em

Área da saúde: 5 cursos que vão além da medicina

Com diferentes abordagens, conheça profissões que envolvem os profissionais da saúde

A área da saúde é uma das áreas mais buscadas por estudantes que almejam cursar o ensino superior. Conforme um estudo recente feito pelo Google, 34% dos participantes expressaram interesse em seguir carreira na área da saúde, sendo que 14% manifestaram o desejo específico de estudar medicina.

Apesar de ser um dos cursos mais procurados da área, esses dados apontam que a medicina não é o único caminho para quem deseja ingressar na saúde. Diversos outros cursos estão disponíveis para quem deseja seguir carreira no ramo.

Fisioterapia

Os cursos voltados à Fisioterapia têm a responsabilidade de treinar profissionais para analisar e diagnosticar problemas relacionados a lesões e distúrbios de movimento no corpo. Além disso, os fisioterapeutas aplicam terapias por meio de massagens, equipamentos e exercícios específicos para estimular e recuperar os movimentos naturais da área afetada.

Com possibilidade de atuação em diversos campos, como clínicas particulares, hospitais, centros esportivos, academias e outros locais de reabilitação, os profissionais têm a oportunidade de se especializar por meio de cursos de pós-graduação.

Psicologia

A área da Psicologia é responsável por estudar o comportamento humano e capacitar profissionais para lidar com a saúde mental. Com uma variedade de abordagens teóricas e amplas oportunidades de atuação, os psicólogos podem escolher entre trabalhar diretamente no atendimento clínico, em recursos humanos de empresas, consultoria em marketing, entre outras áreas.

Biomedicina

A Biomedicina é a área responsável pelo estudo do comportamento do corpo humano quando exposto a uma variedade de microrganismos, como bactérias e vírus, por exemplo. Os biomédicos são encarregados de pesquisar doenças e também de contribuir para o combate a epidemias por meio do desenvolvimento de novas vacinas.

Além disso, a Biomedicina possibilita avanços nos tratamentos de fertilidade, terapias com células-tronco e outras pesquisas em laboratório. 

Embora os biomédicos frequentemente atuem em pesquisas laboratoriais, eles também estão capacitados para trabalhar em áreas como estética, indústria alimentícia, reprodução e agências de vigilância sanitária.

Técnico de Enfermagem

O técnico de Enfermagem oferece assistência direta aos pacientes, desempenhando um papel essencial na linha de frente do ambiente hospitalar. Durante o curso, esses profissionais são capacitados para uma variedade de tarefas, incluindo a preparação de medicamentos, medição de sinais vitais como pressão arterial, pulso e temperatura, e realização de curativos.

Em ambientes hospitalares com pacientes internados, o profissional também é responsável por atender às necessidades diárias dos enfermos, como alimentação, higiene e mobilidade.

Com diversas áreas de atuação, os graduados no curso técnico de Enfermagem têm a capacidade de trabalhar em uma ampla gama de ambientes, incluindo hospitais, clínicas particulares, ambulâncias, casas de repouso, centros de diagnóstico, escolas, empresas, entre outros.

Educação Física

Com o crescente número de pessoas aderindo às atividades físicas, a demanda por profissionais qualificados está aumentando. Os graduados em Educação Física têm a capacidade de planejar e ensinar rotinas de exercícios em ambientes esportivos, como clubes e academias. Além disso, esses profissionais adquirem conhecimentos em áreas como ortopedia e primeiros socorros para melhor atender às necessidades dos praticantes de atividades físicas.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Sair da versão mobile