em

5 dicas de decoração para salas de estar pequenas

O cômodo que aconchega os convidados e é vitrine de filmes e séries para as famílias merece uma decoração adequada

(Imagem ilustrativa/Freepik)

A sala de estar de uma casa ou apartamento, é o local onde se vive a maioria das reuniões entre amigos e familiares. O cômodo que aconchega os convidados e é vitrine de filmes e séries para as famílias merece uma decoração adequada.

Em alguns casos, como em apartamentos mais novos e populares, as salas são pequenas. Nem por isso devem ser negligenciadas no momento da composição dos elementos.

Cômodos muito compactos exigem certos cuidados, por isso, na hora de pensar na decoração de uma sala de estar pequena, é importante investir em itens específicos e funcionais, como sofás confortáveis e móveis adequados para aproveitar cada espaço da sua sala.

Confira 5 dicas de decoração para salas de estar pequenas:

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)
  1. Anote as medidas da sala

Essa dica parece simples mas é fundamental antes de iniciar as compras da decoração de qualquer cômodo da casa. Para não cair no grande erro dos seus novos móveis não caberem na sala de estar e ter a sensação de um ambiente apertado, meça todas as medidas do espaço antes de ir às compras. 

Além disso, é importante calcular o tamanho máximo que o seu sofá, televisão, rack e prateleiras por exemplo devem medir, para também evitar a desorganização do ambiente, afinal todo espaço deve ser aproveitado. 

  1. Escolha um estilo de decoração

Para começar a decorar a sua sala de estar pequena, é importante definir primeiramente qual estilo seguir, isso varia do gosto de cada pessoa, mas é essencial não misturar tendências que não se complementam para evitar um ambiente carregado. 

Há muitas opções de estilo como por exemplo o contemporâneo, minimalista, industrial, retrô, provençal e o moderno. Pesquise todos e mire no que mais representa o seu gosto e das pessoas que dividem a sala de estar com você.

  1. O estofado ideal faz toda diferença

O sofá é sem dúvidas o principal móvel de uma sala, pois é ele que irá trazer conforto e personalidade para o ambiente. Invista em sofás confortáveis e poltronas que principalmente combinem com o estilo que você escolheu para a sala, harmonizando assim o ambiente como um todo. 

Outro ponto fundamental é investir em estofados claros, que dão uma impressão de amplitude e permitem maior flexibilidade para você usar outras cores na sala.

  1. Aproveite os espaços com prateleiras

Para uma sala de estar pequena, as paredes se tornam grandes aliadas na organização e decoração do ambiente. Para aproveitar cada espaço que sobra, invista em prateleiras e nichos para colocar seus itens decorativos. 

Além disso, as prateleiras podem servir não só para decorar o ambiente mas também como guardar seus objetos, trazendo grande utilidade e funcionalidade.

  1. Escolha da cortina

Há diversas opções de cortinas e variados estilos para escolher e isso irá variar de acordo com o estilo que escolheu para a sua sala, no entanto, em ambientes pequenos essa escolha exige uma certa atenção. 

Persianas são ideais para salas pequenas e trazem praticidade na limpeza, além de tomarem pouco espaço. 

Caso opte por uma cortina clássica, a dica é pendurá-la bem acima da janela, próxima ao teto para que traga leveza à sala. 

Já se você quer uma experiência similar a um cinema em sua sala, as cortinas blecaute são ótimas opções para deixar um ambiente escuro, que vão bloquear totalmente a luz de fora. Caso queira deixar a sala mais clara e iluminada, abra as cortinas blecaute para iluminar o espaço.

*Colaboração de Aline Silva

Avalie o conteúdo