Área da saúde: 5 cursos que vão além da medicina
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Educação

Área da saúde: 5 cursos que vão além da medicina

Com diferentes abordagens, conheça profissões que envolvem os profissionais da saúde

Leitura: 3 minutos

A área da saúde é uma das áreas mais buscadas por estudantes que almejam cursar o ensino superior. Conforme um estudo recente feito pelo Google, 34% dos participantes expressaram interesse em seguir carreira na área da saúde, sendo que 14% manifestaram o desejo específico de estudar medicina.

Apesar de ser um dos cursos mais procurados da área, esses dados apontam que a medicina não é o único caminho para quem deseja ingressar na saúde. Diversos outros cursos estão disponíveis para quem deseja seguir carreira no ramo.

Fisioterapia

Os cursos voltados à Fisioterapia têm a responsabilidade de treinar profissionais para analisar e diagnosticar problemas relacionados a lesões e distúrbios de movimento no corpo. Além disso, os fisioterapeutas aplicam terapias por meio de massagens, equipamentos e exercícios específicos para estimular e recuperar os movimentos naturais da área afetada.

Com possibilidade de atuação em diversos campos, como clínicas particulares, hospitais, centros esportivos, academias e outros locais de reabilitação, os profissionais têm a oportunidade de se especializar por meio de cursos de pós-graduação.

Psicologia

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

A área da Psicologia é responsável por estudar o comportamento humano e capacitar profissionais para lidar com a saúde mental. Com uma variedade de abordagens teóricas e amplas oportunidades de atuação, os psicólogos podem escolher entre trabalhar diretamente no atendimento clínico, em recursos humanos de empresas, consultoria em marketing, entre outras áreas.

Biomedicina

A Biomedicina é a área responsável pelo estudo do comportamento do corpo humano quando exposto a uma variedade de microrganismos, como bactérias e vírus, por exemplo. Os biomédicos são encarregados de pesquisar doenças e também de contribuir para o combate a epidemias por meio do desenvolvimento de novas vacinas.

Além disso, a Biomedicina possibilita avanços nos tratamentos de fertilidade, terapias com células-tronco e outras pesquisas em laboratório. 

Embora os biomédicos frequentemente atuem em pesquisas laboratoriais, eles também estão capacitados para trabalhar em áreas como estética, indústria alimentícia, reprodução e agências de vigilância sanitária.

Técnico de Enfermagem

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

O técnico de Enfermagem oferece assistência direta aos pacientes, desempenhando um papel essencial na linha de frente do ambiente hospitalar. Durante o curso, esses profissionais são capacitados para uma variedade de tarefas, incluindo a preparação de medicamentos, medição de sinais vitais como pressão arterial, pulso e temperatura, e realização de curativos.

Em ambientes hospitalares com pacientes internados, o profissional também é responsável por atender às necessidades diárias dos enfermos, como alimentação, higiene e mobilidade.

Com diversas áreas de atuação, os graduados no curso técnico de Enfermagem têm a capacidade de trabalhar em uma ampla gama de ambientes, incluindo hospitais, clínicas particulares, ambulâncias, casas de repouso, centros de diagnóstico, escolas, empresas, entre outros.

Educação Física

Com o crescente número de pessoas aderindo às atividades físicas, a demanda por profissionais qualificados está aumentando. Os graduados em Educação Física têm a capacidade de planejar e ensinar rotinas de exercícios em ambientes esportivos, como clubes e academias. Além disso, esses profissionais adquirem conhecimentos em áreas como ortopedia e primeiros socorros para melhor atender às necessidades dos praticantes de atividades físicas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Veja também

Saúde

Em estudo nos EUA, participantes que reduziram a ingestão de fontes de carboidratos simples (como massas e doces) tiveram crises menos frequentes do problema

Saúde

Pesquisa sugere maior consumo de produtos ricos em gordura, sal e açúcar entre jovens que jogam ou assistem a transmissões online de games

Saúde

Em pesquisa dinamarquesa, programa de um ano de exercícios permitiu ganhos expressivos que compensaram perda muscular posterior; ideal é que atividades físicas sejam praticadas...

Educação

Demanda em hospitais e clínicas de saúde impulsiona a procura por especializações no ramo

Publicidade

Publicidade