sapatos, tirar e colocar roupas e comer com talheres, melhor. Todas ajudam no desenvolvimento da coordenação motora.

Você pode começar a incentivar os pequenos a fazer tais atividades sozinhos assim que possível. Ajude enquanto for necessário e, depois, mostre o quanto eles são inteligentes por não precisarem de auxílio!

Desenho, pintura e artes

Desenhar, pintar e desenvolver habilidades artísticas são fundamentais para as crianças. E controlar o giz ou o lápis são os primeiros passos para que a coordenação motora atinja o seu potencial total.

Pesquisas já mostraram que as crianças que desenham bem aos quatro anos têm tendência de continuarem bem na atividade quando adultas. Isso mostra a importância do desenho no desenvolvimento das capacidades manuais.

Sempre que possível, incentive as crianças a desenharem e pintarem. Ofereça os materiais e as encoraje a produzir!

Brinquedos especiais

Existem muitos brinquedos que desenvolvem a coordenação motora infantil. Você deve incentivar que seus filhos brinquem com eles e participar para que tudo se torne mais divertido.

Talvez os brinquedos mais famosos que ajudam a coordenação motora sejam a massa de modelar, os quebra-cabeças e os de encaixar peças em buracos. Eles não costumam ser caros e proporcionam diversão e educação.

Menos famosos, os Brinquedos Montessori fazem parte de um método desenvolvido por Maria Montessori que visa auxiliar o desenvolvimento de cada fase da criança através de diferentes formas e materiais. Para a coordenação motora, há os rodari, brinquedos de encaixe e balanças de equilíbrio.

Atividades físicas

Talvez nada seja tão bom para desenvolver a coordenação motora das crianças do que incentivar a prática de atividades físicas.

Desde cedo, é possível colocar os pequenos na natação e incentivar brincadeiras como pular corda, amarelinha e pequenas caminhadas, mesmo que dentro de casa.

Quanto mais desenvolverem as suas habilidades físicas e grupos musculares, mais as crianças terão coordenação motora quando chegarem à idade escolar. Isso pode beneficiar muito a prática de esportes no futuro, quando futebol, basquete e outros passam a ser jogos indicados e desejados.

É claro que as escolinhas são fundamentais para o desenvolvimento infantil, mas você também tem muito o que fazer na sua casa. O dia a dia das crianças pode ser bastante agitado e ativo, gerando a coordenação motora indicada para o momento da chegada ao ensino fundamental.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Sesab)

Bahia registra 4.998 novos casos de Covid-19 e mais 102 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Pexels)

4 filmes para entender melhor o mercado financeiro