em

Gestão da Cobrança: Veja 5 tecnologias para o setor

A ideia é ter uma gestão controlada, auxiliando a diminuir problemas que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa

Clientes inadimplentes, é um problema que afeta de forma direta muitas empresas. Para que essa questão não saia do controle, o ideal é apostar em um sistema de gestão de cobrança. No entanto, com esse sistema, fica possível cobrar aqueles que não cumprem as datas, sem causar dores de cabeça e desfalque no seu financeiro. 

A ideia é ter uma gestão controlada, auxiliando a diminuir problemas que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa. Para entender melhor sobre essas tecnologias, continue a leitura e entenda o porquê automatizar a sua gestão e mensagens de cobrança

Boa leitura!

Como inovar o setor de cobrança da empresa

O setor de cobrança é um dos setores mais importantes de todas as empresas. Afinal é esse departamento que permite recuperação de crédito e cobrança dos clientes inadimplentes. Entretanto, com a pandemia, muitos profissionais perderam seus postos de trabalho, aumentando o número de pessoas devedoras. Isso faz com que o setor precise estar pronto para promover ações inteligentes e aquecer as finanças. 

Veja a seguir 5 dicas para inovar o seu setor de cobrança:

  • Aposte em novas tecnologias, como a tecnologia jurídica;
  • Realize treinamentos de capacitação para a sua equipe;
  • Reavalie o processo de atendimento;
  • Desenvolva análises inteligentes;
  • Invista em automação de crédito.

Gestão de cobrança e inadimplência

Infelizmente, a inadimplência vem apresentando crescimento nos últimos anos, o que faz com que empresas passem pelo mesmo problema, uma vez que não estão recebendo os pagamento em dia. Contudo, não receber acaba criando problemas e riscos para o seu capital de giro e operação.

Então, fazer um controle correto de inadimplência é mais do que necessário para que o seu financeiro não seja comprometido.

Gestão de cobrança e auxilio ao funcionário

Toda e qualquer empresa que realiza as  próprias cobranças, precisa aderir a uma gestão de cobrança. Uma forma de gerenciar dificuldades da melhor maneira, sem espantar os clientes na hora de recuperar crédito.

Por esse motivo, muitos preferem terceirizar essas atividades ou destinar a um funcionário de confiança. Assim evita riscos de arcar com tarefas que fogem do foco da sua empresa. A questão é que, manter um setor exclusivo para cobrança é complexo, porém necessário.

5 tecnologias para auxiliar a gestão de cobrança

Custos de operações focadas para a cobrança, podem ser altos e várias empresas passam a função de cobrar os inadimplentes para profissionais do time administrativo e financeiro. Isso porque muitas empresas veem a cobrança como uma perda e não utilizam das tecnologias que auxiliam a gestão de cobrança.

Para te ajudar com isso conheça 5 dessas tecnologias e como elas vão ajudar na recuperação do crédito de maneira eficaz e o melhor, com custos reduzidos, além também de implementar a régua de cobrança e de auxiliar nas cobranças extrajudiciais

#1 Cobradoras virtuais

Essa ferramenta tem autonomia para negociar as dívidas dos seus clientes de forma autônoma, oferecendo diversas formas de pagamento, o que consequentemente aumenta as chances de uma negociação efetiva. Se adaptar à realidade digital, promove menores custos nas operações. Afinal, os custos de central de cobrança ou operadoras são excluídos.

#2 Call Back

Trata-se de uma rotina passada como parâmetro para outros métodos. Sua função é completar rotinas ou ações. É uma função ou URL executado quando algum evento acontece ou depois que algum código atinge o estado desejado.

A vantagem do call back fica por conta do computador que realiza outros processos enquanto a resposta não chega, eliminando a necessidade de parar tudo e esperar uma resposta.

#3 Unidade de Resposta Audível (URA) 

O URA é um tipo de atendente eletrônica, que identifica dígitos e voz, reagindo com base nas informações, como por exemplo, na base de cadastros para a cobrança. O equipamento é muito utilizado para call center, retirando dúvidas e fornecendo informações sem a necessidade de um atendente.

Na contabilidade pode servir como uma central para os devedores solicitarem valores e até mesmo número de código de barras para pagamento do boleto.

#4 Ferramentas de análise de créditos

Ferramentas para análises de crédito como o SCPC Boa Vista e Serasa Experian, auxiliam na hora de entender o perfil do credor, avaliando se ele tem inadimplências com outras empresas. Essas ferramentas podem ser integradas ao seu banco de dados, junto com a inteligência de mercado. 

Um conjunto de dados relevantes para os esforços de marketing vindo de uma organização, tendo os objetivos de venda aptos.

#5 Chatbots

Um software que mantém uma conversa como usuário humano de forma natural e humana, através de aplicativos de mensagens, sites e até outras plataformas digitais. O foco é justamente interagir com as pessoas para passar a impressão de não estarem falando com máquinas.

Uma coisa é certa, a tecnologia de cobrança pode contribuir para o sucesso da sua empresa. Cobrar é uma missão complexa e toda ajuda se torna fundamental. Investir em boas ferramentas é uma decisão inteligente e melhora os resultados.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Bem de Família: você sabe o que é?

Final internacional de competição de desenvolvedores de games acontece no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Final internacional de competição de desenvolvedores de games acontece no Rio de Janeiro