A higiene oral é uma parte muito importante da rotina matinal de qualquer pessoa, pois é essencial realizar a limpeza bucal antes de tomar o café da manhã, tanto para garantir um hálito agradável quanto para o bem-estar e a saúde oral.

Ter uma rotina de manhã tem o poder de determinar a qualidade do seu dia, além de preservar sua saúde e ser a responsável por garantir uma boa energia vital para realizar as tarefas do dia a dia.

Para começar um dia de forma saudável, é possível seguir alguns passos, como:

  • Realizar a higiene bucal;
  • Ter uma rotina de skin care;
  • Fazer alongamentos e exercícios;
  • Tomar um bom café da manhã.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é que após o café da manhã é preciso realizar a escovação dos dentes novamente.

Isso porque a primeira escovação ao acordar serve para remover a saburra lingual, que é uma espécie de capa de cor branca que cria em volta da língua durante a noite, e para retirar a película que cria nos dentes.

A criação desses tipos de películas é devido ao trabalho do organismo durante a noite, onde substâncias do esôfago, nariz e traqueia circulam pela região da boca. 

Caso elas não sejam removidas antes do café da manhã, essas películas podem ser usadas pelas bactérias para fixar os açúcares e outros restos de alimentos nos dentes.

Já a escovação após o café da manhã, serve para remover os restos de alimentos da refeição e garantir um hálito saudável e agradável até a próxima escovação, depois do almoço.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como evitar o mau hálito matinal?

O mau hálito, também conhecido como halitose matinal, pode ser um problema para muitas pessoas no período da manhã, mesmo depois de escovar os dentes. 

Embora desagrádavel, ele não indica um problema de saúde, pois também é causado pela saburra lingual, devido ao período de jejum prolongado e a baixa salivação durante a noite de sono.

Para evitar esse tipo de incômodo, é importante realizar a higiene bucal de forma adequada, principalmente se você utiliza um aparelho lingual ou outro tipo de aparelho nos dentes.

Além disso, a escovação correta dos dentes antes de dormir também é um fator importante para evitar o mau hálito durante a manhã.

Para que isso não ocorra, lembre-se de utilizar o fio dental antes da escovação, e depois de escovar todos os dentes corretamente, procurando fazer o uso do enxaguante bucal recomendado por um profissional de odontologia.

Caso tenha dúvidas de quais os produtos utilizar para este processo, procure por uma clinica implante dentário e consulte um profissional para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Realizar a higiene oral de forma correta, principalmente antes do café da manhã, pode evitar uma série de problemas bucais, como a formação de cáries e outros problemas periodontais.

Por isso, quando achar necessário, não hesite em procurar um dentista de sua confiança para realizar um orçamento de preço de limpeza de dente, que também é um procedimento importante para manter a saúde bucal e prevenir problemas mais sérios.

Cuidados de higiene bucal para quem usa aparelho 

Os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados para aqueles que fazem algum tratamento bucal, e principalmente para quem utiliza algum tipo de aparelho ortodôntico, como o aparelho odontológico transparente

Isso porque uma má higiene bucal pode interferir nos tratamentos, ou até mesmo piorar alguma doença bucal que esteja sendo tratada.

Para evitar esse tipo de transtorno, é preciso seguir a risca todas as recomendações que o seu dentista de confiança recomendou, além de seguir algumas outras dicas, como:

  • Usar uma escova apropriada;
  • Escovar os dentes com cuidado e sem pressa;
  • Não esquecer de usar o fio dental;
  • Realizar a limpeza da língua;
  • Trocar a escova de dentes periodicamente;
  • Evitar certos tipos de alimento. 

Para quem utiliza aparelho lingual preço, por exemplo, pode ser necessário evitar o consumo de alimentos duros, como o torresmo, castanhas e a pipoca. Os alimentos com fiapos também devem ser evitados, como a manga e o kiwi.

As guloseimas como gomas de mascar, balas e pirulitos também devem ser evitados, pois há o risco do doce grudar no aparelho e acabar quebrando a estrutura.

Entretanto, se sentir muita vontade de consumir esses alimentos, procure ingerir em pedaços pequenos e fáceis de mastigar, e logo após realize com muito cuidado e precisão a higiene do aparelho e dos dentes.

Antes, lembre-se de consultar o seu dentista e conversar com ele sobre essa decisão, pois um descuido pode interferir ou prolongar o seu tempo total de tratamento.

*Conteúdo colaborativo de Status Fit Center

Conteúdo de colaborador*

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de responsabilidade do autor.