A década de 1990 promoveu diversas mudanças no mundo da moda. Além das calças de cintura baixa, bandanas e peças com brilhos, essa época inovou ao trazer a moda outwear para as ruas.

Esse estilo é marcado por mostrar partes da lingerie de forma parcial ou total. É possível encontrar peças em diferentes estilos para compor o visual outwear, desde sutiãs até bodies e corpetes, que podem conter alças, rendas e até pedrarias.

Por isso, se você precisa renovar os sutiãs no seu armário e quer investir em uma peça com renda, confira algumas dicas para montar looks incríveis no estilo outwear com corset.

Como usar?

O primeiro passo para quem quer aderir ao estilo outwear é não ter medo de inovar. Buscar equilíbrio entre os cortes de diferentes peças é uma dica de ouro para acertar. A lingerie deve aparecer, mas ela não deve ficar exageradamente em evidência. 

Outra regra básica é não usar uma blusa ou vestido transparente, ou com muitas rendas de cor clara e um sutiã outwear em cor escura. É fundamental que as peças dialoguem entre si — tanto a modelagem quanto as cores —.

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Ocasiões

Se você escolher vestir sutiãs encorpados ou corpetes com as tiras expostas, uma boa opção é colocar um blazer por cima e uma saia mais curta para destacar a lingerie. Além de ousada e sexy, essa combinação é ótima para ocasiões que exigem um visual mais produzido (uma saída à noite com amigos, por exemplo).

No que se refere à moda outwear, é importante ter em mente que ela é mais casual, embora possa conferir um ar mais chique. Esse tipo de lingerie é mais sexy, o que a torna totalmente inadequada para ambientes que exigem seriedade, como o de trabalho.

Corset

Essa peça é cortada em diversos painéis, unidos por várias costuras e estruturados com hastes rígidas para dar boa sustentação e caimento, impedindo que a peça deforme na região da cintura. Se a ocasião é um pouco mais formal, uma boa opção é combinar um corset com calça de cintura alta. Para criar um look mais discreto, combine essas duas peças em uma mesma cor.

Além de corrigir a postura, essa peça é boa para delinear o contorno da cintura e dar maior suporte à região do abdômen. Na prática, o corset é ótimo não só para garantir o estilo, mas também para ajudar na reeducação corporal. O recomendado é não usar o corset por mais de oito horas, pois isso pode provocar a perda do tônus muscular no abdômen.

Escolha do modelo

Na hora de escolher o corset, é importante pensar qual será o uso destinado à peça. Se a ocasião é mais casual, o corset não tem restrição de material nem modelo, havendo mais liberdade para escolher de acordo com o gosto de quem vai vesti-lo. Se você gosta de vestir corset, o mais adequado é investir naqueles feitos de fibras naturais como algodão.

Também é importante analisar qual é o melhor corte para o seu corpo. Corsets com painéis diagonais dão mais sustentação para a área do baixo ventre e são recomendados principalmente para quem tem manequins a partir de 40. Por outro lado, painéis paralelos valorizam o corpo das mulheres mais magras.

Para quem não gosta de expor ombros ou braços, uma alternativa é combinar o corset com um cardigan, o que ajuda a deixar o visual mais estiloso e confere equilíbrio térmico em dias com temperaturas mais amenas. Para looks mais sexys, é uma boa misturar o corset com lingerie outwear e mini saia.