em

6 dicas de cuidados com a pele no inverno

Lívia Sabia, dermatologista e sócia do Grupo Sabia, reforça a importância de manter uma rotina de pele saudável na estação

Com as temperaturas em queda em todo o país, em razão da chegada do inverno, é imprescindível manter uma rotina regrada de cuidados com a pele para evitar problemas como ressecamento e descamação. Por isso, a dermatologista Lívia Sabia, sócia do Grupo Sabia, separou seis dicas de como cuidar da pele na estação.

“Com a baixa temperatura, as nossas glândulas sebáceas tendem a produzir menos sebo – óleo natural da pele, causando um aspecto mais seco. Como nessa época também tomamos banho mais quente, o ressecamento tende a acontecer ainda mais” explica a dermatologista.

  1. Usar protetor solar

Independente da estação ou clima, o protetor solar é obrigação na rotina de skincare para garantir uma pele mais saudável. Mesmo no frio, os raios ultravioleta do sol fazem mal em contato direto com o corpo. Além disso, a iluminação proveniente da tela do celular, do computador e da iluminação de casa, quando em excesso, também pode ocasionar danos. “Como as pessoas tendem a ficar mais em casa no inverno, esse é um cuidado que não deve ser esquecido. Além disso, minha dica é optar por protetores que não controlam tanto a oleosidade da pele e sejam mais hidratantes”, diz Lívia.

  1. Manter-se hidratado

No frio, as pessoas costumam consumir menos líquido. Contudo, sem a ingestão diária de quantidade adequada de água, a pele acaba ressecando e perdendo o aspecto brilhoso que as pessoas tanto desejam. E não há produto ou maquiagem que dê jeito. Para quem não tem o hábito de beber água constantemente, colocar alarmes no celular para lembrar ao longo do dia é uma boa dica. Porém, quando o corpo não está hidratado, não terá produto que ajudará no cuidado com a pele, por isso, beba bastante água, se necessário, coloque alarmes no celular para lembrar sempre que possível. 

  1. Sabonete e Tônico

Na rotina de skincare, tem alguns pontos que também tem que tomar cuidado, principalmente com formulações que ressecam a pele. Sobre o sabonete, troque o de ácido salicílico por aqueles com ceramidas ou ácido hialurônico; assim como o tônico adstringente, o adequado é trocar por solução micelar, que protege e mantém a oleosidade da pele. “Para as pessoas que possuem uma pele oleosa, não tenha medo de usar produtos com hidratante, pois no inverno a tendência é a pele ressecar” explica Lívia.

  1. Hidratante facial

É importante manter uma rotina diária de hidratação facial com um produto correto para cada tipo de pele. Porém, no inverno, a aplicação é ainda mais primordial, principalmente em peles mistas ou secas. ”A pessoa deve investir em um bom hidratante, mesmo aqueles com cobertura mais oleosa, pois eles são ótimos para evitar o ressecamento da pele. Não se esqueçam de hidratar também as áreas mais sensíveis como ao redor dos olhos, lábios e mãos.”, explica a sócia do Grupo Sabia.

  1. Ácidos noturnos

O ácido como retinoico são grandes aliados no rejuvenescimento da pele, além de auxiliar na redução de manchas, por isso na estação, mantenha esse produto na rotina noturna para renovar a pele. “Uma dica importante, se tiver muita sensibilidade com ácidos, aplique uma camada de hidratante e depois o produto”, informa Sabia.

  1. Evitar banhos quentes

É comum que, no inverno, as pessoas tomem banhos mais quentes e demorados, e com isso há um maior ressecamento em toda a pele do corpo.“Minha dica é que após o banho associe seu hidratante com óleos corporais e aplique em todo o corpo”, diz a dermatologista.

Além do mais, uma dica extra, o inverno é a melhor estação para realizar determinados procedimentos, como cuidado com melasma, acne e poros abertos. “É um bom período para investir em tratamentos dermatológicos e estéticos, simplesmente pela falta de contato com o sol – o que agride diretamente a pele durante o procedimento.” conclui a dermatologista. 

Sobre Lívia Sabia

Formada em Medicina pela Universidade de São Francisco, em Bragança Paulista (SP), Lívia Sabia, 36 anos, é uma das profissionais da área mais reconhecidas no interior de São Paulo. Tem especialização em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia, em Tricologia pela Universidade de Miami e em Cosmiatria pela Universidade Mont Sinai. É sócia do Grupo Sabia, clínica familiar reconhecida pelos tratamentos estéticos e dermatológicos focados em beleza natural e rejuvenescimento, além da utilização de tecnologias de ponta.

*Colaboração de Carolina Montuori

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

5 dicas para manter a qualidade de vida após a aposentadoria

(Imagem ilustrativa/Freepik)

BCG: Vacina centenária ainda é essencial para combater a tuberculose