em

Nordeste: Troca de antenas parabólicas está disponível para mais 18 municípios

Em todo o Brasil, mais de 500 mil famílias já foram beneficiadas com a troca dos equipamentos antigos

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital estão disponíveis para mais 18 municípios da Região Nordeste. Para requisitar o equipamento, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando. 

Em todo o Brasil, mais de 500 mil famílias já foram beneficiadas com a troca dos equipamentos antigos pelo kit com a parabólica digital. A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais que operam na faixa de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado. O modelo antigo sofre com interferência do sinal 5G, já que os dois utilizam a mesma frequência. 

“Com o avanço do 5G, a distribuição vem atingindo cada vez mais cidades. Além de garantir mais qualidade de som e imagem, os kits permitem que as famílias continuem desfrutando da programação variada com ainda mais qualidade”, explica o ministro da Comunicações, Juscelino Filho. “É importante reforçar que o agendamento e a instalação são gratuitas”, completou. 

A Paraíba é o estado com a maior quantidade de municípios com agendamentos disponíveis na nova fase: Barra de Santana, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Mogeiro e Pilar. Em seguida estão Rio Grande do Norte, com Canguaretama, Espírito Santo, Jundiá, Passagem e São Pedro; Ceará, com Camocim e Canindé; Maranhão, com São Bento e São Vicente Ferrer; Pernambuco, com Arcoverde e Serra Talhada; e Bahia, com Alagoinhas. 

A ação é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) e acompanhada pelo Ministério das Comunicações (MCom) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O serviço continua disponível em outros 1610 municípios brasileiros, incluindo as capitais e o Distrito Federal. 

AGENDAMENTO – O kit gratuito é composto por uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos ao televisor. As famílias que se enquadram no perfil para receber o equipamento devem agendar a troca dos kits pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site do Siga Antenado. O beneficiário deve informar seus dados pessoais, o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).

GOV.BR

Conteúdo exclusivo da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal do Brasil.
*O conteúdo é colaborativo e gratuito distribuído através de release e não representa a posição ou opinião do Folha Geral.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Férias escolares: Confira alguns cuidados com a eletricidade dentro de casa

(Imagem ilustrativa/Freepik)

BNDES garante R$ 50 bi em créditos para o agro em 2023