em

Saiba como aumentar a produtividade em casa usando apenas seu smartphone

O tempo em que vivemos está muito diferente do nosso cotidiano normal, o isolamento social nos permite ficar um tempo muito maior em casa, e, ao mesmo tempo, pode nos causar a necessidade de produzir conteúdo dentro de casa, seja para dar continuidade em nosso trabalho ou para explorar novas possibilidades como forma de vencer o tédio. O problema é que o custo de equipamentos e cursos pode ser uma barreira que impede que muita gente explore a própria criatividade.

Por isso, esse artigo destaca uma série de dicas e recursos que você pode acessar com um dispositivo que já carrega no bolso – seu celular. Sem gastar muito e com muita facilidade, é possível usar uma série de ferramentas para se tornar extremamente produtivo dentro de casa, dar asas à imaginação, e trabalhar, desde a escrita até a edição de vídeo. Confira!

(Imagem ilustrativa/Pexels)
(Imagem ilustrativa/Pexels)

Antes de começar

Antes de transformarmos nosso celular em uma verdadeira máquina de produtividade, precisamos garantir que o aparelho estará pronto para o trabalho e que os arquivos estarão seguros. Para isso, é importante:

  • Atualizar seu aparelho para a versão mais recente do Android ou iOS.
  • Possuir um carregador rápido e cabo USB apropriado.
  • Remover root, jailbreak, e lojas de aplicativos paralelas.

Um problema peculiar do uso do smartphone como ferramenta de trabalho é que plataformas como o Android possuem uma grande coleta de dados pessoais, o que tem fortes implicações para a privacidade dos usuários, e devido ao grande número de aparelhos a presença de vírus começou a se tornar cada vez mais preocupante. Por isso, é recomendável o uso de ferramentas que podem solucionar a questão: “preciso proteger meu IP” e garantir a estabilidade da minha conexão.

Edição de texto

Uma das tarefas mais básicas e necessárias em um computador é a edição de texto, seja para organizar ideias ou até escrever artigos completos, por isso não é de se surpreender que uma grande variedade de aplicativos de texto esteja disponível para celulares.

Evernote

Muito popular, o aplicativo possui diversos recursos para criação de anotações extremamente ricas em informação. Adicione links da web, imagens, tabelas, mude a fonte, e sincronize todos os seus textos com a nuvem do aplicativo para acessar em qualquer lugar.

Bear

Alternativa mais simples, porém robusta, o Bear foca em sua interface amigável e fácil de usar, sem descartar a variedade de ferramentas. É ideal para quem quer criar textos pequenos, como ideias de música ou roteiro, sem precisar do trabalho de aprender a usar um aplicativo mais completo.

Microsoft Word e OneNote

Os aplicativos fazem parte da suíte Office 365, assinatura paga da Microsoft, e dão acesso a todos os recursos já conhecidos do pacote Office para computadores. O Microsoft Word é ideal para textos grandes, como teses, scripts e até livros. Já o OneNote é otimizado para anotações de estudos e desenho a mão livre.

Edição de imagem e design gráfico

Mesmo para quem não tem experiência com o design e edição usando os tradicionais programas de computador, é muito fácil aprender a usar os aplicativos móveis que realizam as mesmas tarefas, com uma gama de recursos imensa.

Canva

O aplicativo permite a criação fácil de panfletos, capas, calendários, convites, flyers, entre milhares de outros tipos de design. Com diversas opções de fontes, imagens, cores e bases prontas, é ideal para iniciantes no design.

Photoshop Express

Embora mais simples que o famoso Photoshop para computador, a versão móvel do aplicativo permite que você use ferramentas avançadas como remoção de objetos, ajuste de face, preenchimento inteligente e recorte com apenas o seu dedo, sem precisar aprender a usar editores completos. É grátis e essencial para trabalhar com imagens no celular.

Edição de vídeo

Os smartphones atuais contam com processadores e placas de vídeo embutidas que seriam considerados verdadeiros milagres até mesmo em computadores super poderosos de uma década atrás. Por isso, hoje em dia, é possível até mesmo editar vídeos pesados usando os aparelhos.

iMovie

Para usuários do iPhone, o iMovie é a ferramenta mais completa para edição de vídeo. Com suporte a resolução 4K, efeitos, transições, legenda e exportação inteligente, o aplicativo é perfeito para a criação de canais no YouTube e vídeos no Instagram.

Kinemaster

Já para os aparelhos com Android, o Kinemaster é o aplicativo que tem a melhor combinação de custo-benefício para a edição de vídeos usando o celular. Com ele, você tem todos os recursos que precisa para impulsionar uma carreira como influencer digital, e é fácil aprender a usar.

Sincronização na nuvem

Apesar de extremamente poderosos, uma desvantagem da portabilidade dos celulares é a facilidade em sofrerem acidentes, como cair em uma banheira, ou serem roubados. Por isso, é importante ter uma cópia segura de seu trabalho na nuvem que poderá ser acessada em qualquer dispositivo.

         Google Drive, OneDrive, Dropbox, iCloud Drive

Todos os serviços possuem a mesma funcionalidade: Sincronizar seus arquivos em uma pasta digital segura e unificada. Porém, os preços e planos grátis variam de acordo com o seu aparelho, e sua integração nos ecossistemas de cada um. Compare e escolha aquele que melhor atender às suas necessidades.

Conclusão

Apesar de pequenos, os celulares podem nos possibilitar um imenso universo de recursos e ferramentas para impulsionar nossa criatividade. E a melhor parte é que devido ao tamanho menor da tela, e interface por toque, os aplicativos são feitos com a acessibilidade em mente, sendo mais fáceis de utilizar do que as versões tradicionais para computador. Diversas personalidades da internet, como o influencer Whindersson Nunes começaram suas carreiras usando unicamente o próprio celular. Por isso, aproveite a quarentena para deixar suas ideias se tornarem realidade, sem precisar sair de casa. E para mais atividades dentro de casa, conheça como funcionam as apostas esportivas online.

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 2.360 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Max Haack)

Mais 11 municípios têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 306