Gestão da Cobrança: Veja 5 tecnologias para o setor
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Dica

Gestão da Cobrança: Veja 5 tecnologias para o setor

A ideia é ter uma gestão controlada, auxiliando a diminuir problemas que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa

Leitura: 4 minutos

Clientes inadimplentes, é um problema que afeta de forma direta muitas empresas. Para que essa questão não saia do controle, o ideal é apostar em um sistema de gestão de cobrança. No entanto, com esse sistema, fica possível cobrar aqueles que não cumprem as datas, sem causar dores de cabeça e desfalque no seu financeiro. 

A ideia é ter uma gestão controlada, auxiliando a diminuir problemas que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa. Para entender melhor sobre essas tecnologias, continue a leitura e entenda o porquê automatizar a sua gestão e mensagens de cobrança

Boa leitura!

Como inovar o setor de cobrança da empresa

O setor de cobrança é um dos setores mais importantes de todas as empresas. Afinal é esse departamento que permite recuperação de crédito e cobrança dos clientes inadimplentes. Entretanto, com a pandemia, muitos profissionais perderam seus postos de trabalho, aumentando o número de pessoas devedoras. Isso faz com que o setor precise estar pronto para promover ações inteligentes e aquecer as finanças. 

Veja a seguir 5 dicas para inovar o seu setor de cobrança:

  • Aposte em novas tecnologias, como a tecnologia jurídica;
  • Realize treinamentos de capacitação para a sua equipe;
  • Reavalie o processo de atendimento;
  • Desenvolva análises inteligentes;
  • Invista em automação de crédito.

Gestão de cobrança e inadimplência

Infelizmente, a inadimplência vem apresentando crescimento nos últimos anos, o que faz com que empresas passem pelo mesmo problema, uma vez que não estão recebendo os pagamento em dia. Contudo, não receber acaba criando problemas e riscos para o seu capital de giro e operação.

Então, fazer um controle correto de inadimplência é mais do que necessário para que o seu financeiro não seja comprometido.

Gestão de cobrança e auxilio ao funcionário

Toda e qualquer empresa que realiza as  próprias cobranças, precisa aderir a uma gestão de cobrança. Uma forma de gerenciar dificuldades da melhor maneira, sem espantar os clientes na hora de recuperar crédito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Por esse motivo, muitos preferem terceirizar essas atividades ou destinar a um funcionário de confiança. Assim evita riscos de arcar com tarefas que fogem do foco da sua empresa. A questão é que, manter um setor exclusivo para cobrança é complexo, porém necessário.

5 tecnologias para auxiliar a gestão de cobrança

Custos de operações focadas para a cobrança, podem ser altos e várias empresas passam a função de cobrar os inadimplentes para profissionais do time administrativo e financeiro. Isso porque muitas empresas veem a cobrança como uma perda e não utilizam das tecnologias que auxiliam a gestão de cobrança.

Para te ajudar com isso conheça 5 dessas tecnologias e como elas vão ajudar na recuperação do crédito de maneira eficaz e o melhor, com custos reduzidos, além também de implementar a régua de cobrança e de auxiliar nas cobranças extrajudiciais

#1 Cobradoras virtuais

Essa ferramenta tem autonomia para negociar as dívidas dos seus clientes de forma autônoma, oferecendo diversas formas de pagamento, o que consequentemente aumenta as chances de uma negociação efetiva. Se adaptar à realidade digital, promove menores custos nas operações. Afinal, os custos de central de cobrança ou operadoras são excluídos.

#2 Call Back

Trata-se de uma rotina passada como parâmetro para outros métodos. Sua função é completar rotinas ou ações. É uma função ou URL executado quando algum evento acontece ou depois que algum código atinge o estado desejado.

A vantagem do call back fica por conta do computador que realiza outros processos enquanto a resposta não chega, eliminando a necessidade de parar tudo e esperar uma resposta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

#3 Unidade de Resposta Audível (URA) 

O URA é um tipo de atendente eletrônica, que identifica dígitos e voz, reagindo com base nas informações, como por exemplo, na base de cadastros para a cobrança. O equipamento é muito utilizado para call center, retirando dúvidas e fornecendo informações sem a necessidade de um atendente.

Na contabilidade pode servir como uma central para os devedores solicitarem valores e até mesmo número de código de barras para pagamento do boleto.

#4 Ferramentas de análise de créditos

Ferramentas para análises de crédito como o SCPC Boa Vista e Serasa Experian, auxiliam na hora de entender o perfil do credor, avaliando se ele tem inadimplências com outras empresas. Essas ferramentas podem ser integradas ao seu banco de dados, junto com a inteligência de mercado. 

Um conjunto de dados relevantes para os esforços de marketing vindo de uma organização, tendo os objetivos de venda aptos.

#5 Chatbots

Um software que mantém uma conversa como usuário humano de forma natural e humana, através de aplicativos de mensagens, sites e até outras plataformas digitais. O foco é justamente interagir com as pessoas para passar a impressão de não estarem falando com máquinas.

Uma coisa é certa, a tecnologia de cobrança pode contribuir para o sucesso da sua empresa. Cobrar é uma missão complexa e toda ajuda se torna fundamental. Investir em boas ferramentas é uma decisão inteligente e melhora os resultados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Veja também

Artigos

É essencial ter uma abordagem muito organizada e consciente em relação ao gerenciamento do seu tempo.

Tecnologia

Abaixo, apresento algumas dicas para prolongar a vida útil da bateria do seu celular

Dica

Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção

Artigos

É essencial que os líderes estejam dispostos a ouvir atentamente e valorizar as contribuições de suas equipes

Publicidade

Publicidade