em

Saiba como lavar roupas de lã na máquina lava e seca

Confira as dicas

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Lavar roupas de lã pode se tornar um pesadelo ao juntar muitas bolinhas e ainda encolher. Por mais que seja uma delícia usar elas no inverno e se sentir aconchegante, é preciso tomar um enorme cuidado.

Muitas pessoas ainda defendem que se deve lavar elas na mão enquanto outras, dizem que pode-se usar sim uma máquina. Mas, sempre é importante dizer: não adianta de nada ter a melhor lava e seca se não saber como usar os produtos e suas funções. Isso porque cada coisinha feita errada, como por exemplo, a troca de um simples produto, pode acabar causando inúmeras manchas. 

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O saco protetor salvando vidas

Todos que costumam lavar vestimentas de lã, reclamam que soltam inúmeras bolinhas e que isso pode acabar estragando a máquina. É exatamente para isso que serve o saco protetor, ele vai impedir que a penugem faça qualquer estrago. 

Muita gente ainda opta por usar uma capa de travesseiro e fazer um nó na ponta. Além disso, existem aquelas que possuem fechos, o que ajuda ainda mais no processo e não corre o risco de abrir.

Uma dica para fazer com que ela dure mais, é arejar sempre em vez de lavar todas as vezes que usar. Esse é o maior diferencial entre outros tecidos sintéticos e a penugem, enquanto um precisa ser lavado sempre que usado por acumular sujeiras e suor, outro pode ser apenas pendurado em um cabide perto da janela. 

Como lavar em uma máquina? 

Em suma, a lava e seca samsung 11kg inox look wd11j é boa e bastante recomendada para esta tarefa. Ela foi desenvolvida exatamente para fazer lavagens completas, profundas e sem agredir os tecidos.  Ainda por cima, tem um programa exclusivo para lã! No entanto, caso você possua um maquinário mais simples, poderá optar pela opção de roupas suaves e leves sem problema algum.

Enfim, após separar suas roupas adequadamente e escolhido qual a opção de lavagem, é importante que escolha os produtos ideais para a tarefa. Não se esqueça do protetor, viu?! 

Use agora um detergente neutro, o mais recomendado é que escolha algum que seja em forma líquida. Dessa forma, não correrá o risco de formar manchas. Outra dica é usar amaciantes concentrados para economizar mais água e contribuir para a natureza de forma mais ecológica.  Amaciantes concentrados levam menos plástico em sua composição e ainda duram mais tempo, são ideais para um mundo sustentável. 

Boa parte das máquinas fazem o enxágue, no entanto, é sempre importante analisar se sobrou algum restinho de sabão em pó nos tecidos – caso você prefira eles do que o líquido.

Como secar roupas de lã?

A  lava e seca samsung 11kg inox look wd11j é boa para fazer a secagem sem esticar a vestimenta e é ideal para isso. No entanto, caso sua máquina de lavar não possua as especificações ideais para isso e realize um processo violento, é importante retirar e secar na mão. 

Dessa forma, pode-se pegar duas toalhas secas e colocar o traje entre elas. Mas, tome bastante cuidado para que não sejam toalhas felpudas e que soltem aqueles pelinhos, já que poderão grudar no seu lã. Contudo, caso isso aconteça, você poderá usar uma esponja comum e passar sobre ele que irá sair absolutamente tudo! Não precisa mais tirar um por um.

Depois de usar as toalhas, basta deixar em local fresco e arejado, não precisa se preocupar em pendurar em um varal pois a peça não ficará danificada com os grampos. Além disso, se por algum motivo suspeitar que encolheu, basta puxar alguns lados para que recupere as formas originais. 

Para guardar, basta dobrar ou pendurar em cabides. Dessa forma, se manterão com aparência de novas por muito mais tempo. Evite deixá-las dentro de locais em que as deixem amassadas. 

Pronto, agora você já sabe tudo sobre como lavar e secar roupas de lã da forma correta! Basta por as dicas em prática!

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Camila Souza/GOVBA)

Governo entrega primeira unidade a oferecer serviço de radioterapia e braquiterapia do interior

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 2.182 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas