em

Business Intelligence (BI): saiba o que é e quais as suas vantagens

Entenda como o uso de uma ferramenta estratégica de coleta e análise de dados pode ajudar nas tomadas de decisões

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O Business Intelligence (BI) consiste em uma abordagem que utiliza um conjunto de ferramentas e metodologias para aproveitar de maneira estratégica os dados produzidos pela empresa. Essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço no meio corporativo, devido às inúmeras vantagens que tomar decisões baseadas em dados pode proporcionar aos negócios.

Basicamente, o modelo tem como base a coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de todos os dados relevantes dentro da empresa, onde cada processo, rotina e atividade é usado para tomar as melhores decisões. O BI é muito importante para a modernização e otimização dos processos internos da empresa, funcionando da seguinte forma:

Coleta de dados

Na fase de coleta de dados, são determinados quais são os dados importantes que devem ser coletados para que futuramente possam servir para aprimorar o gerenciamento da empresa. Esses dados vão desde os operacionais, de estoque, vendas e também informações relevantes sobre os hábitos de consumo dos clientes e seus feedbacks.

Análise dos dados

Após realizada a coleta, os dados precisam passar por uma análise minuciosa, a fim de separar quais são as informações relevantes para alcançar os objetivos traçados pela empresa. Nesta fase, também é preciso organizar os dados e separá-los para facilitar as futuras consultas, que ficarão disponíveis por meio de relatórios.

Compartilhamento das informações

Após a análise, os dados precisam ser disponibilizados para os setores específicos, a fim de auxiliar nas tomadas de decisões dos gestores. Para isso, é preciso organizar e distribuir essa informação dentro da empresa, de maneira que cada setor tenha acesso somente aos dados relevantes para aquela área, evitando informações desnecessárias.

Monitoramento dos dados e resultados

Os dados disponibilizados precisam ser monitorados e frequentemente atualizados para poderem ser realmente úteis. Além disso, é preciso acompanhar os resultados que essas informações estão gerando, sempre verificando a necessidade de buscar novas informações que ainda não tenham sido adicionadas ao banco de dados.

As vantagens da implementação do Business Intelligence

Os dados gerados pelo Business Intelligence são extremamente importantes para ajudar a definir melhores estratégias de negócios, proporcionando informações relevantes sobre qualquer área da empresa. Esses dados podem ser usados em técnicas de melhorias operacionais, pesquisas de mercado, análise do público-alvo e melhorias nas campanhas de marketing, por exemplo.

A tomada de decisões com base em dados confiáveis pode trazer uma série de benefícios para as empresas, como:

  • Redução de custos operacionais;
  • Planejamento estratégico mais eficiente;
  • Campanhas de marketing mais efetivas;
  • Facilidade em identificar tendências;
  • Melhorar os processos de gestão empresarial;
  • Vantagens competitivas no mercado;
  • Prevenção de falhas.

Como implementar o Business Intelligence nas empresas

Para a implementação do Business Intelligence em uma empresa, é preciso estar primeiramente atento à qualidade das informações coletadas e utilizadas no processo. A base de dados também precisa ser segura e de fácil acesso para consulta, para que as informações relevantes possam ser utilizadas de maneira eficaz.

Outro ponto importante na implementação do BI é o treinamento adequado dos colaboradores da empresa. Isso porque é preciso que os funcionários e gestores saibam analisar e utilizar os dados coletados da melhor forma possível, de modo a obter todas as vantagens fornecidas pelo modelo estratégico.

Por isso, investir em modernização e softwares capazes de realizar essas funções é essencial para conseguir atingir os resultados esperados com o BI. Também é possível a integração do BI com um sistema ERP, visando garantir maior precisão na identificação de falhas e gargalos nos processos da empresa.

Os ERPs são sistemas constituídos para integrar todas as áreas da empresa em uma única plataforma. No caso, eles facilitam a visualização e o acompanhamento de todos os processos internos do negócio, o que ajuda a garantir mais eficiência, confiabilidade, praticidade e segurança de todas as ações empresariais. Com a integração desses sistemas com o BI, é possível otimizar ainda mais todos esses processos.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Acúmulo de gordura nos músculos: um problema silencioso que aumenta o risco de morte

Presidente Lula dá às boas vindas às novas nações e exalta amadurecimento do BRICS (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Em declaração conjunta, líderes do BRICS anunciam a entrada de seis novos países