em de

Analista de redes sociais: você conhece essa profissão?

A graduação de Analista em Redes Sociais já existe e muitas empresas já têm em seu departamento interno esses especialistas

Ilustração. Foto: Pixabay

A Internet teve um crescimento gigantesco nas últimas décadas, e assim surge a necessidade de profissionais especializados no conhecimento desta ferramenta, bem como as redes sociais que a contemplam.

Anteriormente, não havia qualificação acadêmica para os analistas de redes sociais, tendo, portanto, ocupado esses cargos, profissionais de outras áreas como publicitários, pessoas do Marketing, da Comunicação Social, e assim por diante. Hoje, a graduação de Analista em Redes Sociais já existe e muitas empresas já têm em seu departamento interno esses especialistas.

O que faz um analista de redes sociais nas empresas?

  • Analisam possíveis invasores e ameaças nos sistemas detectando-as em tempo hábil
  • Cuida do planejamento da marca e empreendimento, contribuindo para o crescimento das vendas no comércio virtual
  • Acompanham em tempo real a movimentação e projeção dos concorrentes da empresa em que presta serviço

Diante isso, os analistas de redes sociais podem atuar em vários segmentos a exemplificar adiante.

1. Desenvolvimento de conteúdo:

Primazia por conteúdo de qualidade, devidamente correto, com personalização da marca, originalidade, tudo isso relacionado à compreensão do público-alvo a atingir. Entender o propósito da empresa é outro fator determinante para que linguajar e personalidade da marca caminhem juntos, deixando o conteúdo com a performance mais diferenciada e destacada possível. ´

2. Monitoramento:

Medição de projeções da empresa e seus concorrentes, estimativas, resultados do plano de ações para melhoramento das falhas, e atingimento de metas, índices de ROI-retorno sobre investimento, bem como realização de relatórios financeiros, planilhas, tabelas para avaliação de planos e resultados fazendo um paralelo de semelhanças e diferenças entre os potenciais concorrentes.

3. Bom relacionamento com o cliente:

Já imaginou se o cliente não tivesse meios de contatar algum tipo de informação, seja ela críticas, sugestões, reclamações seria bastante complicado. O analista no caso tem esta aproximação com o cliente, sanando problemas, conciliando conflitos, tirando dúvidas, tudo virtualmente com boa comunicação e cordialidade com o consumidor. Logo, presteza e cordialidade no SAC 2.0, trazem um diferencial no mundo dos negócios online.

4. Plano de ações:

Ter uma visão global do planejamento de negócios da empresa e aplica-lo no meio digital, administrando as estratégias e inserindo-as no melhor contexto possível de empreendedorismo com qualidade.
Para isso, é necessário traçar o perfil do consumidor, o que ele espera da marca, cuidar para que as postagens sejam colocadas com frequência e estejam devidamente atualizadas, redes de comunicação da empresa com temáticas interessantes, normalmente ranqueadas e atualização dos resultados sempre atualizados.

A importância no analista na sua empresa

  • Ter uma equipe estratégica vale ouro para qualquer empreendimento, e um profissional que atende em tempo real estas expectativas de causas e resultados, pode alavancar o negócio.
  • Cuidar e entender bem o mecanismo das redes sociais da atualidade favorece bastante a probabilidade de possibilidade de aumento de vendas.
  • Vale lembrar que assim como na Internet são propagados aspectos positivos de um empreendimento, os aspectos negativos são tidos tal qual, podendo fazer uma marca despencar suas vendas e ficar malvista entre os consumidores.
  • Portanto, a escolha certa deste profissional qualificado trará confiabilidade aos clientes e ótimos resultados para a empresa.

Existem muitos analistas, então como me diferenciar?

Aprenda a utilizar programas e ferramentas de edição de imagens, pois milhares de uploads de imagens são feitas diariamente, pois dessa forma não tem que pagar para outra pessoa fazer tal serviço e você ainda consegue otimizar o tempo.

Acesse todas as ferramentas de mídias sociais mais utilizadas na atualidade e conheça de perto suas características e funcionalidades.

Trabalho atual com elevado crescimento de mercado

O crescimento desta profissão é devido à grande demanda de serviços, marcas e empreendedores no e-commerce, virtuais e online.

Logo, é possível perceber que o número de profissionais nesta área tende a crescer cada vez mais até mesmo em órgãos públicos em forma de ingresso por meio de concurso público.

É importante também que este profissional esteja atualizado constantemente, pois a era tecnológica é bastante dinâmica, bem como as redes sociais e programamos supor que uma plataforma midiática seja lançada hoje, o profissional deve rapidamente buscar a melhor forma de navegação, acessar a rede para ver como funciona, enfim, deve se adaptar a qualquer transformação que surgir.

Tenho as qualificações necessárias para me candidatar?

  • Você é criativo, comunicativo e analítico?
  • Está atualizado dos conteúdos que acontecem em sua volta?
  • Tem facilidade de manusear as redes sociais de maior impacto entre os usuários?
  • Já teve experiência na área ou atua nos ramos do Marketing, Comunicação Social ou publicidade?

Quais habilidades um analista de redes sociais deve ter?

  • Em suma, uma analista de redes sociais deve:
  • Harmonizar dados reais com os dados do plano de ações
  • Ter uma aproximação com o cliente sendo o portador de um bom relacionamento e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
  • Criar conteúdo qualificado e relevante
  • Entender quem é a persona alvo da marca e montar formas de atingir esse público convertendo-o em consumidores em potencial.
  • Análise das projeções e resultados buscando junto com outras equipes internas desenvolver as soluções e melhoramentos.
  • Construir e gerenciar todos os perfis de uma marca nas redes sociais

Remunerações da área

É difícil precisar quanto um analista de redes sociais ganha de fato, pois tudo dependerá de qual empresa ele atua, o nível de experiência que ele possui, entre outros indicadores. Em média tomando como base vários sites de pesquisa estima-se que o ganho inicial atual gira em torno de 1.500,00 mensais como base e 5.000,00 mensais como teto, não entrando aqui os analistas que são contratados por concurso público, porque assim o sendo depende da atualização de salários de cada órgão contratante. Vejamos também uma certa comodidade e flexibilidade destes profissionais, podendo atuar Home Office, como freelancers, microempresas registradas com razão social ou mesmo internamente de forma fixa em uma empresa.

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: LC3JQAWPE3XK74E e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite


Da Redação - Conteúdo Especial ★

Colaboração especial para a Folha Geral

PUBLICIDADE

Loading...

CNMP abre sindicância para apurar suposta troca de mensagens

Ilustração. Foto: Pixabay

O que é E-commerce e por que você deveria começar hoje