em

O que é gestão de estoque? 3 dicas para obter maior eficiência

É fundamental estar atento ao que se chama de controle de estoque – conjunto de atividades responsáveis por monitorar quantidade, fluxo, armazenamento, entre outros processos envolvendo mercadorias

Muitas pessoas se perguntam o que é gestão de estoque. Neste conteúdo, iremos esclarecer esta dúvida, e trazer informações importantes sobre esta estratégia. Fato é que ela tem um papel importante para o sucesso de qualquer empreendimento que dependa de logística para seu funcionamento. 

É fundamental estar atento ao que se chama de controle de estoque – conjunto de atividades responsáveis por monitorar quantidade, fluxo, armazenamento, entre outros processos envolvendo mercadorias. É a partir de uma boa análise que se é possível descobrir o comportamento de compra de seus clientes e o giro de estoque, adaptando sua empresa conforme os hábitos de consumo das pessoas. 

Continue a leitura deste conteúdo para ficar por dentro do conceito de gerenciamento de estoque, bem como dicas para tornar seus processos logísticos mais eficientes ao aderir a esta estratégia. 

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque é o processo de organização de fluxos e processos. Quando bem estruturados, eles devem ser seguidos em todas as etapas que envolvem a logística, como produção, armazenamento, venda e estocagem, abrangendo todo o ciclo de pedidos. 

Normalmente, essa forma de gestão é executada em dois níveis, sendo o primeiro o gerenciamento de estoque e local de estoque e, o segundo, gerenciamento de estoque a nível de cada produto. 

A estratégia de estoque envolve o gerenciamento de toda a dinâmica acima listada por meio de políticas e controles, como classificação ABC – que prioriza as taxas de reposição segundo os atributos de nível para cada item, levando em consideração valor de consumo, tamanhos de lote e tempo de processamento de cada pedido. Desta forma, é possível classificar, de maneira ampla, o estoque em três categorias: matérias-primas, trabalhos em andamento e bens finalizados. 

Aqui temos aplicações diferentes, dependendo do segmento do empreendimento. Por exemplo, as empresas que produzem seus produtos devem levar em consideração não só o armazenamento do bem finalizado (e pronto para venda), mas também a estocagem das matérias-primas e seu acondicionamento até estarem prontas para produção. 

No caso de empresas que lidam apenas com o terceiro setor, como atacadistas e varejistas, a lógica de gestão de estoque se aplica à armazenagem dos bens finalizados para vendas ao consumidor final. 

O gerenciamento de estoque é um processo de organização indispensável para as empresas que desejam obter um crescimento constante e sadio. Por isso mesmo, é recomendada adoção de suas estratégias até mesmo em empreendimentos de pequeno porte, de modo que seu gerenciamento se desenvolva em conjunto com os demais setores do negócio em questão. 

Todas as empresas devem encontrar o equilíbrio entre os níveis de estoque e a demanda dos produtos armazenados, visto que todo o processo logístico implica em custos recorrentes. A gestão de estoque, assim, atua como forma de economizar dinheiro, garantir estoque suficiente e otimizar todas as etapas logísticas.

Os benefícios da gestão de estoque

Já adiantamos nas linhas acima que o gerenciamento de estoque proporciona uma série de benefícios. Agora, chegou a hora de destrinchá-los. Para tanto, listamos algumas das principais vantagens que você irá notar ao implementar a sua própria gestão de estoque. Confira!

Dados e informações para um planejamento financeiro mais assertivo

O gerenciamento de estoque é uma das tantas áreas de uma empresa relacionadas a troca entre receita, custo e risco. No balanço patrimonial, o estoque é apontado como ativo circulante, o que evidencia o fato dele consumir o caixa da empresa. 

Assim, o controle de estoque impacta diretamente nas finanças e nos resultados de um empreendimento. Indo além, ao implementar um gerenciamento adequado, você terá novos insumos estratégicos para te auxiliar no planejamento financeiro, estabelecendo ações e metas, além de mensurar com eficiência custos e lucros com as operações logísticas.

Redução de perdas e desperdícios

Manter uma constante gestão de estoque reduz as chances de desperdícios, como quando há excesso de uma mercadoria, ou um grande estoque parado sem a circulação esperada. Um estoque mal gerido corre diversos riscos, como roubo, danos aos produtos e o uso inapropriado de um espaço no qual mercadorias mais rentáveis poderiam ser adicionadas. Ter organização na gestão de seus bens contribui para que não haja perdas e desperdícios.

Otimiza a utilização de recursos

Uma boa gestão de estoque implica em um melhor controle de insumos e mercadorias, otimizando-os de maneira inviável sem o devido planejamento. Aqui temos mais um benefício que impacta diretamente nas receitas de uma empresa, já que um estoque saudável é sinônimo de caixa saudável. 

Dicas para obter maior eficiência em sua gestão de estoque

Para mergulhar no conceito e responder de uma vez por todas o que é gestão de estoque, é necessário familiarizar-se com algumas de suas práticas e estratégias. Abaixo, você irá conhecer alguns conceitos e ferramentas pelos quais a gestão de estoque é realizada. Certamente, esse conhecimento servirá como dica para que você possa criar o seu próprio gerenciamento logístico. 

Giro de estoque

O giro de estoque é um indicador de desempenho de grande relevância para sua gestão. Para implementá-lo e, posteriormente, monitorá-lo, é preciso estar atento a todos os elementos que foram um giro de estoque, como: compra, organização e armazenamento, exposição de produtos, promoções, atendimento, entrega, entre outros.

Inventário

O inventário não é exatamente uma novidade para quem já convive com a logística. Ele serve para manter a organização do estoque e sua movimentação, e deve ser feito de forma estruturada, com sistemas e normas para entrada e saída de bens. 

O principal objetivo de um inventário no contexto da logística é trazer informações e dados detalhados sobre a quantidade disponível de cada item, bem como sua localização e valor financeiro. Um bom inventário te proporciona informações vitais, como um maior conhecimento de seus clientes, planejamento e mitigação de prejuízos.

Curva ABC

A curva ABC é uma ferramenta que permite ao gestor calcular o giro das mercadorias, aperfeiçoando o processo de compra e venda e diminuindo os riscos envolvendo o capital de giro da empresa. Para tanto, a Curva ABC classifica os produtos baseando-se numa premissa de que, em geral, 80% das consequências são influenciadas, de maneira direta, por apenas 20% das causas. 

Desta forma, o método tem como objetivo identificar os itens de maior impacto nos resultados financeiros de um empreendimento, lançando mão de indicadores como giro de estoque, lucratividade e percentual de representatividade no faturamento.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

Sair da versão mobile