em

Busca pelo corpo ideal gera sofrimento, alerta especialista

A psicóloga Caroline Severo, explica como culto à imagem afeta a saúde mental

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Influenciadores digitais que abusam dos filtros e retoques nas redes sociais podem ser multados na Noruega. A decisão inédita do parlamento norueguês aprovou uma lei que obriga os profissionais a informarem seguidores sobre fotos alteradas digitalmente. A iniciativa, que recebeu o apoio de influenciadores, busca combater a pressão pelo corpo perfeito entre os mais jovens. De acordo com a psicóloga e psicanalista Caroline Severo, Coordenadora da Residência Terapêutica da Holiste Psiquiatria, a cultura da juventude e do corpo ideal sempre acaba gerando sofrimento porque o resultado esperado é impossível, alerta.

“As redes sociais influenciam a relação do indivíduo com sua autoimagem. Ser e estar no mundo virtual pode alterar a lógica do reconhecimento e, por vezes, provocar sofrimento já que é visão distorcida que atravessa as relações e exigências com o corpo. A relação da cultura da juventude e do corpo ideal, muitas vezes está pautada em refazer a própria imagem, e não em cuidados ou na reconexão com a autoimagem. Essa busca idealizada gera sofrimento porque é sempre da ordem do impossível”, detalha a especialista.

Contudo, a profissional reforça as redes sociais e os procedimentos para melhorar a imagem não são negativos. Com o aumento da expectativa de vida há, naturalmente, a busca por tratamentos que possam atenuar as marcas do tempo para ajudar as pessoas a lidarem melhor com o envelhecimento. O problema está no excesso, na negação do envelhecimento e dos dados do corpo. “O psicólogo é necessário quando os procedimentos estéticos vão além da reconexão com o corpo, se tornando uma negação do que se vive em nome de uma idealização”.

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Dúvidas sobre Saúde Mental e Autoestima

De acordo com a Comscore, o Brasil é o país que mais está conectado nas redes sociais em toda a América Latina. Cerca de 88% da população acessa o Facebook, Twitter, Instagram, entre outros. Por isso, o tema “Saúde Mental na Era do Culto à Imagem” gera cada vez mais dúvidas e questionamentos. Para iniciar um debate sobre o assunto, a Holiste Psiquiatria receberá a psicóloga Caroline Severo e a dermatologista Daniela Menezes para um bate-papo sobre Saúde Mental e Autoimagem.

O evento virtual e gratuito será transmitido ao vivo no Instagram da Holiste Psiquiatria (@holistepsiquiatria) nesta quarta-feira (14) às 19h30. As especialistas vão abordar as principais consequências e tratamentos possíveis, além de ouvir o público e orientar sobre o tema. Para mais informações acesse:  https://holiste.com.br/

SERVIÇO
O que: Live da Holiste
Tema: Saúde Mental e Autoimagem
Quando: 14 de julho (quarta-feira), às 19h30
Onde: Instagram (@holistepsiquiatria)

Sobre a Holiste   

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba. 

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.

Comunicado de Imprensa*

*Este conteúdo é de inteira responsabilidade da assessoria de imprensa

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

5 passeios grátis para fazer em São Paulo

(Foto: Divulgação)

A relação entre o consumo de açúcares e o rendimento esportivo