em

8 itens que toda pessoa com alergia a pó ou rinite deve ter em casa

Objetos antialérgicos e de limpeza contribuem para a melhora na qualidade de vida

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Sentir-se confortável e relaxado  em sua própria casa é o desejo de todos, principalmente depois de um dia exaustivo. Para as pessoas com alergias ou com rinite, no entanto, até mesmo o ambiente doméstico pode afetar sua qualidade de vida.

Manter a limpeza da casa sempre em dia e os ácaros longe é imprescindível para que esses indivíduos consigam respirar melhor. Alguns objetos antialérgicos e o aspirador de pó, podem contribuir e muito para proporcionar um ambiente sem os agentes causadores de espirros e narizes entupidos, confira abaixo:

  1. Aspirador de pó

O aspirador de pó é de longe um dos itens mais indispensáveis dessa lista para quem tem alergias respiratórias, pois é uma das ferramentas mais eficientes para manter a casa limpa. 

Apesar de qualquer modelo ajudar a minimizar os efeitos da rinite e da alergia, alguns aspiradores contam com o filtro HEPA que remove até 99,9% dos ácaros e bactérias do ambiente. 

Ainda no caso de pessoas com alergias respiratórias é recomendável optar por um modelo de aspirador de pó com uma boa capacidade de armazenamento, evitando assim trocas constantes do saco do reservatório e consequentemente com a poeira. 

2. Umidificador de ar

Os umidificadores de ar ajudam na respiração principalmente em dias e noites mais quentes e secas, principalmente para quem tem rinite. 

Quando a umidade do ar está abaixo dos 30%, ocorre a desidratação da mucosa do nariz, da garganta e da faringe, resultando em inflamações nestes locais e agravando o quadro de pessoas com rinite, asma, sinusite e outros problemas respiratórios. 

No entanto, o excesso de umidificação também pode piorar o quadro de rinite, devendo ser evitado quando a umidade estiver por volta de 60%. Recomenda-se também lavar sempre o filtro e não usar por mais de quatro horas durante a noite do quarto, visto que a falta de sol pode provocar aparecimento de mofo e bolor nas paredes. 

3. Sacos plásticos 

Com a chegada do inverno, muitas pessoas têm seus quadros alérgicos agravados. Entre um dos motivos estão as roupas empoeiradas de frio guardadas por muito tempo nos armários, cômodas e baús. Para evitar esse tipo de problema, uma solução é guardar as roupas que não estão sendo usadas em sacos plásticos a vácuo. 

Assim, o pó não se acumulará nas roupas e não haverá a necessidade de lavar todas as roupas com a aproximação da estação mais fria do ano. 

4. Esterilizadores de ar e purificadores de ar

Muitas pessoas podem se perguntar a diferença entre o esterilizador de ar e o purificador. O primeiro tem como objetivo aquecer o ar até conseguir matar fungos, ácaros e bactérias, enquanto o purificador apenas filtra o ar ambiente, retirando poeira, pelos de animais, pólen, cheiro de cigarro, entre outros. Como consequência desta ação, os purificadores de ar previnem o surgimento de ácaros e bactérias. 

Os dois são ideais para pessoas com rinite, porém o segundo funciona também para pessoas com alergias, principalmente de animais, como gatos, por exemplo. 

5. Lençol antialérgico e antiácaro

Ter uma noite tranquila é o desejo de todos, porém para quem sofre com problemas alérgicos isso vai depender das roupas de cama utilizadas. Lençóis antialérgicos são confeccionados em tecido 100% algodão que acabam por não irritar a pele e diminuir as chances de aparecimento de ácaro. 

Esta opção, no entanto, pode não ser viável para todos, visto que quanto maior a quantidade de algodão na peça, maior será o preço no mercado. Nesse caso, recomendam-se roupas de cama feitas de cotton (uma mistura de elastano com a substância natural) ou com linho, opções mais acessíveis no mercado. 

É importante lembrar que outros tipos de roupas de cama tais como cobertores, travesseiros e colchas também são comercializados em versões antialérgicas e antiácaro.

7. Tapete antialérgico

O tapete comum é mais um item que pode piorar os sintomas da rinite e de alergias respiratórias. Muitas pessoas optam por comprar tipo de pelos curtos, evitando assim acúmulo de sujeira e dos agentes  causadores das condições citadas.

Contudo, essa solução nem sempre funciona com todos, fazendo com que os tapetes antialérgicos sejam vistos como uma possibilidade. Esta tapeçaria é fabricada com um material sintético que acaba por não concentrar muitos resíduos como, por exemplo, o nylon, vinil, entre outros.   

8. Pelúcias antialérgicas 

Os bichos de pelúcia são um dos brinquedos mais adorados pelas pessoas, principalmente as crianças. Entretanto, para quem tem alergias respiratórias ou rinite, a presença desses pode agravar seus quadros de saúde

Felizmente, assim como as roupas de cama, as pelúcias também possuem versões antialérgicas: geralmente fabricadas com fibras siliconadas que, diferentemente das fibras naturais, não causam reações alérgicas nas pessoas. Além disso, esse material também não mofa, portanto, não acumulam fungos.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile