Entender sobre as histórias, conhecer artistas renomados ou anônimos, aproveitar para desfrutar da arte contemporânea, tecnológica e até mesmo de monumentos antigos: os museus trazem essa oportunidade de adquirir conhecimento e apreciação da cultura. No Brasil, existem diversos museus nas cidades, que podem ser uma boa opção de passeio para incluir no roteiro de viagem.

Um dos mais conhecidos em São Paulo é o MASP, localizado na Avenida Paulista, na capital. Fundado em 1947 e com um vão livre de 74 metros quadrados, o museu reúne diversas obras e tem exposições importantes durante o ano. É considerado um dos museus mais modernos, e por sua boa localização, acontecem também feiras livres, exibição de filmes e manifestações.

Ainda falando sobre os museus de São Paulo, outro que reúne em torno de 10 mil obras de artes brasileiras é a Pinacoteca, localizada na Praça da Luz, e foi construída em 1900, sendo assim o museu mais antigo da capital. Há obras e acervos antigos e modernos da brasilidade, além de exposições temporárias e fixas. 

Para quem gosta de museus com interação, uma boa opção é o museu Catavento, principalmente para passear com crianças e adolescentes, sendo que a proposta é ser um espaço educativo, interativo e cultural.

Já no Rio de Janeiro um grande museu conhecido é o Museu do Amanhã, que é um dos principais roteiros a serem feitos na região, já que tem algumas obras digitais  contando sobre a degradação ambiental e a sustentabilidade, sendo que boa parte do museu também foi construída com base neste mesmo tema.  

Inhotim é um museu na região de Minas Gerais, considerado um dos maiores museus ao ar livre da América Latina. Por ser a céu aberto, ele tem exposições no meio da natureza, contendo monumentos, além dos belíssimos jardins, lagos e galerias com obras importantes.

Um dos mais importantes museus do Brasil está localizado em Curitiba, que é o museu Oscar Niemeyer, também conhecido como “museu do olho”, por conta do seu formato. Dentro dele, existem obras de artistas importantes como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Também já foi centro de exposições nacionais e internacionais.

Conhecer os museus espalhados pelo país é uma ótima forma de turistar e se aprofundar culturalmente sobre a história do Brasil. Por isso, quem planeja passar por alguns destes destinos nas próximas férias, pode começar a organizar a viagem e incluir um roteiro para conhecer os museus. Durante o planejamento da viagem, além de destacar os pontos turísticos que pretende conhecer, é importante ficar atento às opções de passagens aéreas em promoção e também de hospedagem. 

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora