em

Qual a idade da pessoa mais velha que já existiu?

Continue lendo e saiba mais sobre esse fato que intriga muitas pessoas

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

A busca pela pessoa mais velha que já existiu é uma questão que intriga muitas pessoas. Embora seja difícil determinar com precisão a idade exata da pessoa mais velha da história, existem registros que indicam que Jeanne Calment, uma francesa, morreu em 1997 com a idade de 122 anos e 164 dias. Esse registro é amplamente aceito como a idade mais alta já alcançada por uma pessoa.

No entanto, há relatos de pessoas que supostamente viveram mais do que Jeanne Calment, mas que não foram oficialmente reconhecidas. Por exemplo, há registros de um chinês chamado Li Ching-Yuen que supostamente viveu até os 256 anos. No entanto, esses registros não foram verificados e são considerados duvidosos.

Embora seja fascinante pensar em pessoas que viveram por mais de um século, é importante lembrar que a longevidade é influenciada por muitos fatores, incluindo genética, estilo de vida e cuidados médicos. Além disso, a maioria das pessoas não vive tanto tempo e é importante valorizar cada momento da vida.

Jeanne Calment: A pessoa mais velha que já existiu

Jeanne Calment é considerada a pessoa mais velha já documentada na história. Ela nasceu em Arles, França, em 21 de fevereiro de 1875, e faleceu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias de idade.

Biografia de Jeanne Calment

Jeanne Calment nasceu em uma família de classe média alta e cresceu em um ambiente culturalmente rico. Ela aprendeu a tocar piano e pintar, e frequentou a escola de dança. Em 1896, casou-se com seu primo distante, Fernand Calment, e juntos tiveram uma filha, Yvonne, em 1898.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Jeanne e sua família se mudaram para a cidade de Arles, onde ela passou a maior parte de sua vida. Após a morte de seu marido em 1942, Jeanne se tornou uma das mulheres mais ricas da cidade, graças aos investimentos bem-sucedidos de Fernand em imóveis.

Recorde de longevidade

Jeanne Calment entrou para o Guinness World Records como a pessoa mais velha já documentada em 17 de outubro de 1995, quando tinha 120 anos e 238 dias de idade. Ela quebrou o recorde anterior de longevidade, que pertencia a Shigechiyo Izumi, um japonês que viveu até os 120 anos e 237 dias.

A longevidade de Jeanne Calment foi confirmada por vários estudos, incluindo um estudo conduzido pela Universidade de Paris em 1998. No entanto, sua idade foi contestada por alguns pesquisadores russos, que alegaram que Yvonne Calment havia assumido a identidade de sua mãe após sua morte em 1934. No entanto, essas alegações foram amplamente desacreditadas e não foram aceitas pela maioria dos especialistas em gerontologia.

Verificação e controvérsias

Processos de validação de idade

Determinar a idade da pessoa mais velha que já existiu é uma tarefa difícil e controversa. Existem muitos processos de validação de idade, mas muitos deles são falhos e imprecisos. Alguns dos processos mais comuns incluem a verificação de documentos oficiais, como certidões de nascimento e registros de batismo. No entanto, muitos desses documentos foram perdidos ou destruídos ao longo dos anos, tornando a verificação da idade ainda mais difícil.

Outro processo comum é a análise de fotografias e outros documentos históricos, como jornais e registros médicos. No entanto, esses documentos também podem ser falsificados ou imprecisos, o que torna a validação da idade ainda mais desafiadora.

Debates e desafios ao recorde

Existem muitos debates e desafios em torno do recorde da pessoa mais velha que já existiu. Alguns especialistas acreditam que a pessoa mais velha que já existiu foi Jeanne Calment, uma francesa que morreu em 1997 aos 122 anos. No entanto, alguns pesquisadores questionam a validade dos documentos de Calment e acreditam que ela pode ter morrido muito mais cedo do que o registrado.

Outra pessoa que é frequentemente citada como a pessoa mais velha que já existiu é Sarah Knauss, uma americana que morreu em 1999 aos 119 anos. No entanto, alguns pesquisadores também questionam a validade dos documentos de Knauss e acreditam que ela pode ter morrido mais cedo do que o registrado.

Em geral, é difícil determinar com certeza quem foi a pessoa mais velha que já existiu. Muitos dos registros históricos são incompletos ou imprecisos, e muitos dos processos de validação de idade são falhos. No entanto, os pesquisadores continuam a estudar e debater sobre o assunto, na esperança de encontrar uma resposta mais precisa.

Aline Silva

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que é o CID A09 do Código Internacional de doenças?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Pacientes com doenças crônicas devem evitar choque térmico em dias de calor extremo