em

2º Edital de Jornalismo de Educação está com inscrições abertas

Iniciativa da Jeduca e do Itaú Social prioriza, nesta edição, pautas e TCCs que abordem temas relacionados às desigualdades educacionais

(Imagem ilustrativa/Freepik)

É jornalista ou estudante de jornalismo e tem interesse na área de educação? Tem uma ideia de grande reportagem? Está pensando ou já fez seu TCC sobre educação? Então você é um candidato a participar do 2º Edital de Jornalismo de Educação, que oferece bolsas de R﹩ 8 mil para jornalistas para a produção de pautas e premia TCCs sobre a área. As inscrições estão abertas: jeduca.org.br/edital!

O Edital é uma iniciativa da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e do Itaú Social e tem como objetivo fomentar a produção de material jornalístico de qualidade sobre temas relevantes da educação pública brasileira. Saiba mais neste vídeo.

Nesta segunda edição, as pautas e trabalhos que abordem questões relacionadas às desigualdades educacionais serão priorizados (outros temas, porém, não estão descartados).

Já na categoria estudante de jornalismo, também serão aceitos trabalhos de conclusão de curso em formato monografia – formato não aceito na edição anterior e que atende a uma demanda de estudantes que tiveram interesse em se inscrever em 2019. O Edital conta com duas categorias: Jornalista e Estudante. Em sua primeira edição, a iniciativa recebeu 56 inscrições na Categoria Jornalista ( saiba mais aqui ) e 215 trabalhos na Categoria Estudante ( saiba mais aqui) .

“Neste momento tão atípico que estamos vivendo devido à pandemia, as desigualdades brasileiras, especialmente as educacionais, já tão grandes, ficaram ainda mais evidentes”, comenta Fábio Takahashi, presidente da Jeduca. “Priorizar as pautas e trabalhos relacionados a essas questões é uma forma de estimular e apoiar o olhar mais atento para esses problemas”.

“A primeira edição foi marcada pela diversidade de temas, com jornalistas e estudantes de jornalismo compartilhando os seus olhares sobre a educação pública brasileira, sobre os seus desafios e suas conquistas”, lembra Alan Correia, coordenador de comunicação do Itaú Social. “O jornalismo tem papel fundamental no debate para uma educação pública de qualidade”, destaca.

Para a Categoria Jornalista, são oferecidas 8 (oito) bolsas de R﹩ 8 mil cada para a produção de uma reportagem ou de uma série de reportagens.

O recurso pode ser usado de formas diversas, de acordo com o que a pauta exige, como: garantir que o profissional consiga se dedicar exclusivamente à reportagem ou a contratação de mais profissionais, como designers, fotógrafos ou programadores de dados.

Os jornalistas podem indicar possíveis despesas adicionais para a realização da pauta, como para viagens (caso haja segurança epidemiológica), de até mais R﹩ 2 mil.

Podem se inscrever profissionais que já exerçam a profissão há pelo menos dois anos, apresentando uma proposta de pauta com roteiro de apuração, carta de aprovação do editor do veículo escolhido – seja um que o jornalista tenha vínculo ou não -, com o interesse pela publicação do material final.

A reportagem produzida poderá ser publicada em veículos impressos, portais, sites, emissoras de rádio ou TV, mas não serão aceitas indicações de blogs ou publicações pessoais. As inscrições para essa categoria podem ser feitas até dia 25 de outubro.

Na Categoria Estudante serão premiados três TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) de jornalismo de educação, com prêmios de R﹩ 1.000 a R﹩ 3.000. Podem se inscrever formandos em 2020 e aqueles cujos trabalhos foram concluídos em 2018 e 2019. Serão aceitos TCCs em diferentes formatos, como livro-reportagem, especial multimídia, programa de rádio, documentário e monografia. Os TCCs necessariamente têm que ter como foco temas relevantes da educação pública brasileira. As inscrições para essa categoria podem ser feitas até dia 31 de janeiro de 2021.

Originalidade, qualidade e relevância social serão os pilares para a avaliação da Comissão Julgadora e Editorial da iniciativa, formada pelos jornalistas Denise Chiarato – coordenadora do grupo -, Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier. No caso da Categoria Jornalista, será considerada também a importância do recurso oferecido para que a pauta seja executada.

Anote na agenda: dia 2/9 (quarta-feira), às 10h, a Jeduca vai promover em seus canais Youtube Facebook um bate-papo, conduzido por Fábio Takahashi e Denise Chiarato, com alguns dos jornalistas que participaram da primeira edição do Edital para saber como foi essa experiência, falar sobre os bastidores dessas pautas e contar um pouco mais sobre a 2ª edição. Acompanhe, mande suas dúvidas!

Jeduca (http://www.jeduca.org.br)

A Jeduca é uma associação criada, em 2016, por jornalistas que cobrem educação para apoiar outros profissionais do jornalismo que trabalham com o tema, de forma rotineira ou esporádica. Sua missão é qualificar e ampliar a cobertura da educação no país, por meio da produção de materiais como guias, reportagens e webinários; disponibilização de uma editora pública para ajudar repórteres do país todo em suas apurações; e a gestão de uma rede de cerca de 1.300 associados para troca de ideias e de informações sobre o tema.

Itaú Social (http://www.itausocial.org.br)

O Itaú Social é uma fundação empresarial que, há 25 anos, trabalha pela melhoria da educação pública no Brasil. A atuação se dá em dois pilares: formação dos profissionais da educação e fortalecimento da sociedade civil. Atua como polo de desenvolvimento educacional, ou seja, como articulador, agregador e potencializador de ações em prol da educação. Como os desafios são muitos, os esforços precisam ser diversos e em rede. Por isso, o Itaú Social trabalha com uma ampla rede de parceiros.

Comunicado de Imprensa*

*Este conteúdo é de inteira responsabilidade da assessoria de imprensa

(Foto: Divulgação)

Assessoria comunica morte de Parrerito do Trio Parada Dura

(Foto: Romildo Jesus)

Governo libera transporte coletivo intermunicipal em 303 municípios baianos