em

Comunidade rural de Baianópolis cresce impulsionada por projeto de desenvolvimento sustentável

Os recursos aplicados de R$ 328,1 mil possibilitaram a implementação desse sistema, que está gerando resultados concretos

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

No município de Baianópolis, a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Povoado de Água Boa está colhendo os frutos de um projeto transformador. Com investimentos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva, o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) trouxe um novo horizonte para essa comunidade rural. 

Os recursos aplicados de R$ 328,1 mil possibilitaram a implementação desse sistema, que está gerando resultados concretos. O aumento na produção é notável e, o que antes era apenas uma terra cultivada, agora se transformou em uma fonte de sustento para muitos. 

Nelice Lopes, moradora e beneficiária do sistema PAIS, compartilha sua satisfação. “O projeto foi uma bênção. Hoje, temos canteiros de coentro e outras culturas que nos forneceram uma renda e uma perspectiva de futuro que não tínhamos antes”. 

Isabel de Jesus é outra agricultora beneficiada. “Estamos produzindo de forma incrível, e queremos expandir ainda mais. Estamos até concorrendo no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). É uma vitória que nos enche de orgulho”.  

O sistema PAIS não apenas ampliou a produção, mas também mudou a mentalidade da comunidade. Hoje, a ideia de comemorar é uma realidade, com os moradores organizando vendas para estabelecimentos comerciais e mercados institucionais. Hortaliças, verduras e legumes estão sendo cultivados com sucesso, proporcionando a melhoria na qualidade de vida para todos. 

O projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

(Imagem ilustrativa/Pexels)

Jogos da NBA em Nova York: onde comprar ingressos

(Créditos: Agência Pública)

80% dos perfis em redes sociais responsáveis por espalhar fake news continuam ativos