em

Conheças as tendências de gestão de dados e como elas podem auxiliar as empresas

Todos os dados das empresas devem ser considerados como recursos valiosos

(Imagem ilustrativa/Freepik)

No mundo da era digital e da ascensão das vendas pela internet, a informação digital é um fator poderoso no mercado atual. Nesse cenário se torna cada vez mais importante as empresas investirem na gestão de dados.

Isso porque diariamente as empresas recebem todo tipo de dado e informação, de fontes variadas e de dispositivos diferentes. Por isso, a empresa precisa gerir as informações que recebe e que fornece, para garantir a segurança e privacidade dos dados.

O que é Gestão de Dados?

Gestão de dados é um disciplina que se relaciona com o campo dos negócios, que tem como objetivo gerenciar e administrar os dados das empresas. Ela se utiliza de processos, profissionais, metodologias e ferramentas para conduzir os as informações.

Todos os dados das empresas devem ser considerados como recursos valiosos, pois elas geram valor e conhecimento para a empresa, além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas. 

De forma resumida, a gestão de dados confere a identificação, armazenamento, acesso, compilação e proteção de qualquer informação que perpassa pela empresa, seja ela interna ou externa.

Qual a importância da gestão de dados para a empresa?

É importante ressaltar que a gestão de dados deve ser implementada em todos os tipos de empresas, desde as de grande porte até para os pequenos negócios. Isso também se aplica ao nicho de mercado: sejam e-commerces, multinacionais, consultorias, agências, indústria,etc.

A gestão de dados é importante porque repassa por todos os pontos de uma empresa, sendo relevante para a comunicação interna e também para o pós-venda.

Por exemplo, uma gestão de dados estruturada propicia uma comunicação interna eficaz entre todos os departamentos da empresa, pois pode-se compartilhar dados. 

Com os dados estruturados e bem-definidos, todo o time está informado sobre os status dos clientes. Isso auxilia o time de cobrança, que consegue garantir os pagamentos e geração de boletos e também auxilia a equipe de relacionamento com o cliente, que pode ser efetivo na fidelização de um consumidor.

Além de tudo, a gestão de dados garante principalmente a segurança e proteção das informações da empresa.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Quais são os dados mais importantes para as empresas

Todos os dados de empresas são importantes, porém aqueles que dão apoio às estratégias e tomadas de decisões são os mais relevantes dentro da organização.

Dentro desse grupo de dados de apoio, vale destacar dois: os dados transacionais e os dados master.

Os dados transacionais são os que sofrem mudanças constantes, pois ocorrem com uma certa periodicidade. Por exemplo, vendas e cancelamentos. Já os dados master são os que informam os agentes envolvidos dentro de uma transação. Como o nome e a renda de um cliente. 

5 tendências para gestão de dados em 2021:

Com o avanço da pandemia do Coronavírus, muitas empresas se encontram com uma nova realidade: funcionário em home office. Com isso, o setor de TI das empresas precisou redobrar o cuidado com a proteção de dados e das redes internas das empresas.

E nesse novo contexto, houve um aumento de ciberataques. De acordo com dados da Fortinet, o Brasil sofreu mais de 3,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos entre janeiro e setembro de 2020. 

Assim, novas tendências se desenvolveram para garantir a gestão eficaz dos dados.

#1 First party data 

A privacidade dos dados é um tema muito debatido e constantemente levantado. E esse ponto gera opiniões diferentes entre empresa e indivíduo. 

E trazendo a tona essa tendência, o “First Party Data” (ou, em Português “Dado Próprio”) é justamente essa coleta de dados respeitando os preceitos da privacidade e a opinião do usuário. Assim, é possível saber como o dado foi coletado, para qual finalidade, qual será o tempo de armazenagem, entre outros pontos. 

#2 Mercado de Contêineres

Uma grande tendência para as empresas é o uso de contêineres por sua agilidade e rapidez. Ao usar contêineres para tornar seus aplicativos nativos na nuvem, as empresas podem melhorar a escalabilidade e o desempenho. 

Esse novo mercado é capaz de mover os dados com mais facilidade entre diferentes nuvens, ajudando-as a acelerar suas iniciativas de transformação digital.

#3 Gerenciamento Inteligente de Dados de Endpoints

Um ponto desafiador do home office para as empresas é o fato delas não terem o controle da proteção de dados e outros aspectos de gerenciamento de dados se comparado a quando os funcionários conectam seus laptops à rede corporativa de seus escritórios. 

Com o aumento dos ataques cibernéticos, empresas estão adotando regulamentos de privacidade de dados mais rígidos. Dessa forma, é provável que as empresas implantem soluções que permitam proteger, controlar e gerenciar de forma inteligente os dados nos laptops de seus funcionários, assim como outros endpoints. 

Assim, é possível detectar comportamentos destoantes, indicando um ataque de ransomware ou informações privadas do cliente armazenadas em um lugar ou maneira que não deveria estar. Com o conhecimento prévio, as empresas podem se antecipar e agir contra as ameaças. 

#4 Dark Data Iluminados

Dark Data são aqueles dados que a empresa nem sabe que existem. São informações comerciais, judiciais, por exemplo, coletadas, processadas e armazenadas durante atividades regulares, mas que geralmente não são usadas para outros fins.

Para as empresas conseguirem se destacar e se diferenciarem dos concorrentes, pode-se tornar uma tendência iluminar esses dark data para obter insight que podem melhorar os resultados de negócios. 

#5 Deep Fake

O Deep Fake representa um grande risco pois, atualmente as empresas não conseguem garantir que suas imagens, vídeos e outros dados não tenham sido manipuladas pela Inteligência Artificial.

Isso afeta completamente a tomada de decisões dos líderes e alta gestão, uma vez que não se pode confiar totalmente na veracidade dos dados. E essas decisões podem ser tanto voltadas para o mercado quanto internamente, com seus funcionários.

 Para tentar reduzir esse risco, a tendência é que em 2021 seja exigida a integridade de dados e soluções de verificação que lhes permitam detectar imagens, vídeos e outros fluxos de dados alterados pela IA. 

Conclusão

A gestão de dados é um ponto de atenção para pequenas, médias e grandes empresas. Elas devem se atentar e valorizar seus dados, pois estes são recursos poderosos para a tomada de decisão.

Tanto para fatores internos como externos, a gestão de dados promove dados estruturados e expostos de forma real e atualizada. A proteção dessas informações também deve ser um fator relevante, para garantir a segurança dos funcionários, clientes e informações confidenciais.

Com a transformação digital e a rapidez com que as coisas evoluem, as empresas precisam acompanhar as tendências do mercado para saberem como conduzir e adaptar essa realidade no seu negócio.

(Fotos: Elói Corrêa/GOVBA)

Veja a lista atualizada de cidades baianas com toque de recolher

(Foto: Ascom Seplan)

Governo da Bahia entrega mais de 532 mil máscaras para 223 municípios