em

Colégios estaduais da Bahia seguirão protocolos com foco na segurança da comunidade escolar

Os protocolos estão disponíveis no Portal da Educação, do Governo da Bahia

As escolas da rede estadual de ensino seguirão um protocolo sanitário para a segunda fase do ano letivo continuum 2020/221, iniciado no dia 15 de março, e que passará para o híbrido, no dia 26 de julho. Para garantir a segurança dos estudantes e de toda a comunidade escolar, diversos procedimentos serão adotados, como aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras e distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas. Investimentos foram feitos para a disponibilização de álcool em gel 70%; instalação de pias e lavabos para a higienização das mãos; e colocação de tapetes sanitizantes, dentre outros medidas. Os protocolos estão disponíveis no Portal da Educação, no link: https://bit.ly/3hEveuj

(Foto: Claudionor Jr.)
(Foto: Claudionor Jr.)

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, explicou sobre as aulas no formato híbrido. “Neste novo momento, o estudante vai ter três dias na escola e três dias em casa. A escola vai informar aos estudantes o calendário dos dias alternados. Além da adequação das escolas com os protocolos sanitários, também disponibilizaremos máscaras para os educadores, trabalhadores e estudantes e mais uma farda para os estudantes nesta nova fase de aulas, para que tudo ocorra com responsabilidade e a segurança devida”.  

O diretor do Colégio Estadual Manoel Devoto, em Salvador, falou das adequações realizadas na unidade. “Desde 2020, a gente vem fazendo melhorais internas no ambiente escolar, a exemplo de instalação de pias, dispensers de álcool em gel 70%, marcações nos espaços com plotagem e fitas no chão. Já estamos preparados para a fase do ensino híbrido e discutimos com o colegiado escolar qual o melhor caminho para atuarmos no cotidiano para recebermos os nossos alunos com segurança”. 

Diálogo

Durante todo este tempo de pandemia, a SEC também buscou o diálogo com os diversos sujeitos da Educação, a exemplo dos estudantes; da UPB, UNDIME, UNCME, APLB; de sindicatos; dos fóruns de Educação; do Instituto de Educação Superior; e dos órgãos de controle, iniciativa que vem sendo fomentada, ainda mais, nestes dias que antecedem o início das atividades semipresenciais na rede estadual de ensino.  Nesta quarta-feira (14), por exemplo, a Secretaria promoveu um encontro com a UPB, UNCME e UNDIME sobre a questão.

(Foto: Claudionor Jr.)
(Foto: Claudionor Jr.)

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile