em

Óculos de sol no inverno? 5 benefícios para seus olhos

Redução da fadiga ocular e proteção contra os raios UVA e UVB estão entre as vantagens de utilizar o acessório em qualquer época do ano

Muitas pessoas acreditam que assim como o nome indica, os óculos de sol devem ser usados apenas em dias ensolarados, principalmente no verão, e acabam deixando o acessório de lado com a chegada do inverno, quando os dias são predominantemente nublados. Mas, além de serem um excelente acessório para arrematar seus looks, usar óculos escuros independentemente da estação do ano traz diversos benefícios para a saúde dos olhos. Confira!

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)
  1. Proteção contra os raios ultravioleta

Mesmo nos dias menos ensolarados, que são bastantes comuns no inverno, os raios ultravioleta (UVA e UVB) ainda se fazem presentes e são tão nocivos quanto no verão. Por isso, o mais indicado é que se use os óculos de sol durante o dia, com lentes que realmente protejam os olhos contra a ação dos raios solares nocivos.

  1. Redução do brilho

Para quem dirige, os óculos de sol também são um acessório que auxilia na segurança durante os dias mais frios do ano. Isso porque a umidade, poças d’água, sereno e geadas podem confundir a visão ao refletirem raios de luz. Visto que os óculos escuros absorvem esses essa luminosidade, o motorista dirige com maior segurança e conforto da visão em geral. Nesses casos, as lentes polarizadas são as mais indicadas.

  1. Barreira contra o vento

Outono e inverno são estações em que o vento costuma soprar forte, e junto com ele podem voar poeira e outros detritos capazes de causar desconforto ao entrar em contato com os olhos. Em casos mais graves, esses detritos podem vir a desencadear inflamações ou mesmo reações alérgicas oculares. Por isso, não apenas nas estações mais ensolaradas e sim durante todo o ano os óculos escuros podem e devem ser usados como escudo para os olhos.

  1. Cuidado com a neve

Para as pessoas que moram em regiões onde há neve no inverno ou mesmo para quem costuma passar as férias em locais nevados, os óculos de sol são indispensáveis, visto que em uma camada de neve limpa e que acabou de cair no solo 90% dos raios ultravioleta podem ser refletidos, podendo causar prejuízos para a saúde ocular. Principalmente para quem costuma praticar esportes na neve é bastante importante utilizar óculos que sejam adequados a esta situação.

  1. Diminuição da fadiga ocular

A quantidade de luz que atinge nossas retinas é controlada pela dilatação das pupilas, que dilatam e contraem a fim de regular a entrada dessa luminosidade. Em situações em que a luz é muito forte, ou quando a água ou a neve refletem os raios de forma ainda mais intensa, o esforço das pupilas pode causar fadiga ocular e dores de cabeça. Esse desconforto gerado pode ser facilmente evitado com o uso de óculos de sol.

No momento de escolher o seu modelo de óculos escuros, deve-se observar, portanto, em quais situações ele será utilizado para que você possa escolher o modelo correto. É importante destacar que a cor das lentes também está relacionada com a redução de desconfortos como enxaquecas. Cores que provocam pouca distorção da visão e das cores do ambiente, como o verde, o cinza e o marrom, são as melhores opções.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile