em

Saiba quais são os benefícios do banho quente

Melhora da circulação sanguínea e de dores musculares entram nessa lista

(Imagem ilustrativa/Divulgação)
(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Tem gente que não abre mão de um banho bem quentinho. E não é pra menos, já que esse momento de limpeza do corpo acaba sendo muito mais prazeroso com uma temperatura mais elevada.

Uma água mais quente é super bem-vinda na hora do banho, principalmente, em dias mais frios, como os que estão por vir, com a chegada do outono, e ao final de um dia estressante. O motivo é a sensação de relaxamento que esse tipo de banho oferece.

Claro que isso não significa que você possa ficar horas debaixo do chuveiro, até porque tal atitude acaba sendo prejudicial tanto ao seu próprio corpo, quanto ao meio ambiente. Mas sim, o banho quente tem seus próprios benefícios.

Banho quente: cuidados básicos

Antes de falar dos benefícios dos banhos quentes, é preciso ter alguns cuidados, principalmente, no que diz respeito ao tempo e a temperatura. Observe o quão quente está a água, já que, a depender da temperatura, você pode acabar saindo queimado do banho. Isso vale, especialmente, para chuveiros de duas torneiras, quente e frio, em que a temperatura pode ser mais facilmente regulada.

Além disso, um banho quente muito longo acaba prejudicando sua pele, pois vai remover o excesso de oleosidade natural, acabando por deixá-la com aspecto ressecada. Essas precauções são importantes para que você consiga aproveitar o melhor do banho quente, sem maiores prejuízos.

Benefícios

Depois de ficar por dentro dos cuidados básicos, nada melhor que conhecer, de fato, os benefícios de um bom banho quentinho, que vão desde o relaxamento corporal até o alívio de dores, como cólica menstrual.

Relaxamento e melhora da circulação

É o benefício mais conhecido desse tipo de banho e que não precisa de nenhuma comprovação científica para fazer todo o sentido. Mas a verdade é que esse processo de relaxamento tem a ver com a melhora da circulação sanguínea, já que o vapor quente ajuda na vasodilatação.

Tanto é que ele é indicado após a prática de atividades físicas, de modo a ajudar no relaxamento dos músculos, bem como para quem está sentindo algum tipo de dor muscular.

Estímulo ao corpo

O banho quente também é indicado para quem acorda e já vai se exercitar. Ao se levantar, a nossa musculatura tende a estar mais enrijecida, o que é facilmente resolvido com o aquecimento do corpo.

Nesse sentido, o banho quente é ideal porque vai deixar seu corpo mais disposto e preparado para praticar suas atividades físicas, sejam elas de baixo, médio ou alto impacto.

Redução das cólicas

Uma das maiores queixas femininas, sobretudo, durante o período menstrual, é a cólica. Porém, até nisso um banho quente pode ajudar, já que promove um relaxamento da musculatura pélvica. Para isso, deixe a água cair sobre a barriga por um tempinho. Se achar melhor, use uma bolsa térmica aquecida.

Alívio de dores musculares

Para quem detesta tomar relaxante muscular para se livrar das dores, o banho aquecido aparece como uma excelente solução. Como já foi dito, a água quente age de forma a relaxar a musculatura, fornecendo uma sensação de bem-estar e alívio das dores. No caso de dores localizadas, no pescoço ou costas, por exemplo, a dica é a mesma: deixar a parte dolorida debaixo da água quente por algum tempo.

Redução de problemas do sono

Quem sofre de insônia, por exemplo, pode muito bem se beneficiar com um belo banho quente antes de ir dormir. O relaxamento promovido pela água aquecida fará com que seu corpo relaxe e entenda, com mais facilidade, que é hora de descansar.

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Saiba quais são as raças mais indicadas para espaços pequenos

(Foto: Divulgação)

Plano de estudo chega a estudantes em Santa Maria da Vitória pela internet e por chamadas telefônicas convencionais