em

Embalagens sustentáveis: O que são e como usar?

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente no dia a dia de muitas pessoas

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente no dia a dia de muitas pessoas. Quem tem empresa ou vende produtos, sabe que o uso de embalagens sustentáveis, se tornou a melhor solução para contribuir com a causa. Contudo, pode ser um grande diferencial para a sua empresa.

Oferecendo aos clientes maneiras de serem mais gentis com a natureza, sem esquecer das vantagens financeiras para a empresa. Ao longo desse conteúdo vamos entender mais sobre o assunto e descobrir o que são essas embalagens e como usá-las. 

Aproveite e acompanhe também: 5 dicas sustentáveis para a empresa lucrar mais ajudando o meio ambiente

Vamos lá!

O que são embalagens sustentáveis

De forma bem simples, as embalagens sustentáveis são aquelas fabricadas com materiais de menor impacto ao meio ambiente após o seu descarte. São compostas por materiais como o papel reciclado, vidro, plásticos biodegradáveis e até mesmo fibra de coco, fazendo toda a diferença para o nome da sua empresa.

No entanto, visa reduzir ao máximo os impactos ao ambiente, que são causados pelo descarte irregular de pacotes, garrafas ou caixas utilizadas normalmente na embalagem de produtos. Já existem opções de embalagens sustentáveis, tudo para garantir que os produtos cheguem ao cliente em perfeito estado, sem causar nenhum tipo de dano para a natureza.

Por que embalagens sustentáveis são tendência no e-commerce

As embalagens são indispensáveis no e-commerce, sendo item de prioridade. E o mais indicado para aplicar o método de sustentabilidade, aos clientes que já possuem a assinatura eletrônica ou algum tipo de cadastro na sua loja virtual. Por serem descartadas, as embalagens acabam gerando resíduos.

Então, devem ser pensadas para evitar os impactos ambientais, e porque não começar por esses clientes que já são fiéis a sua marca? É uma maneira de mostrar que eles são importantes e fazem total diferença nas suas decisões. Aproveite para encantá-los ainda mais e aposte em brindes sustentáveis, como por exemplo, garrafas térmicas personalizadas

Por que investir embalagens sustentáveis para o e-commerce

Quando um e-commerce passa a ser mais sustentável, ele automaticamente ajuda a sua empresa a ampliar a cartela de clientes e fidelizá-los com mais facilidade. Além disso, os impactos podem ser sentidos no armazenamento dos produtos, que será mais eficiente. Afinal, embalagens com menos materiais não necessitam de estoques com grandes espaços. Lembre-se, quanto mais pessoas impactadas, mais clientes, e quanto mais clientes, mais vendas.

Tipos de embalagens sustentáveis

São muitos os tipos de embalagem sustentável disponíveis no mercado, porém é fundamental entendê-las e saber qual irá suprir as suas necessidades. 

Algumas opções são:

Embalagem de papel reciclado

Ajudar a aumentar o prazo de validade dos produtos, quando alimentos, minimizando o desmatamento. Podem ser utilizadas em hortifrutis, delivery, envio de utensílios domésticos, cosméticos e vestuário.

Embalagem de plástico de milho

Muito vantajosa, vem sendo testada pela AMBEV e promete consumir 80% menos água e reduzir até 50% as emissões de CO2. Será um tipo de plástico orgânico obtido a partir da biossíntese de carboidratos da cana-de-açúcar, milho e óleos vegetais de soja e palma. Garantindo um resultado semelhante ao conhecido polipropileno.

Embalagem de fibra de coco

Não são prejudiciais à saúde, sendo boas opções para empresas de alimentos. Podem ser produzidas, recicladas ou descartadas sem causar nenhum tipo de prejuízo ao meio ambiente.

Embalagem de vidro

O material pode ser utilizado pois não libera substâncias tóxicas, desde que sejam descartadas da forma correta, são embalagens que podem ser recicladas. Garantindo maior vida útil e reduzindo custos para produção de novas embalagens.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como as embalagens sustentáveis auxiliam no meio ambiente

Pode-se dizer, que os principais benefícios ficam por conta da potencialização do tempo de vida do produto. Junto a maximização do valor extraído da matéria prima, junto a energia economizada por se tratar de materiais reciclados. Elas não provocam impactos agressivos ao meio ambiente, além de contarem com design diferente e a finalidade de reduzir o desperdício do seu conteúdo. 

O reaproveitamento garante maior vida útil dos materiais, reduz a produção de lixo e assim, auxilia no meio ambiente. Quando uma marca oferece embalagens sustentáveis, ela abre portas para gerar valor e reconhecimento. Isso porque contribui efetivamente para preservar o meio ambiente, passando a ser bem-vista pelos clientes.

Como as embalagens sustentáveis podem reduzir custos

Sim, essa é uma ótima maneira de reduzir custos, afinal as despesas com os novos pacotes diminuem consideravelmente, pois não existe a necessidade de materiais novos. Com isso fica mais fácil fidelizar os clientes, pois os produtos não irão ter aumentos significativos por conta das vantagens com o preço das embalagens sustentáveis. Entendeu como as embalagens sustentáveis podem melhorar o seu negócio? 

Foram apresentadas algumas opções, assim fica mais fácil escolher aquela que mais se adequa com as suas necessidades para começar a inovar com a sustentabilidade.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Confira algumas dicas de onde instalar o seu botijão de gás

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Creatina: Conheça 8 benefícios do seu uso