em

Mitos e verdades na hora de limpar a casa

No Dia da Mentira, a Brilux traz dicas importantes e verdadeiras para limpeza e cuidados com o meio ambiente

No Dia da Mentira, 1º de abril, a equipe Brilux resolveu separar umas dicas bem verdadeiras e desfazer alguns mitos na hora de limpar a casa. Vamos conferir?
 
 1. Os produtos de limpeza comuns como sabão, desinfetantes, água sanitária e álcool, são grandes aliados para realizar a limpeza, mas na prevenção de vírus e bactérias, a água sanitária pode ser mais indicada para desinfetar compras, maçanetas, pisos, solas de sapatos, áreas abertas e os sanitários. VERDADE!
 
Segundo o Conselho Federal de Química (CFQ), nestes casos a água sanitária é a melhor opção. É recomendada a solução de 25 ml (meio copinho de café) para cada litro de água. Já a dose máxima indicada, de 50 ml para 1 litro de água, pode ser utilizada para limpeza de lugares maiores. “A água sanitária promove o rompimento da parede celular do vírus pela ação do ácido hipocloroso resultante da hidrólise do hipoclorito de sódio (componente ativo). Para a desinfecção com compostos clorados, o pH ideal indicado é entre 6,5 a 8,5, por isso sua recomendação para uso em solução”, explica a Coordenadora Química da Brilux, Christina Campos.
 
 2.   Todas as vassouras são iguais e podem ser utilizadas para limpar diferentes ambientes? MITO!
Os diferentes tipos de vassouras que existem são justamente para adequar a limpeza de cada piso e aos diferentes ambientes da casa. Nas áreas externas, por exemplo, a vassoura de cerdas ásperas é mais recomendada. Já nas áreas quem tem piso mais frágil como de madeira, as cerdas devem ser macias para não arranhar.

 3. Misturar água sanitária com outros produtos pode causar alguns males para saúde. VERDADE!
A família Brilux alerta para algumas combinações caseiras que podem ser altamente nocivas. A mistura de água sanitária e desinfetantes pode gerar problemas respiratórios. A água sanitária somada ao álcool pode pode prejudicar alguns órgãos e sistema nervoso. E usar vinagre com água sanitária produz um gás altamente tóxico. Atenção as orientações técnicas e leia sempre as advertências nos rótulos dos produtos. 
 
 4. Na hora de lavar as áreas externas, a mangueira é a melhor opção. MITO!  
Substituir a lavagem da calçada e áreas externas utilizando mangueira por vassoura e balde é a melhor forma de evitar o desperdício de água, que sabemos estar em processo de escassez no nosso planeta. Vale ressaltar, que não é necessário jogar muita água ou fazer o sabão espumar muito para realizar uma limpeza eficiente.

*Colaborou Tatyanna Hayne

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 1.368 casos ativos de Covid-19 e mais 5 óbitos

(Foto: Mateus Pereira GOVBA)

Governador da Bahia anuncia dispensa da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos