em de

Comeu muito doce nas festas? Saiba como prevenir a dor de dente

Ilustração. Foto: Pixabay / MF Press Global
Ilustração. Foto: Pixabay / MF Press Global

E chegaram as festas juninas, época de comidas típicas deliciosas, doces e bebidas açucaradas, como cocada, pé de moleque, quentão, pamonha, e tantas outras opções que deixam qualquer um com água na boca. Então você vai ansioso por degustar as iguarias doces, mas ao morder o primeiro pedaço vem a dor e a sensibilidade. O que fazer?

O especialista Dr. Eduardo Nakanishi revela como esse tipo de problema, que pode ter múltiplas causas, é capaz de arruinar momentos deliciosos como esse: “A sensibilidade dentária pode ter várias causas, mas em geral acontece quando a dentina – tecido coberto pelo esmalte do dente – fica exposta, seja por diminuição da gengiva, fratura ou queda de restaurações já existentes, causando esse desconforto. Em casos mais severos, o tratamento de canal pode acabar sendo a única solução, dependendo do problema dentário do paciente, se a questão for relativa a uma inflamação dentro da polpa do dente, pressionando vasos sanguíneos”.

Em geral, esse tipo de dor surge após a ingestão de alimentos doces e ácidos, mas também pode se manifestar com a ingestão de alimentos muito quentes ou muito gelados. O Dr. Nakanishi conta que o primeiro passo ao sentir algum tipo de dor ou sensibilidade com a ingestão de doces ou qualquer outro tipo de alimento é procurar um especialista: “Como em geral as pessoas só procuram ajuda depois que sentem a dor, é preciso avaliar o tamanho do problema. Se a pessoa só sentir as pontadas quando tiver contato com bebidas e alimentos, e elas não forem muito fortes e passarem rapidamente, bochechos com soluções mais concentradas de flúor e o uso de cremes dentais especiais para esses casos, podem controlar, mas se o caso for mais grave, outras medidas podem ser tomadas”, indica.

Caso a sensibilidade seja severa, o especialista recomenda alternativas: A aplicação de vernizes de flúor ou a restauração das áreas sensibilizadas são indicadas para casos mais graves e que podem exigir um tratamento mais longo, que deve ser feito o quanto antes para evitar que a estrutura dental fique mais comprometida. Mas somente o cirurgião-dentista é quem pode fazer o diagnóstico correto e optar pelo melhor tratamento”, alerta.

Como prevenir sentir dor de dente ao comer doces?
O Dr. Eduardo Nakanishi revela os três passos fundamentais para evitar dores e sensibilidades dentárias:

1 – Mantenha uma boa higiene bucal

Procure retirar a placa bacteriana, garantindo que todas as superfícies dos dentes ficaram limpas. “Use corretamente a escova e o fio dental, além de cremes dentais e enxaguatórios indicados para dentes sensíveis”, reforça.

2 – Não faça movimentos bruscos

Para a escovação, use uma escova de cerdas macias e não faça muita força durante a escovação. Isso pode danificar o esmalte dos dentes e aumentar a sensibilidade.

3- Cuidado com alimentos ácidos

Controle o que você come e bebe. Evite escovar os dentes logo depois de consumir alimentos ácidos. Neste caso, a escovação ajuda a esfregar o ácido ainda mais no dente, causando desgaste. O ideal é esperar uns 30 minutinhos depois de comer.

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: LC3JQAWPE3XK74E e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite


*Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Antes de comentar, leia os Termos e Condições de Uso.

Deixe sua opinião

PUBLICIDADE

Loading...
Aline Riscado. Foto: DLK Modas

DLK Modas é destaque do e-commerce brasileiro e se torna case de sucesso

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Operação da Lava Jato prende doleiro no Rio