em

Rotina de cuidados com a casa pode impedir a multiplicação de ácaros

Esses organismos microscópicos são encontrados em abundância nas residências, e são os grandes causadores de crises alérgicas do sistema respiratório e também da pele

Cuidar da limpeza da casa sempre foi uma tarefa muito importante. Com as pessoas passando mais tempo em suas residências, por conta do modelo de trabalho remoto, popularizado durante a pandemia de Covid-19, é normal acumular mais sujeira e produzir mais lixo. Esse tipo de desorganização pode desencadear incômodos e alguns sintomas de alergias em pessoas mais sensíveis ou com histórico de doenças respiratórias, sobretudo com a proliferação de ácaros. Confira algumas medidas para cuidar da casa e exterminar esses microrganismos que são prejudiciais à nossa saúde.

Com a adoção do home office por trabalhadores de todo o país, as rotinas diárias tornaram-se mais confusas, o que dificulta a separação da jornada de trabalho do tempo a ser dedicado à organização da casa. Por isso, é importante manter o costume de limpar e arrumar periodicamente cada um dos cômodos, para impedir a formação de colônias de ácaros.

Esses organismos, que são em sua maioria invisíveis a olho nu, podem ser encontrados aos montes em diversos lugares da casa, principalmente nos colchões, travesseiros, sofás, almofadas, cortinas, tapetes, carpetes e bichos de pelúcia. Eles alimentam-se de restos de células mortas, sejam elas humanas ou de animais, e preferem lugares úmidos e com acúmulo de poeira. 

Para evitar a infestação e multiplicação desses parasitas, é importante manter uma rotina de cuidado com a casa. A utilização de vassoura e espanador deve ser evitada, pois eles espalham a poeira e a sujeira, não solucionando o problema. Para uma higienização mais eficaz, é preferível lavar o chão com água ou limpar com panos molhados e aspirador de pó. Durante essa manutenção, utilizar uma máscara pode ser necessário para não desencadear crises.

Os sofás, almofadas e estofados devem ser de tecido impermeável, para um fácil cuidado, ou removíveis, para serem lavados. O acúmulo de pó e sujeira pode ser limpo com aspirador de pó, e para uma higienização mais profunda, pode ser feita uma solução de meio copo de álcool, meio copo de vinagre e algumas gotas de óleo essencial à sua escolha. Após a mistura estar homogênea, ela pode ser aplicada com o auxílio de um borrifador nos itens mencionados e também em colchões, poltronas, bichos de pelúcias e cortinas.

Outras medidas importantes são utilizar capas protetoras antiácaros, antifungos ou antialérgicas e impermeáveis para colchões, travesseiros e almofadas, que podem ser encontradas à venda com facilidade. Além disso, é imprescindível trocar as roupas de cama regularmente, pelo menos duas vezes na semana nos períodos mais quentes, ou uma vez na semana nos meses mais frios.

Manter a casa com as janelas e portas abertas durante o dia também ajuda a conter o avanço dessas pragas. Os ácaros odeiam a luz solar, e o ambiente bem arejado permite a melhor circulação de ar, ajudando a evitar o acúmulo de poeira. Assim, é possível evitar problemas de saúde como alergias respiratórias ou sintomas de rinite que podem se manifestar, como coriza, congestão nasal, espirros, tosses, olhos lacrimejando e também doenças e infecções da pele, que podem ser observadas através de coceira e erupções.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile