em

Leilões de imóveis: oportunidade para investidores e compradores em geral

Leilões têm se popularizado entre brasileiros que buscam economia para adquirir bens de diversos tipos

A indústria de leilões no Brasil tem se consolidado nos últimos anos. Vencendo preconceitos à medida que os consumidores brasileiros conhecem mais sobre o setor, os leilões de imóveis estão se destacando cada vez mais entre as possibilidades de adquirir um imóvel, seja para morar ou investir.

Com as taxas de juros e a instabilidade que afetou o mercado imobiliário durante a pandemia, muitas pessoas passaram a buscar por meios alternativos para realizarem o sonho da casa própria ou aumentarem seu patrimônio.

A chegada do “novo normal” também impulsionou a busca por imóveis maiores, que normalmente são mais caros, mas que podem ser encontrados a preços mais baixos em leilões.

Como funciona o leilão de imóveis

O leilão de imóveis acontece quando um imóvel pode ser oferecido em uma disputa pelo maior valor. Há dois tipos: leilão judicial e leilão extrajudicial.

No caso dos leilões judiciais, o bem é apreendido ou penhorado, através da determinação de um juiz. Após a venda do bem, o valor arrecadado é utilizado para pagar as dívidas do antigo proprietário.

Já no leilão extrajudicial, os motivos podem ser diversos. Normalmente, eles acontecem por bancos, instituições ou até mesmo pessoas físicas. Em um leilão extrajudicial, os bens penhorados são utilizados como garantia de uma dívida que não foi paga.

Para estar apto a participar, é necessário ter 18 anos ou mais e se cadastrar previamente junto ao leiloeiro responsável. O cadastro pode ser feito online ou presencialmente, devendo apresentar os documentos exigidos no edital do leilão.

Quando o cadastro for finalizado, basta solicitar a habilitação para o leilão que deseja participar. É um processo ágil e que permite acompanhar os lances ou até mesmo participar oferecendo o seu lance.

Outros tipos de leilões

Na esteira dos imóveis, os brasileiros têm descoberto nos leilões a possibilidade de adquirir os mais diversos bens. Afinal, é muito amplo o que pode ser vendido em um leilão.

O leilão de automóveis, por exemplo, também é muito popular, seja para as pessoas que buscam um carro para dirigir, para aumentar a frota de empresas ou até mesmo para sucata, a fim de utilizar as peças originais de veículos que tiveram sinistro.

Há ainda outras modalidades, como os leilões de eletrodomésticos, eletrônicos e muito mais. Nesses casos, os participantes podem adquirir esses itens por valores bem abaixo do mercado, fazendo uma grande economia e conseguindo encontrar pertences de alta qualidade.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Divulgação/Procon-BA)

Serviços de água, luz e telefonia lideram reclamações no Procon-BA

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Pirâmide alimentar vegetariana: aprenda a ter uma dieta equilibrada