em

Previdência privada pode contribuir para um futuro financeiro mais tranquilo

Quanto mais cedo começar a planejar os anos de aposentadoria, melhor para os dias de amanhã

Muitos se preocupam com o futuro financeiro durante os anos de aposentadoria. Depois que parar de trabalhar, terá como viver com qualidade de vida com o que receber? O ideal para quem quer complementar a renda futura e dormir em paz com os anos por vir é investir em uma previdência privada.

Com a dificuldade da Previdência Pública com mais anos de trabalho, os brasileiros se preocupam em ter o suficiente nos anos finais da vida. A pandemia do coronavírus também demonstrou que crises econômicas podem derrubar fontes de renda extra. Assim sendo, é importante guardar um pouco hoje para se dar bem no amanhã.

Para se programar para o futuro, é importante pensar no valor que gostaria de receber mensalmente e no tempo que deseja contribuir para conseguir esse montante. Assim, é possível determinar as contribuições mensais necessárias para conseguir o valor desejado.

É preciso também ter atenção para saber as regras da previdência privada desejada, caso precise do valor antes, como fazer o resgate total ou parcial. A contribuição também pode ser pausada se tiver enfrentando um momento de instabilidade financeira.

Existem diversos tipos de previdência privada, e é preciso entender qual deles é ideal para cada pessoa. A opção vai variar dependendo do risco e da rentabilidade desejada. É possível também indicar beneficiários. Assim, em caso de falecimento do titular, o beneficiário pode receber o montante.

Também se faz necessário pesquisar as taxas de quem oferece a previdência e compará-las. O ideal é começar a fazer os pagamentos o quanto antes, para que consiga um valor significativo quando começar o resgate. É importante investigar as alternativas possíveis para garantir um futuro de paz financeira.

Há o PGBL, ou seja, Plano Gerador de Benefício Livre. Esse tipo de previdência é indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda. Também tem o VGBL, que é a sigla de Vida Gerador de Benefícios Livres que é uma das opções favoritas de previdência privada para os que declaram Imposto de Renda pelo modo simplificado. O fundamental é fazer uma previdência privada que seja a ideal para o seu caso específico.

Para quem ficou com vontade de investir em uma previdência privada, mas não tem dinheiro sobrando no mês, é possível cortar alguns supérfluos para investir no futuro. Dá para colocar no lápis os gastos mensais para tentar encaixar esse investimento para os anos que estão por vir. E mesmo que não seja uma renda tão grande no futuro, já ajuda a complementar os ganhos da Previdência Pública.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Divulgação)

Bahia tem 5.636 casos ativos de Covid-19; 39 óbitos são registrados

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Higiene bucal pode ser uma grande aliada na prevenção da COVID-19