em

Brasil é o segundo maior público consumidor de séries e filmes

Mas quais são os países que mais assistem a séries e filmes online? E quais são os hábitos e preferências desse público? Continue lendo

As séries e os filmes são formas de entretenimento que conquistam milhões de pessoas ao redor do mundo. Com o avanço da tecnologia e o surgimento das plataformas de streaming, ficou mais fácil e acessível consumir esse tipo de conteúdo on-line, a qualquer hora e lugar.

Mas quais são os países que mais assistem a séries e filmes online? E quais são os hábitos e preferências desse público? Para responder a essas perguntas, vamos analisar uma pesquisa realizada pelo Cupom Valido.

Isso a partir de dados coletados dos sites Statista e JustWatch, que revelam o perfil dos consumidores de séries e filmes on-line no Brasil e no mundo.

Segundo pesquisa, Brasil é o segundo país que mais consome séries e filmes

Um dos dados mais impressionantes da pesquisa é que o Brasil é o segundo país no mundo com mais assinantes de plataformas de streaming, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo o levantamento, 18 milhões de brasileiros consomem pelo menos um dos serviços de séries, filmes, documentários e novelas online, enquanto os norte-americanos somam 67 milhões de assinantes.

O Brasil está à frente de países como Reino Unido, Alemanha, França e Japão, mostrando que os brasileiros são grandes fãs desse tipo de entretenimento. A pesquisa também mostra quais são as três plataformas de streaming mais usadas no Brasil, sendo a Netflix a líder, com 30% da preferência dos usuários, seguida pelo Amazon Prime Video, com 21%, e pelo Disney+, com 15%.

88% dos brasileiros já passaram a noite maratonando séries e filmes

Outro dado curioso da pesquisa é que 88% dos brasileiros já viraram a noite maratonando séries ou filmes, ou seja, assistindo a vários episódios ou títulos seguidos sem interrupção. Esse hábito mostra o quanto os brasileiros se envolvem com as histórias e os personagens que acompanham nas telas.

Outro ranking interessante são as séries mais buscadas pelos brasileiros em 2022, sendo Sandman, Euphoria, Dahmer: um canibal americano e The Boys. Essas séries têm grandes elementos como ação, suspense, fantasia e drama, que prendem a atenção do público.

Principais gêneros de séries e filmes assistidos

O drama é o gênero preferido dos brasileiros na hora de escolher uma série ou um filme para assistir online. Com quase 50% dos usuários consumindo esse tipo de conteúdo como primeira opção. Na sequência estão ação/aventura, comédia e animação. 

Essa preferência pelo drama pode ser explicada pela tradição da teledramaturgia no Brasil, que sempre teve grandes audiências na TV aberta. As séries e os filmes dramáticos permitem uma maior identificação do público com os conflitos e as emoções dos personagens, além de apresentarem estruturas narrativas mais complexas e envolventes.

Muitos dos conteúdos exibidos nos serviços de streaming estão na TV paga, outra forma bastante famosa de acesso ao entretenimento no Brasil. Os canais sky, por exemplo, são muitas vezes referência para novos títulos que vêm ganhando audiência na internet.

Principais companhias ao assistir séries e filmes

A pesquisa também mostra com quem os brasileiros gostam de assistir a séries e filmes on-line. A maioria (55%) prefere assistir sozinho, aproveitando o momento para relaxar e se divertir sem interferências. Outros (35%) gostam de assistir acompanhados do parceiro ou da parceira, transformando o programa em um momento romântico ou de cumplicidade.

Há também aqueles (10%) que preferem assistir com amigos ou familiares, compartilhando opiniões e risadas sobre o conteúdo.

Motivos pelos quais os brasileiros assistem a séries e filmes

Por fim, a pesquisa também investiga quais são os motivos pelos quais os brasileiros assistem a séries e filmes on-line. Os principais são: escapar da realidade (40%), aprender algo novo (30%), se emocionar (20%) e se inspirar (10%).

Esses motivos mostram que as séries e os filmes não são apenas formas de entretenimento, mas também de educação, reflexão e transformação. Eles permitem que os espectadores viajem por diferentes mundos, culturas e épocas, ampliando seus horizontes e conhecimentos.

Leia também: Embarque numa viagem pelo mundo com cinco filmes.

Além disso, essas histórias provocam sentimentos e sensações, como alegria, tristeza, medo, raiva e surpresa, propiciando momentos únicos de conexão com os personagens e a trama. Muitas dessas histórias são capazes de nos inspirar a mudar atitudes, comportamentos e valores, seguindo exemplos de personagens que admiramos ou rejeitamos.

Agora, por uma ótica diferente, podemos observar a questão do poder aquisitivo dos brasileiros para acessar conteúdos de streaming. A diversidade de pagamentos, com opção de planos pré-pago e pós-pago, são facilitadores para o amplo alcance dos brasileiros.

Além disso, o compartilhamento de assinatura entre familiares também facilita o acesso dos consumidores.

Conclusão

O Brasil se destaca como um dos líderes mundiais no consumo de séries e filmes on-line, demonstrando uma paixão e uma curiosidade por esse tipo de entretenimento. As séries e os filmes oferecem ao nosso povo a oportunidade de viajar por diferentes realidades, além de aprender novos conhecimentos, sentir diversas emoções e se inspirar em novas possibilidades.

Esses conteúdos também refletem as preferências, os hábitos e os motivos dos brasileiros na hora de escolher o que assistir, revelando aspectos da nossa cultura e personalidade. Assim, as séries e os filmes não são apenas formas de diversão, mas também de expressão e de transformação dos brasileiros.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como funciona um gateway de pagamento?

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Bahia ganha mais de R$ 184 milhões no primeiro semestre para merenda escolar