em

Maior Cristo do Brasil: Estátua de Cristo no RS supera a do RJ

Chamada de Cristo Protetor, a estátua em construção terá 37 metros, sem contar a base

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Quem não conhece a famosa estátua do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro? Sem dúvidas, este é um dos principais cartões-postais do Brasil. No entanto, um novo projeto promete um Cristo ainda maior que o famoso da Barra da Tijuca.

Na cidade gaúcha de Encantado, a 144 quilômetros de Porto Alegre, está sendo construída a promessa de maior estátua do Cristo no Brasil. A obra, que foi iniciada em 2019, terá 43 metros de altura, somando a estátua e a base, e já conta com braços e cabeça, o que garante forma ao monumento.

Diferentemente do Cristo Redentor, a estátua gaúcha já ganhou o nome de Cristo Protetor, com estrutura de concreto e ferro, orçada em R$2 milhões. O dinheiro para sua construção foi arrecadado por doações de empresários e da comunidade de Encantado, afinal, não existe verba pública prevista para esta construção.

Segundo planejamento, a previsão de entrega do novo Cristo é agosto deste ano, sendo disponível para visitação a partir do mês de dezembro. 

Novo Cristo, mesmo artista

O construtor do novo Cristo é Markus Moura, que herdou o trabalho de seu pai, Genésio Moura, conhecido como Ceará, que lhe ensinou a arte da escultura. Ceará já esculpiu cinco estátuas de Jesus Cristo e, juntos, pai e filho fizeram mais duas. 

O desafio do Cristo de Encantado é ainda maior, afinal, a terá um total de 37 metros, sem considerar a sua base. Esse monumento se tornará o maior Cristo no Brasil, superando o da cidade de Elói Mendes, em Minas Gerais, que possui 31,5 metros, e o próprio Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, de 30 metros.

Em todo o mundo, o Cristo Protetor será o terceiro maior, ficando atrás do Cristo de La Paz (72 metros), em construção no México; e do Cristo Rei (52 metros), na Polônia.

Turismo no Rio Grande do Sul

Além das belezas já encontradas no sul do Brasil, a expectativa é que o Cristo Protetor também se torne uma atração turística para a cidade de 23 mil habitantes, no Vale do Taquari.

Quando for liberado, são esperados mais de 10 mil turistas por mês, o que pode trazer progresso e benefícios ao município de Encantado e ampliar a oferta rodoviária na região, aumentando também o volume de passagem de ônibus para Porto Alegre, capital do estado.

Os visitantes poderão subir até a altura do peito da imagem, a 34 metros do solo. O local da construção trata-se de uma região de morro que representa um marco zero de Encantado, o que possibilitará belas fotos aos turistas.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile