em

Como evitar que a burocracia mine o espírito empreendedor?

Para ajudar você com isso, trouxemos uma lista com dicas práticas de como lidar com essa “pedra no sapato” dos empresários

Como empreendedor, você provavelmente já teve que lidar com a burocracia em algum momento da sua jornada. Desde a abertura de uma empresa até questões relacionadas a impostos e licenças, ela pode ser um obstáculo que mina o espírito empreendedor. 

No entanto, é importante entender que, muitas vezes, a burocracia é um mal necessário. Já em outras, é possível contorná-la, amenizá-la ou até mesmo eliminá-la. De todo modo, nunca deve ser uma opção para você deixar que os processos burocráticos subjuguem sua paixão por empreender.

E para ajudar você com isso, trouxemos uma lista com dicas práticas de como lidar com essa “pedra no sapato” dos empresários. Então leia até o final e confira.

Como evitar que a burocracia mine o espírito empreendedor?

Como já dissemos, não tem como fugir completamente da burocracia quando falamos em um ambiente empresarial. Assim, não importa se a empresa em questão é uma multinacional ou um pequeno negócio caseiro, provavelmente haverão processos burocráticos a se cumprir.

Por exemplo, se você vai lidar com a contratação de pessoal, haverá documentos que o RH precisa ter para gerenciar toda essa área. Também será necessário lidar com notas fiscais de entrada de matéria prima, saída de mercadorias, enfim.

Felizmente, não é necessário achar que esse é um bicho-papão que pode impedir o início ou a manutenção do seu empreendimento. Isso porque existem meios de lidar com a burocracia.

Veja em seguida algumas dicas nesse sentido.

1. Conheça as regulamentações do seu setor

Antes de começar qualquer empreendimento, é essencial que você esteja ciente das regulamentações e exigências do seu setor. Isso inclui obter informações sobre licenças necessárias, certificações e as leis que regem a sua área de atuação. 

Dependendo do seu nicho, pode ser necessário obter licenças especiais para operar. Principalmente quando o negócio envolve questões ambientais, sociais, etc. Por isso, procure saber tudo sobre o mercado no qual você deseja atuar. Inclusive, pode ser uma boa ideia contratar um especialista como consultor para não deixar passar nada importante.

Afinal, ao estar bem informado desde o início, você evita contratempos e atrasos causados pela burocracia.

2. Organize a documentação necessária

(Imagem ilustrativa/Pixabay)
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

A burocracia muitas vezes exige uma série de documentos, como os do Recursos Humanos dos quais já falamos. Assim sendo, para evitar atrasos e problemas, mantenha todos os seus documentos atualizados e em ordem. 

Seja a documentação relativa à sua empresa, aos seus funcionários ou aos seus fornecedores, mantenha sempre tudo em dia para evitar transtornos futuros.

3. Automatize processos e diminua a papelada e a burocracia

Uma ótima maneira de evitar burocracia excessiva é automatizar processos sempre que possível. Desse modo, utilize sistemas de gestão integrados com BI (Business Intelligence) que facilitem o controle das operações da sua empresa e reduzam a necessidade de preenchimento manual de documentos. 

Isso não só agiliza os processos, como também minimiza a possibilidade de erros e retrabalho. Hoje em dia, existem muitos softwares que fazem vários dos processos operacionais da empresa, como financeiros, comerciais, publicitários, atendimento ao cliente, etc.

Por isso, é sempre uma boa ideia implementar esse tipo de tecnologia para driblar a burocracia.

4. Terceirize operações para se  livrar da burocracia

Outra das melhores maneiras de lidar com a burocracia é contar com o apoio de profissionais especializados. Consultores jurídicos, contadores, profissionais de RH, enfim, existem muitas empresas que realizam os processos empresariais de forma externa.

Assim, esses especialistas podem ajudar a entender melhor as regulamentações e a lidar com a papelada necessária. Além disso, eles também podem auxiliar na elaboração de contratos, na contabilidade e em outras tarefas relacionadas à burocracia do seu negócio.

Terceirizar a gestão de pessoas, por exemplo, pode contribuir para a diminuição da rotatividade de colaboradores, os problemas com a Justiça do Trabalho, etc. Além de reduzir as preocupações com questões burocráticas, essas empresas liberam você e sua equipe para se concentrarem em áreas mais lucrativas do seu negócio.

5. Evite a procrastinação

(Imagem ilustrativa/Pixabay)
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

A burocracia é muitas vezes associada a prazos e obrigações legais. Por isso, para impedir que problemas surjam, é importante evitar a procrastinação e cumprir todos os prazos estabelecidos. 

Lembre-se de que fazer as coisas no último minuto só aumenta o estresse e as chances de ocorrerem erros evitáveis. Então, estabeleça um calendário de compromissos e mantenha-se atualizado sobre as datas limites.

Quem sabe o que é empreendedorismo em sua essência, sabe que aproveitar oportunidades é de suma importância para o sucesso. Por isso, procure resolver tudo com a maior celeridade possível, tanto para evitar transtornos quanto para não perder bons negócios.

6. Utilize a tecnologia a seu favor e contra a burocracia

(Imagem ilustrativa/Pixabay)
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

A revolução tecnológica pode ser uma grande aliada na hora de evitar que a burocracia mine o espírito empreendedor. A saber, existem aplicativos e softwares específicos para ajudar na gestão de documentos, controle de notas fiscais e até mesmo na emissão de certificados digitais. 

Assim sendo, aproveite essas ferramentas para agilizar os processos da sua empresa e evitar que a burocracia se torne um gargalo. Do mesmo modo que os softwares de automação, essas ferramentas digitais são muito úteis para fazer o trabalho de maneira mais ágil e assertiva.

7. Esteja preparado para mudanças

As leis e regulamentações estão em constante mudança, por isso é importante estar preparado para se adaptar. Então, fique atento às atualizações e revisões das normas do seu setor e esteja sempre disposto a aprender e se adequar às mudanças. 

Isso não só ajudará a evitar problemas legais, como também demonstrará o seu comprometimento em manter a sua empresa em conformidade com as exigências governamentais.

Nesse caso, também vale a dica de buscar apoio de especialistas. Contadores, juristas e outros profissionais podem ajudar você a se manter alinhado com a realidade atual do seu mercado.

Também é válido lembrar que se você está começando e não tem recursos para contratar um advogado ou contador, por exemplo, pode buscar se capacitar para conseguir lidar com essas questões por você mesmo. Órgãos governamentais como o Sebrae e o Senac, por exemplo, oferecem cursos de especialização gratuitos que você pode fazer e se preparar melhor para conduzir seu negócio.

Agora que você já sabe que estratégias adotar para evitar que a burocracia acabe com seu espírito empreendedor, coloque todas elas em prática e não desista dos seus sonhos!

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

Sair da versão mobile