em

Quais os principais organogramas empresariais?

Conheça os modelos clássico, horizontal e circular, e como cada um pode ser aplicado

Manter uma empresa funcionando de maneira organizada é um desafio e tanto para empresários e líderes do mundo inteiro. Não importa qual seja o tamanho do negócio, manter a organização e o bom funcionamento sempre será um desafio, precisando sempre ser revisado e atualizado de tempos em tempos. 

Quando falamos de estrutura organizacional, é muito importante pensar em qual é o melhor formato para manter a empresa. E, para isso, fazer um organograma pode ajudar líderes a definirem as estruturas.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que é um organograma empresarial?

Um organograma empresarial nada mais é que uma forma de compor equipes dentro de uma empresa. Isso ajuda a definir quais serão as hierarquias, quais áreas, quais departamentos, quais cargos e como deve funcionar o organismo do negócio. 

Isso garante que todos os funcionários cumpram com seus papéis da maneira mais adequada possível, respeitando a liderança e sem deixar de lado seus pares e parceiros. Para montar um organograma, é muito importante pensar nas seguintes questões: 

  • Como as equipes devem funcionar?
  • Quais as responsabilidades e os processos de cada equipe?
  • Quais habilidades são requisitos para que os funcionários cumpram com suas funções?

A ideia é que todas as flechas do organograma se conectem de alguma forma, de maneira que faça sentido para os processos do negócio.

Principais tipos de organograma

Hoje existem vários modelos de organograma empresarial para basear o desenho de um negócio. O que vai diferenciar cada um são os objetivos que eles têm, uma vez que servem como modelos para cada tipo de empresa, que, por sua vez, tem um contexto e vivências específicas. Conheça, a seguir, os principais tipos de organograma:

Clássico

O desenho mais clássico é o organograma vertical (também conhecido como hierárquico), que costuma ser usado por empresas tradicionais, como grandes bancos, por exemplo. Aqui há uma distribuição por grau de hierarquia, vindo de cima para baixo, sendo que quem está em cima tem um cargo mais alto em relação a quem está em baixo.

A vantagem desse organograma é trazer uma visão mais clara do desenvolvimento de cargos e carreiras.

Horizontal

Esse tipo de organograma tende a servir mais às empresas modernas, como startups, por exemplo. Aqui, a prioridade não é a hierarquia, mas, sim, a autonomia dos funcionários, de forma que os processos e as tomadas de decisão fluam da melhor maneira.

Como ela é feita na horizontal, a estrutura de poder não é o foco, e sim a organização dos processos.

Circular

Esse tipo de modelo é também chamado de radial, e pretende ressaltar a importância do trabalho coletivo. Aqui, os funcionários são colocados lado a lado, preenchendo um círculo perfeito.

No centro do círculo fica o cargo de maior importância da empresa, e os outros funcionários são colocados lado a lado até as extremidades. O organograma circular é mais usado para empresas que focam na colaboração entre os funcionários, tirando a hierarquia como ponto principal.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Fungos da Amazônia demonstram eficácia no combate às larvas do Aedes aegypti

(Foto: Adamy Gianinni)

Cruzeiro do Sul Virtual anuncia novo Polo EAD Santa Maria da Vitória