em

Confira algumas dicas de onde instalar o seu botijão de gás

Antes de comprar o seu botijão, é importante que saiba onde deve colocá-lo, para evitar acidentes

(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Muitos se perguntam onde deve ser colocado o botijão de gás em uma casa; será que deve ser no quintal? Será que deve ser na própria cozinha? Enfim, escolher o local ideal para colocá-lo é fundamental para garantir a segurança da sua casa, por isso a definição desse espaço deve ser tomada antes de se mudar.

O uso do gás de cozinha é muito comum nas residências do Brasil; hoje, além dessa opção, algumas pessoas têm escolhido gás encanado, pois é um jeito mais barato e mais fácil de utilizar. Mesmo com isso, os botijões ainda são bem utilizados; portanto, a preocupação com a segurança e o modo de ser instalado devem ser prioridades em uma cozinha.

Antes de adquirir o seu botijão, é importante saber qual estilo você deve escolher, se gás natural ou GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). A segunda opção é a mais utilizada, pois sua potência é maior para aquecimento na preparação de alimentos, fervimento da água, entre outros. Além do gás, os botijões P13 e P45 são os mais indicados. 

Existem diversas formas de você instalar o seu botijão, e listamos aqui algumas dicas para você colocar na sua casa com segurança.

Escolha um local ventilado

Colocar o seu botijão em um espaço ventilado é ideal para a sua segurança em casos de vazamento. O gás pode se dispersar com facilidade, caso não seja instalado da forma correta; portanto, se seu botijão for ficar dentro da cozinha, escolher um local bem arejado e, de preferência, em uma área de serviço irá evitar incêndios ou explosões acidentais.

Invista na qualidade do botijão

Antes de comprar um botijão de gás, é importante se certificar da qualidade, pois isso será fundamental na sua segurança. Escolha uma distribuidora de gás de confiança, que possua selo do INMETRO em seu botijões e marca da NBR (Norma Brasileira) na mangueira. Verifique se a mangueira tem validade de 5 anos e meça mais de 80 cm de comprimento.

Mantenha distância de faíscas

Como falamos anteriormente, definir o local para colocar o seu botijão é importante; portanto, evite instalar próximo a instalações elétricas como tomadas e interruptores; além disso, é importante que deve estar longe de ralos e locais de escoamento de água, pois em casos de vazamento, pode acarretar em acidentes.

Coloque na posição vertical

O botijão de gás deve ser colocado na vertical, para que o armazenamento de gás não vaze. Para a instalação, você não deve utilizar ferramentas, pois em caso de vazamento ou de fogo, você precisará desenroscá-lo. O inclinador não pode ser inclinado e deve ser mantido também na posição vertical.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Festas e eventos: crescem em 162% pedidos de empréstimo para festividades, aponta levantamento

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Embalagens sustentáveis: O que são e como usar?