em

Como fazer compras on-line com segurança?

Certificados de sites e opinião de usuários são formas fáceis de identificar locais de compra seguros

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

O ano de 2020 foi um verdadeiro marco em muitos sentidos, inclusive para comerciantes e compradores de mercadorias online via marketplaces ou lojas virtuais. A Black Friday no fim do ano manteve os números em alta, batendo R$ 4 bilhões de arrecadação (Ebit | Nielsen). 

Com a necessidade de ficar em casa, muita gente passou a rever seus critérios de compra, abrindo mão de produtos que não eram úteis e ampliando os horizontes para o que podia ser comprado pela internet, sem qualquer necessidade de sair de casa.

Seja para comprar alimentos para o dia a dia, seja para investir naquele novo notebook para o trabalho remoto, é preciso tomar uma série de cuidados ao visitar sites e fornecer informações valiosas, como número de cartão e CPF. Confira a seguir os principais cuidados para comprar na internet com segurança.

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Preços muito baixos

Promoções são sempre ótimas, principalmente quando o assunto são eletrônicos e eletrodomésticos, produtos com valores mais altos. Existem, sim, muitas lojas online confiáveis que oferecem preços abaixo da média, embora muitos deles sejam internacionais e acabem gerando taxas extras, como o custo de importação.

Por outro lado, há lojas que usam preços muito baixos para atrair consumidores e praticar ações enganosas. Desconfie de sites que oferecem preços que não condizem com o valor do produto, bem como de prazos de entrega rápidos demais.

Outro ponto a se atentar é a forma de pagamento. Com o objetivo de enganar os usuários, vários sites aceitam pagamento apenas por boleto. Essa forma de pagamento oferece poucas informações sobre a compra, impedindo que o consumidor possa reclamar posteriormente caso haja algum golpe.

Certificados de segurança

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, todos os sites passaram a exibir seus certificados de segurança de forma obrigatória. Cada certificado assegura que as informações pessoais obtidas por meio do site sejam processadas e analisadas de forma segura, protegidas de ataques externos.

Se você acha complicado verificar os certificados no rodapé de cada site, saiba que é possível analisá-los no próprio navegador. Entre no site desejado e fique de olho na barra de endereço. Se o ícone de um cadeado aparece ao lado do nome do site, é um indicativo que ele utiliza algum sistema de segurança que protege sua navegação.

Formulários e informações solicitadas

Os campos de cadastro estão cada vez menores, mas ainda são a principal maneira pela qual lojas e sites de compra obtêm as informações do consumidor para concretizar uma venda. Informações como nome, CPF, endereço e principalmente dados bancários são o objetivo de hackers e sistemas mal-intencionados, que querem acessar esses dados a todo custo.

Ao entrar em um site e preencher um formulário de cadastro, certifique-se de que ele usa alguma forma de criptografia ou exibe algum ícone de segurança na tela. Os formulários também devem pedir confirmação via captchas para o seu envio. Se perceber que as informações solicitadas vão além do necessário, não preencha nem envie nenhuma delas.

Sites de reclamação e opinião de usuários

Com o aumento no número de usuários comprando online, é normal o crescimento do número de sites que oferecem serviços virtuais de compra e venda. Isso é bom tanto para o mercado, pois estimula a competitividade, quanto para o consumidor, que passa a ter mais opções de escolha e ofertas.

No entanto, é preciso ficar de olho em sites novos, que mesmo parecendo confiáveis podem ser utilizados para golpes. Busque por opiniões de quem já comprou algum produto anteriormente na loja, pergunte se o produto condizia com o anúncio e se alguém que teve problemas conseguiu ajuda para resolvê-los.

Com essas dicas você já pode ir às compras com mais segurança, aproveitando os melhores preços, a praticidade e tudo que o ambiente digital tem para oferecer.

Diego Souza comemora sem 9º gol pelo Grêmio diante do Ypiranga na temporada 2021 (Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio)

Grêmio estreia Copa Sul-Americana com o pé direito

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Outwear: saiba montar looks incríveis com corset