em

Deseja uma viagem diferente? Conheça as principais regiões para o enoturismo

Ideal tanto para os amantes de vinhos quanto para quem quer um passeio diferente, o enoturismo é a fuga ideal da rotina

Apreciar um bom vinho é sempre algo muito bem-vindo em qualquer hora do dia. Agora imagine misturar essa experiência com o descobrimento de novos lugares, e ainda experimentar o que tem de melhor dentro das vinícolas brasileiras. Pois bem, isso é mais possível do que você pode pensar. 

Conhecido como enoturismo, este modelo de viagem baseia todo o seu itinerário nos principais vinhedos das regiões visitadas. Com isso, é possível ter a oportunidade única de conhecer de perto a produção dos vinhos, desde as videiras, passando pelo processo de fermentação, até o seu engarrafamento.

E, se você imagina que é somente uma questão de ficar observando, igual a uma visita de museu, está completamente enganado. Dentro dessas vinícolas, é possível degustar diversos rótulos junto da mais alta gastronomia, selecionada especialmente para potencializar todo o sabor dos diferentes tipos de vinhos disponíveis. 

Por que “enoturismo”?

A palavra enoturismo é derivada do radical “eno”, que em latim significa vinho. Este tipo de viagem, conforme dito anteriormente, significa conhecer de forma mais profunda todo o universo da bebida. 

Lugares para se fazer enoturismo

Muitas pessoas acham que fazer esse tipo de passeio se resume a andar pelas pradarias da Itália, ouvindo O Sole Mio de Luciano Pavarotti, enquanto os ventos batem no seu rosto e um belo pôr do sol nas suas costas. Entretanto, apesar do cenário hollywoodiano bastante desejado, não é necessário fazer uma viagem internacional para isso. 

No Brasil, existem excelentes vinícolas ideais para o enoturismo. No caso, elas podem ser visitadas tanto para os entusiastas dos vinhos quanto para quem deseja conhecer mais um pouco sobre a bebida ou apenas realizar um novo tipo de viagem. Veja alguns dos melhores destinos abaixo. 

São Roque (São Paulo)

A somente 60 km da capital paulistana, São Roque tem uma história bastante atrelada à produção de vinhos. Dentro da cidade, é possível trilhar o Roteiro do Vinho, e a partir dele conhecer a Estrada do Vinho, a Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima.

Ao longo de todas essas estradas, existem diversas vinícolas onde é possível ter ótimas refeições e conhecer mais sobre todas as etapas de produção dos vinhos. Se o período de viagem for entre janeiro e fevereiro, é possível colher as frutas do pé (ato chamado de Vindima) e até mesmo participar da tradicional Pisa da Uva. 

Essa é uma celebração da cultura vinícola regional, por conta da tradição de amassar as uvas com os pés, o que, segundo dizem, garante um toque especial para os vinhos produzidos. A recomendação é visitar a Vinícola Góes, a Quinta do Olivardo e uma estadia no Hotel Villa Rossa.

Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)

Conhecida também como a Toscana brasileira, o Vale dos Vinhedos fica a cerca de 120 km de Gramado e de Porto Alegre, e é dividida por três municípios: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Viajar para essa região é se aventurar em diferentes tipos de vinhos, afinal de contas, há uma série de vinícolas diferentes que podem ser produções familiares ou até mesmo grandes exportadoras brasileiras de vinho, como a Miolo. 

É o local ideal para fazer piqueniques românticos entre as parreiras, fazer passeios guiados pelas cavas, aulas com enólogos e comprar diversos rótulos em lojas de fábrica. Além disso, também é possível realizar a degustação de vinhos excepcionais, como os derivados da uva merlot, que é a principal casta cultivada na Serra Gaúcha e tem sua colheita feita no padrão do seu país de origem, a França. 

Fica aqui a recomendação de visita para a Almaúnica, a Casa Valduga e a Lídia Carraro. Assim como em São Roque, a Pisa da Uva também ocorre no início do ano, gerando uma época bastante interessante para planejar uma viagem para a região.

Vale do São Francisco (Pernambuco)

Nem somente de praias vive o turismo pernambucano. Além das muitas outras atrações turísticas, é possível encontrar belos vinhedos localizados entre a Bahia e Pernambuco, depois de uma viagem relativamente longa de carro. Porém, é algo realmente recompensador. Afinal de contas, a produção de vinhos na região se origina desde 1960, se consolidando a partir dos anos 90. Ou seja, um prato cheio para quem gosta de saber mais sobre as histórias das vinícolas. 

Para a visita, recomendamos o Rio Sol, onde é possível realizar até quatro tipos de passeios diferentes. Lá também podem ser feitas visitas guiadas, incluindo um trajeto de catamarã, com direito a banho no Rio São Francisco. Além disso, uma dica nessa região é assistir ao pôr do sol, que se provou um espetáculo natural único.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Sair da versão mobile