em

Brasil apresentará cerca de 71 mil novos casos de câncer de próstata até 2025

Novo estudo da Fiocruz reforça a importância de um diagnóstico precoce, que pode reverter o quadro em 90% dos casos

(Imagem ilustrativa/Freepik)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou um levantamento relacionado à prevalência do câncer de próstata no Brasil. Conforme o estudo, a estimativa é que o país registre aproximadamente 71 mil novos casos da doença até 2025, número consideravelmente maior que os 65 mil registrados entre 2020 e 2022. O risco estimado sobe a 71 diagnósticos para cada 100 mil homens.

Esses dados preocupam os profissionais de saúde, pois o câncer de próstata é o segundo tumor mais incidente na população masculina. Apesar de não ser o mais letal, seus números continuam sendo expressivos: entre 2019 e 2021, foram mais de 47 mil óbitos decorrentes da doença. Por se tratar de uma doença silenciosa, na maioria dos casos, o paciente só começa a sentir sintomas quando já se encontra em um estágio avançado, o que pode comprometer o sucesso do tratamento.

O mês de novembro é palco da campanha Novembro Azul, que visa conscientizar a população a respeito dos perigos do câncer de próstata e da importância de um diagnóstico precoce. Estima-se que 90% dos casos possam ser curados quando o tumor é detectado em seus estágios iniciais, o que faz toda a diferença no tratamento. Contudo, acaba sendo um processo que depende exclusivamente de exames periódicos, já que a doença é silenciosa.

O câncer de próstata é mais incidente em homens que estão na terceira idade, acima dos 60 anos. Ainda assim, os profissionais recomendam iniciar alguns exames de rotina a partir dos 45 anos, quando os riscos começam a aumentar. Quem já apresenta casos da doença na família precisa iniciar esses cuidados mais cedo, pois as chances de desenvolver o tumor são maiores.

Independentemente das circunstâncias, a recomendação é que qualquer pessoa realize check-ups regulares anualmente, pois esses exames são indispensáveis para o diagnóstico de doenças silenciosas. No caso de um homem com mais de 45 anos, é possível detectar irregularidades relacionadas à próstata por meio de um exame de sangue e de toque retal, que analisa a glândula diretamente.

Quando o tumor é detectado nesse estágio em que não apresenta sintomas, o médico responsável poderá tomar as providências necessárias para eliminá-lo antes que evolua e cause novas complicações. Aproximadamente 95% dos casos em que o paciente já apresenta sintomas representam um estágio avançado e mais difícil de ser tratado, então o ideal sempre é se prevenir através desses exames.

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata incluem:

  • dor ao urinar;
  • vontade de urinar com uma frequência maior que de costume;
  • presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • diminuição do jato de urina e demora para conseguir começar a urinar. 

Todos esses sinais já indicam possíveis complicações e a necessidade de procurar um médico com urgência (mas nem sempre estão relacionados com câncer, podendo se tratar de outras doenças do trato urológico).

Assim como não existe um método específico para se prevenir do câncer, também não se sabe com exatidão o que causa a doença. Sabe-se que alguns fatores podem elevar seus riscos, como tabagismo, alcoolismo, obesidade e histórico familiar do mesmo tipo de tumor. Contudo, ainda existe uma chance mínima de desenvolver o problema aleatoriamente, mesmo sem se encaixar nos grupos de risco.

Os profissionais de saúde, incluindo oncologistas, urologistas e aqueles formados na faculdade de biomedicina, estão continuamente buscando novas formas de diagnosticar a doença e facilitar o tratamento. Ainda que não seja possível garantir a prevenção por completo, a melhor forma de combater o câncer de próstata é através do diagnóstico precoce, então todos precisam fazer sua parte de manter os exames de rotina em dia.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Audiência de conciliação: Saiba o que é e como resolver conflitos de forma mais rápida e amigável

(Foto: Melissa/Pixabay)

O que tem de novo na Netflix? 5 dicas do que assistir em novembro