em

Cine Concerto de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel chega a Belo Horizonte

Espetáculo reunirá 250 músicos da Orquestra Sinfônica Vila Lobos que tocarão ao vivo a obra-prima ganhadora do Oscar do compositor Howard Shore

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Os fãs mineiros da saga Senhor dos Anéis vão ter motivos em dobro para comemorar em novembro, além do lançamento da season finale de Anéis do Poder em outubro, série que adapta as obras de J. R.R. Tolkien durante a segunda era da Terra-Média, eles vão ter a oportunidade única de assistir ao cine-concerto The Lord of The Rings In Concert: The Fellowship of The Ring (O Senhor dos Anéis In Concert: A Sociedade do Anel).  

O espetáculo, com shows nos dias 19 de novembro às 19:30 e 20 de novembro às 18:00, serão em Belo Horizonte. Nas apresentações, sob orientação do premiado Maestro brasileiro Adriano Machado, 250 músicos da Orquestra Sinfônica Villa Lobos interpretaram ao vivo a trilha sonora, ganhadora do Oscar, do compositor Howard Shore, enquanto o filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel de Peter Jackson é exibido em tela gigante de alta definição. A música ao vivo carrega seu próprio peso narrativo, criando uma atmosfera emocionante e dramática dando a jornada de Frodo Bolseiro e a Sociedade do Anel uma riqueza de detalhes impressionante, trazendo a riquíssima literatura imaginativa de J.R.R Tolkien a vida de uma forma nunca vista. 

A música de Shore expressa o filme de Peter Jackson de uma maneira única com um imenso e rico trabalho sinfônico, desenvolvido de uma maneira singular, juntando vários séculos de tendências e estilos que fornecem a cada uma das histórias de Tolkien uma impressão musical única. A trilha sonora deste filme deu ao compositor três Oscars, três Globos de Ouro e quatro Grammys. 

Em 2009, mais de 10 mil pessoas se aglomeraram no Radio City Music Hall em Nova York para a premiére de The Lord of the Rings in Concert: The Fellowship of The Ring e em 2019. Depois disso o espetáculo rodou o mundo e  em 2019 fez uma estreia muito bem sucedida no Brasil, se apresentando em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Agora em 2022 é a vez de Belo Horizonte receber esse mergulho no universo de  J. R.R. Tolkien.

“Traremos toda a qualidade do ‘In Concert’ original pela primeira vez ao país, pois temos todo o suporte da Cami Music, empresa norte americana que criou o espetáculo e o está disponibilizando pela primeira vez para a América Latina. Vai ser uma experiência imperdível, pode acreditar” diz Leo Rea Lé, produtor executivo do espetáculo. 

O responsável por trazer a fidelidade da trilha sonora da obra cinematográfica para o Brasil é o Maestro Adriano Machado, considerado um dos mais preparados músicos do país, e que está fazendo a pré-produção do espetáculo em conjunto com a importante Orquestra Sinfônica Villa Lobos, que por mais de 17 anos acumulou experiência em trazer modernidade pop ao mundo da música clássica e elegância clássica ao mundo pop. 

O Cine Concerto “O Senhor dos Anéis – A sociedade do Anel As Duas Torres” Belo Horizonte  é apresentado pelo Ministério do Turismo por meio da Lei de Incentivo à Cultura com o apoio da Usiminas.

Os ingressos podem ser adquiridos exclusivamente no site ou app da Fever, criadores de Candlelight, é a plataforma líder na descoberta de entretenimento ao vivo, a partir de R$150 por pessoa.

SERVIÇO: 

The Lord of The Rings: The Fellowship of The Ring In Concert (O Senhor dos Anéis: In Concert: A Sociedade do Anel)

Data: 19 de novembro às 19:30 e 20 de novembro às 18:00

Local: Expominas – Belo Horizonte

Endereço: Expominas – Belo Horizonte

Ingressos: a partir de R$150 na app ou site da Fever

Duração: 2 atos de aproximadamente 1h40 min cada. 

faixa etária recomendada: 12 anos 

Fotos disponíveis aqui

SOBRE O FILME 

Lançado em 1 de janeiro de 2002, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel foi o primeiro filme da ousada trilogia de fantasia de Peter Jackson baseada nas obras de J.R.R. Tolkien. Um poderoso anel há muito perdido é encontrado, e através de uma repentina mudança do destino, ele cai nas mãos de um pequeno Hobbit chamado Frodo Bolseiro. Quando Gandalf, o Cinzento descobre que este é de fato o poderoso Um Anel que pode jogar o mundo nas trevas, Frodo embarca em uma jornada épica até a Montanha da Perdição para destruí-lo. No entanto, ele não está sozinho. Além de Gandalf, o elfo Legolas, o anão Gimli, Aragorn, Boromir e três amigos Merry, Pippin e Samwise Gamgee formam a Sociedade do Anel para ajudá-lo. 

Considerado um dos mais ambiciosos projetos da história do cinema, levou mais de 8 anos para O Senhor dos Anéis chegar oficialmente aos cinemas. O resultado foi um sucesso estrondoso. A trilogia completa ganhou um total de 17 Oscars, incluindo a de melhor trilha sonora para Howard Shore. Os três filmes estão entre as produções de maior bilheteria da história do cinema mundial. 

SOBRE O LIVRO 

“Um Anel para a todos governar, um Anel para encontrá-los, 

Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los” 

Por décadas, as palavras acima incendiaram a imaginação de mais de 100 milhões de leitores ao redor do mundo. Elas foram lidas pela primeira vez em 1954, quando A Sociedade do Anel, primeiro livro da trilogia de J.R.R Tolkien, O Senhor dos Anéis, foi publicada. Eleito como o “Livro do Século”, a obra de Tolkien teve um efeito profundo em gerações de leitores, definindo o arquétipo da luta entre o bem e o mal. Ele tornou-se referência do épico moderno por criar um universo inteiramente novo e vivo. Introduziu um herói inesquecível no papel do Hobbit, Frodo Bolseiro, envolvido em uma guerra de proporções míticas na Terra-média, um mundo cheio de magia e folclore. Acima de tudo isso, o livro celebrava o poder da amizade leal e da coragem, um poder que pode conter até as mais devastadoras forças das trevas. 

SOBRE HOWARD SHORE 

Howard Shore é considerado um dos mais respeitados e ativos compositores e condutores. Seu trabalho com Peter Jackson na trilogia O Senhor dos Anéis é sua maior conquista até o momento. A obra lhe rendeu três Oscars, três Golden Globes e quatro Grammys. Shore foi um dos criadores originais do Saturday Night Live servindo como diretor musical de 1975 até 1980. Ao mesmo tempo, ele começou a colaborar com o diretor David Cronenberg e fez a trilha de 12 de seus filmes. Incluindo A Mosca (The Fly, 1986), Gêmeos Mórbida Semelhança (Dead Ringers, 1988), Crash Estranhos Prazeres (Crash, 1996), Mistérios e Paixões (Naked Lunch, 1991) e Senhores do Crime (Eastern Promises, 2007) do qual foi honrado com o Genie Award, prêmio do cinema canadense. Shore continuou a se destacar em uma gama enorme de diferentes projetos, dos filmes de Martin Scorsese, Os Infiltrados (The Departed, 2006), O Aviador (The Aviator, 2004) e Gangues de Nova York (Gangs of New York, 2001); para Ed Wood (Ed Wood, 1994), O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991), Philadelphia (Philadelphia, 1993) e Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire, 1993). 

Sua música foi interpretada em concertos pelo mundo. Em 2003, Shore conduziu a Orquestra Sinfônica e o coro da Nova Zelândia na premiére mundial da The Lord of the Rings Symphony em Wellington. Desde então o trabalho já teve mais de 140 performances pelas mais renomadas orquestras do mundo. Em 2008 a opera The Fly (baseado no filme A Mosca) de Howard Shore teve sua premiére no Théâtre du Châtelet em Paris e no L.A. Opera em Los Angeles. Outros trabalhos recentes do músico incluem a Fanfare for the Wanamaker Organ na Filadélfia e um piano concerto para o músico Lang Lang. Em 2012, ele retornou para a Terra-média nos cinemas produzindo a trilha sonora da trilogia O Hobbit (The Hobbit) de Peter Jackson, baseado em outra obra do autor J.R.R. Tolkien. 

Shore recebeu os prêmios Career Achievement for Music Composition Award pela National Board of Review of Motion Pictures and New York Chapter’s Recording Academy Honors, ASCAP’s Henry Mancini Award e Frederick Loewe Award. Ele tem um doutorado honorário na Berklee College of Music e na Universidade de York. Além disso ele é um oficial da Ordem Francesa das Artes e Letras. 

SOBRE O MAESTRO ADRIANO MACHADO 

Maestro, professor de violino, violão, especialista em cordas, do clássico ao popular, com mais de 20 anos de experiência acompanhando artistas renomados, Adriano Machado vem realizando um trabalho vencedor produzindo artistas e suas carreiras. Desde o início no ano 2000, sob a regência do Maestro Adriano Machado a Orquestra Sinfônica Villa Lobos traz modernidade pop ao mundo da música clássica e elegância clássica ao mundo pop. 

SOBRE A FEVER

A Fever, criadores de Candlelight, é a plataforma líder na descoberta de entretenimento ao vivo, ajudando milhões de pessoas todas as semanas a descobrir as melhores experiências nas suas cidades, com a missão de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento na vida real. Através da sua plataforma, a Fever inspira os utilizadores a desfrutar de experiências e eventos locais únicos, desde exposições imersivas, a experiências de teatro, festivais, ou cocktails moleculares pop-ups. Simultaneamente, a empresa capacita os promotores de eventos com dados e tecnologia para criar e expandir experiências em todo o mundo.

Comunicado de Imprensa*

*Este conteúdo é de inteira responsabilidade da assessoria de imprensa

(Imagem ilustrativa/Freepik)

6 pilares para criar um bom currículo na visão dos recrutadores

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Tecnologia e Marketing: Por que integrar as duas áreas