em

11º Fórum da Internet no Brasil começa na próxima segunda-feira (26)

Atividade preparatória para o Internet Governance Forum (IGF), da ONU, evento será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube; inscrições são gratuitas

Faltam poucos dias para o início da 11ª edição do Fórum da Internet no Brasil, o FIB11, que será realizada de 26 a 30 de julho, organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. Além dos 20 workshops com temas sugeridos pela sociedade e a serem debatidos por diversos setores da comunidade brasileira de governança da Internet, como Governamental, Empresarial, Terceiro Setor e Comunidade Científica e Tecnológica, a programação do evento contará com três sessões principais e um evento cultural. Os participantes terão ainda um “espaço virtual” de interação durante os intervalos, onde poderão, por meio de um avatar, conversar e trocar informações com pessoas de diferentes cidades, organizações e atividades.

Em razão da pandemia COVID-19, a edição deste ano, a exemplo do que ocorreu em 2020, não será presencial. Confira a programação completa do FB11 em: https://forumdainternet.cgi.br/programacao/agenda/2

Na segunda-feira (26), o Fórum começa excepcionalmente meia hora antes, às 10h30, em razão da solenidade de abertura, que contará com a presença dos Conselheiros e Conselheiras do CGI.br, Marcio Migon, representante do setor governamental e coordenador; Rosauro Baretta, representante do Setor Empresarial; Tanara Lauschner, representante da Comunidade Científica e Tecnológica e coordenadora do Grupo de Trabalho – Fórum da Internet no Brasil; Laura Conde Tresca, representante do Terceiro Setor; Demi Getschko, representante de notório saber em assunto da Internet; além de Hartmut Richard Glaser, Secretário Executivo do CGI.br.

Os 20 workshops trarão posições multissetoriais sobre diversos assuntos e iniciam sempre às 11h e às 14h, com duas atividades simultâneas diárias e duração de 90 minutos, ao longo da semana.

As sessões principais serão realizadas de terça a quinta-feira, sempre às 16h. Na primeira delas, será discutida a adoção e o uso de plataformas na educação no Brasil, considerando atores e interesses envolvidos a fim de refletir sobre quais cenários podem ser construídos e o que deve ser mobilizado para atingi-los.

Na quarta-feira (28) o tema será os cinco anos do Programa Youth Brasil, ação de fomento à participação de jovens brasileiros no ecossistema nacional e internacional de governança da Internet. Já a última sessão principal, que será na quinta-feira (29) abordará a regulação de plataformas no país, buscando dialogar com as ações do Grupo de Trabalho Regulação de Plataformas do CGI.br.

Como um momento de descontração do evento, o evento cultural, está marcado para quarta-feira, das 18h às 19h, com o cantor, acordeonista e compositor sergipano Mestrinho. Assim como nos intervalos do Fórum, os participantes também poderão interagir pela plataforma virtual durante o show.

O encerramento do evento, na sexta-feira (30), terá Tanara Lauschner, Hartmut Richard Glaser, Flavio Wagner, coordenador da Comissão de Avaliação do FIB11, além de Carlos Cecconi, Gerente de Assessoria às Atividades do CGI.br, e Beatriz Corrales, Assessora Técnica da Diretoria de Assessoria às atividades do CGI.br.

Certificado de participação

Mesmo sendo um evento aberto – será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube e a gravação das atividades ficará permanentemente disponível -, o Fórum fornecerá certificado de participação aos que se inscreverem e acompanharem o evento ao vivo. Quem tiver interesse no certificado, pode se inscrever em (https://forumdainternet.cgi.br) até 30 de julho (último dia do evento). As instruções sobre a emissão do certificado de participação serão fornecidas pelo chat da plataforma de transmissão, ao longo das atividades.

FIB11, o pré-IGF Brasileiro 2021

Realizado pelo CGI.br desde 2011, o FIB – Fórum da Internet no Brasil – é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O FIB contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.

Assim como o CGI.br, o FIB tem característica multissetorial. A programação do evento é composta majoritariamente por atividades sugeridas pela comunidade brasileira envolvida no debate de governança da Internet.

O VII Fórum da Internet no Brasil foi promovido pelo CGI.br e NIC.br, no Rio de Janeiro, de 14 a 17 de novembro de 2017 (Foto: Ricardo Matsukawa)
O VII Fórum da Internet no Brasil foi promovido pelo CGI.br e NIC.br, no Rio de Janeiro, de 14 a 17 de novembro de 2017 (Foto: Ricardo Matsukawa)

Anote na Agenda

11º Fórum da Internet no Brasil – FIB11

Dias: de segunda (26/07) a sexta-feira (30/07)

Horários: Segunda (das 10h30 às 15h30); terça (das 11h às 17h30); quarta (das 11h às 19h30); quinta (das 11h às 17h30) e sexta (das 11h às 16h30)

Transmissão: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Inscrições: https://forumdainternet.cgi.br/

(Imagem ilustrativa/Freepik)

4,6 bilhões de dados já foram vazados em 2021; especialista explica como se proteger

Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães - Feira de Santana (Foto: Reginaldo Pereira)

Governo da Bahia investe R$ 305 milhões na requalificação das escolas para retomada das aulas presenciais