em

Os impactos do câncer na saúde bucal

Muitas pessoas acabam descobrindo o câncer já em um nível avançado, isso se deve a falta de cuidado em perceber os sintomas dele já que são bem comuns entre vários brasileiros

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Ele é temido por todos, já destruiu muitas vidas e famílias, todos correm o risco de contraí-lo e o seu tratamento está longe de ser fácil, estamos falando do pesadelo chamado câncer.

O que muitos não sabem é que ele pode fazer muito mal não só ao organismo das pessoas, mas também, a sua saúde bucal. Isso mesmo, o tumor pode gerar outros tipos de doenças bucais que vamos abordar neste artigo.

Câncer: O que é, sintomas, tratamentos e efeitos

O que é?

O tumor, também conhecido como câncer, é gerado a partir da multiplicação incorreta de células do DNA, que começam a desempenhar uma função diferente da qual lhe foi geneticamente designada, gerando anormalidades no organismo. 

Essa alteração na produção de células começa a danificar órgãos vitais do organismo, levando o paciente a tratamento intensos e extremamente agressivos para o seu corpo. Os lugares mais comuns onde o câncer pode aparecer são:

  • Pulmão;
  • Mama;
  • Próstata;
  • Estômago;
  • Esôfago.
(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Sintomas

Muitas pessoas acabam descobrindo o câncer já em um nível avançado, isso se deve a falta de cuidado em perceber os sintomas dele já que são bem comuns entre vários brasileiros. Alguns deles podem ser:

  • Inchaços ou caroços;
  • Febre;
  • Dores locais;
  • Vômito;
  • Cansaço;
  • Perda de peso.

Em alguns casos como o câncer de mama, o toque é indispensável para verificar algum caroço ou anormalidade nessa região. Se algo for detectado, não hesite em procurar o seu médico e realizar um exame de prevenção.

Tratamentos

Além dos remédios passados pelos médicos, o tratamento do câncer envolve dois procedimentos muito conhecidos e agressivos ao corpo do paciente. São a quimioterapia e a radioterapia.

Quimioterapia

Se baseia no tratamento através da inserção de substâncias químicas que tem como objetivo principal destruir e/ou neutralizar as células cancerígenas dentro do corpo do paciente.

O tratamento pode ser feito por via oral ou com injeção diretamente na veia. Por conter fortes substâncias em seu conteúdo, a quimioterapia também apresenta efeitos colaterais agressivos, como:

  • Perda de cabelo;
  • Anemia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Perda de apetite;
  • Infecções.

Radioterapia

Ela já se baseia no tratamento através de raios de radiação ionizantes que vão ao encontro do local prejudicado pelo tumor. Esses raios têm a função de destruir as células cancerígenas e impedir a sua proliferação. 

Infelizmente, durante este procedimento a radiação acaba destruindo células boas do corpo, e isso também gera péssimos efeitos colaterais, como:

  • Vermelhidão na pele;
  • Náusea e vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Coceira;
  • Perda de peso.

Existem outros tipos de tratamentos contra o câncer, tudo depende do estado do paciente e do nível de gravidade do tumor. Em alguns casos, até mesmo um transplante de medula pode salvar a vida de alguém. 

Efeitos

O câncer é uma das doenças mais agressivas que existem, a cura é um resultado muitas vezes descartado por alguns médicos e os tratamentos servem para neutralizar os sintomas e tentar fazer o paciente viver um pouco mais.

Grande parte do sofrimento provocado pela doença é minimizado com os tratamentos, mas eles também não deixam a pessoa totalmente livre das dores. Esses tratamentos também causam resultados não muito agradáveis para o paciente, resultados que já apontamos anteriormente. 

E como o câncer interfere na saúde bucal?

Quando uma pessoa descobre um tumor, o último lugar em que ela pensa em comparecer é no dentista. No entanto, este profissional também deve ser levado em consideração, pois o câncer pode trazer sérios problemas a sua saúde bucal.

Desde quando a pessoa descobre o câncer até o tratamento, diversas células do seu corpo são destruídas, entre elas, umas das mais importantes, as células imunológicas.

Essas células pertencem ao sistema imunológico que é o responsável pela proteção do nosso corpo contra doenças e infecções. Com esta importante parte do corpo em ameaça por conta do tumor, todas as outras áreas ficam expostas a diversos tipos de mal, e a saúde bucal também entra em perigo.

Com o sistema imunológico comprometido e os dentes expostos a infecções e bactérias, doenças como a periodontite podem ocorrer rapidamente, e se não tratada a tempo, pode fazer o paciente recorrer a algum serviço odontológico como o implante dentário valor.

O tratamento também pode causar graves problemas nos dentes devido a suas grandes e intensas substâncias injetadas no corpo do paciente. A radioterapia, por exemplo, pode afetar a gengiva e a raiz dos dentes, enfraquecendo a base deles e fazendo o paciente procurar o valor de determinados serviços como: quanto custa um implante dentário, por exemplo.

O câncer também pode trazer outras doenças para os dentes, como: 

Mucosite oral

É uma hipersensibilidade e queimação na mucosa oral, impedindo a nutrição e hidratação desta área que, se não estiver saudável, pode causar graves problemas como a gengivite. 

Chegando neste nível, o paciente começa a cogitar e comparar preços de serviços para amenizar a grave situação, como por exemplo, uma restauração de dente quanto custa, é uma das opções de tratamentos para a doença.

Xerostomia

Diminuição do fluxo de saliva na boca, deixando a região bem mais seca. Com a falta da quantidade correta de saliva para higienizar a boca e protegê-la de doenças e infecções, a região bucal fica mais propícia a germes e bactérias como a cárie.

A cárie é uma das doenças bucais mais comuns entre as pessoas, parece inofensiva mas, se não for tratada desde o início, pode afetar a raiz dos dentes, fazendo o paciente chegar até a realizar uma extração de dente em último caso.

Trombocitopenia

Problemas de coagulação sanguínea que podem gerar feridas na região da boca e provocar grandes sangramentos, levando o paciente até a realizar uma cirurgia para amenizar a situação.

Dicas para cuidar da saúde bucal durante um tratamento de câncer

Esse momento delicado exige muito cuidado não só com a saúde física, mas também com a bucal. Abaixo seguem algumas dicas que podem parecer muito simples mas que farão toda a diferença no cuidado com os seus dentes:

  • Escova os dentes pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Não esqueça de escovar a língua;
  • Use fio dental após todas as refeições;
  • Não enxague a boca com água corrente após o uso do enxaguante bucal;
  • Tome bastante água;
  • Visite o dentista pelo menos de 3 em 3 meses.

Considerações finais!

Esperamos que este artigo tenha esclarecido muitos pontos importantes sobre os perigos do câncer tanto para a saúde em geral quanto para a bucal.

Se tiver algum sintoma ou queixa, não hesite em procurar o seu médico para realizar exames e receber um diagnóstico confiável.

Não deixe de cuidar da sua saúde, seja ela física, mental ou bucal. Seu bem estar e qualidade de vida merecem atenção e cuidado.

*Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 1.649 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Imagem ilustrativa/Aleš Kartal por Pixabay)

O que é Periodontite e como evitar?