O esports em nosso tempo é parte integrante da vida de muitos jovens e, às vezes, de pessoas bastante adultas. Muitos deles fazem apostas ggbet em seus times favoritos. Cybersport é uma competição em jogos de computador. Em 1997, graças a jogos como Quake e Doom 2, surgiu a primeira liga de ciberatletas – a Cyberathlete Professional League (CPL). Seu fundador é Angel Munoz. No mesmo 1997, Quake 2 apareceu e, um ano depois, o complemento Brood War para o jogo Starcraft de mesmo nome foi lançado. Este jogo recebeu um grande avanço no gênero RTS (Real Time Strategy), ou seja, estratégia em tempo real.
No próximo ano – e na próxima atualização que viu a luz do dia – Quake III Arena. Foi uma mistura de tudo de melhor das partes anteriores. Tudo estava presente nesta parte: velocidade, equilíbrio in-game, gráficos (muito bons para a época). Este jogo de tiro tornou-se o número 1 para jogadores que jogam ativamente jogos de computador. Quake III Arena evoluiu para uma disciplina de esports líder que entrou na CPL. Em 1999, um complemento apareceu para o popular jogo Half Life – Counter Strike, ao qual poucas pessoas inicialmente deram importância. No entanto, o complemento rapidamente ganhou popularidade entre os jovens e, eventualmente, também entrou na lista de disciplinas CPL.
Jogos Cibernéticos Mundiais
2001 é outro grande avanço no eSports, que foi associado à Samsung Electronics, a empresa apresenta o primeiro torneio global do mundo em jogos de computador – World Cyber Games (WCG). A premiação total do evento é um valor inédito e inédito na época de 600 mil dólares.
Os jogos oficiais do campeonato realizado em 2001 na Coreia do Sul foram:
— Contra-ataque 1.6
– Torneio irreal
– Quake III Arena
— StarCraft: Brood War
— Age of Empires II: Os Conquistadores
— FIFA 2001
430 jogadores de 33 países do mundo participaram do campeonato.
Fundo de prêmios: $ 300.000
O vencedor em cada disciplina do campeonato obteve:
1º lugar – $ 20.000 ($ 40.000 no Counter-Strike)
2º lugar – $ 10.000 ($ 20.000 no Counter-Strike)
3º lugar – $ 5.000 ($ 10.000 em Counter-Strike)
Uma característica interessante do torneio foram as eliminatórias em cada país, apenas o vencedor das eliminatórias de seu país compareceu ao torneio principal do ano. O WCG pode ser considerado o equivalente aos Jogos Olímpicos nos esports.
Em 2002, surgiu o jogo de culto da época Warcraft III, que imediatamente se tornou uma das disciplinas do WCG.
Copa do Mundo de Esportes Eletrônicos
Em 2003, outro campeonato de alto nível, o Electronic Sport World Cup (ESWC), patrocinado pela INTEL e NVIDIA, surge em Paris. As disciplinas oficiais do campeonato são:
— Counter-Strike 1.6
— Warcraft III Reinado do Caos
– Torneio irreal
– Quake III Arena
Também houve uma competição entre as meninas na disciplina Counter-Strike 1.6.
359 jogadores de 37 países participaram na França. O prêmio do campeonato foi de $ 156.000.
liga das lendas
No final de 2008, League of Legends (LoL) foi anunciado pela primeira vez. Este é um videogame MOBA desenvolvido e publicado pela empresa americana Riot Games. A jogabilidade empresta características do mapa DotA de Warcraft III: The Frozen Throne.
Este jogo se tornou uma nova etapa no desenvolvimento dos esportes eletrônicos no mundo. Vários membros muito ativos da comunidade DotA sentiram que a jogabilidade era tão divertida e tão inovadora que representava o nascimento de um novo gênero e merecia ser um jogo profissional autônomo com recursos amplamente expandidos e serviços próximos ao jogo. Agora LoL é uma das principais disciplinas de esports. Sua popularidade está crescendo a cada ano. Em 2012, League of Legends foi o jogo de PC mais jogado na América do Norte e na Europa em termos de horas jogadas pelos jogadores. Em setembro de 2016, o jogo alcançou mais de 100 milhões de jogadores mensais ativos.
Desde 2011, o LoL World Championship é realizado todos os anos, organizado pela desenvolvedora Riot Games, e sua premiação total cresce a cada ano, na primeira temporada foi de apenas $ 100.000. E o fundo de prêmios para 2016 já chegou a $ 5.000.000.
Dota 2
Em 13 de outubro de 2010, apareceu o anúncio do lançamento do jogo chamado Defense of the Ancients 2 (DOTA 2). Este MOBA é uma sequência independente do mapa mod DotA para Warcraft III.
O Dota 2 foi apresentado ao público pela primeira vez no The International, o primeiro torneio de jogos realizado na Gamescom em 2011. O prêmio inicial era de $ 1.600.000. O torneio em si se tornou uma vitrine para o jogo e um evento anual no cenário dos esports. Comentaristas conhecidos foram convidados para cobrir o torneio, incluindo transmissões de vídeo ao vivo (via Twitc ) em : chinês, alemão, inglês. Vale ressaltar que o primeiro campeão mundial foi o time ucraniano Natus Vincere (Na`Vi), que ganhou $ 1.000.000 pela vitória no torneio. No The International 2016, a premiação total foi de $ 20.000.000.
Counter Strike : Ofensiva Global
Em 12 de agosto de 2011, surgiram rumores de que a Valve estava desenvolvendo uma nova parte do jogo Counter-Strike chamada Counter Strike: Global Offensive (CS:GO). Os desenvolvedores prometeram manter o conceito e os fundamentos da jogabilidade da amada versão clássica do jogo – CS1.6.
O primeiro grande torneio na nova disciplina foi o DreamHack Winter 2012. O torneio foi realizado na cidade sueca de Jönköping. O prêmio do torneio foi de 300.000 SEK (coroas suecas) ou $ 50.000. A lendária equipe sueca Ninjas in Pyjamas (NiP) se tornou a primeira campeã na nova disciplina.
CIBERESPORTES NO MUNDO
China
Desde 2005, a China assumiu a liderança nos esportes eletrônicos. Boas condições para crescer como jogador profissional, uma Internet poderosa e, o que é muito importante, um grande número de rivais fortes contribuíram para que jogadores profissionais começassem a se mudar para Pequim. Em 2007, a China fez um pedido oficial de inclusão na lista de disciplinas olímpicas de e-sports.
EUA
Nos Estados Unidos da América, o esports recebe muita atenção, com grande parte da população do país jogando um jogo como Call Of Duty, que não é muito popular na Europa. Mas jogos como CS:GO, League of Legends ou Dota 2 também são muito procurados pelos residentes dos Estados Unidos, um grande número de campeonatos é realizado aqui todos os anos e a principal decoração dos esports nos Estados Unidos pode ser considerou a realização do maior torneio Dota 2 – The International, que acontece anualmente em Seattle. Em 2013, a disciplina de e-sports de League of Legends foi reconhecida como um esporte real e seus participantes foram reconhecidos como atletas reais. Isso facilita a entrada de jogadores de outros países nos EUA por meio de um sistema de visto simplificado.
G7
Em 2007, Mousesports, Fnatic e SK Gaming formaram a G7 League, uma associação das principais organizações de esportes eletrônicos. A motivação para isso foi a organização de transferências, a cooperação com ligas e torneios e a manutenção da classificação de equipes em diferentes disciplinas. Durante sua existência, a associação boicotou (os membros do G7 não competiram) CPL Winter 2007 e ESWC 2010 por falta de pagamento por temporadas de torneios anteriores.
WESA
Em 3 de maio de 2016, foi criada a World Esports Association (WESA). A nova organização é o resultado de um esforço colaborativo entre as principais equipes profissionais de esports e a maior empresa de esports do mundo, a ESL. Assim como as associações esportivas tradicionais, a WESA é uma organização aberta e inclusiva que visa profissionalizar os esportes eletrônicos por meio da representação de jogadores (através de agentes), normas padronizadas e divisão de receita entre equipes. O trabalho da WESA visa estabelecer um diálogo construtivo entre todas as partes interessadas. A criação do WESA é a etapa final de um processo de negociação que já dura muitos anos e envolve muitas equipes e organizadores. Oito equipes participaram da criação do WESA. Esta é uma das marcas de jogos múltiplos mais famosas do mundo: Fnatic, Natus Vincere, EnVyUs, Virtus.Pro, Gamers2, Faze, mousesports, Ninjas in Pyjamas. A Associação planeja envolver mais equipes no processo, por isso as negociações estão em andamento com várias organizações na Europa e na América do Norte.